Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Adquiri uma caldeira a pallets para o meu aquecimento central. É uma caldeira que dá para colocar dentro de casa numa sala, por exemplo, mas como não dava jeito coloquei-a num canto da garagem. Nesta garagem, que é pequena, coloco o meu carro, e digamos que o carro fica a uma distancia de pouco menos de 1 metro duma das laterais da caldeira . A garagem é bem ventilada, já que pelo portão de entrada e pela porta pequena das traseiras há sempre entrada de algum ar, pois não têm isolamento suficiente. Neste momento tenho umas duvidas, que se alguém pudesse ajudar a esclarecer, agradecia:
    1 - Tenho receio de ter o carro dentro da garagem com a caldeira ligada. Acham que há perigo?
    2 - O carro é a gasolina e tenho receio de ao ligar o carro, os gases de combustão que sem do escape entrem na admissão de ar da caldeira. Há perigo?
    3 - Por ter este receio da admissão de ar da caldeira estar a puxar ar do escape do carro, liguei o tubo de admissão de ar da caldeira direto ao exterior. Continua a haver perigo ter o carro dentro da garagem?
    4 - Desde que liguei o tubo de admissão de ar da caldeira directo ao exterior tenho a sensação que a caldeira leva mais tempo a aquecer e que consome bastante mais pellets. Isto faz sentido?
    5 - O ideal era retirar a admissão de ar da caldeira do exterior e assim admitir ar de dentro da garagem. Haverá perigo por causa do carro estar ali perto?

    Todas as opiniões são bem vindas, mesmo, mas dava jeito ter um parecer de algum especialista e/ou de alguem que esteja em situação semelhante à minha e que possa falar com conhecimento de causa.

    Obrigado desde já.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    A lateral da caldeira não aquece significativamente. Tenho uma com móveis a um palmo e não se passa nada.

    Os gases que saem do escape são de combustível que ardeu, portanto não volta a arder. Mas se tens admissão de ar exterior, melhor.

    Pode de facto dar ideia de que a caldeira consome mais uma vez que agora entra ar frio da rua e não ar da garagem que a própria caldeira aqueceu. Mas assim também não estás a roubar ar quente do interior da habitação para a queima...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Philman
  3.  # 3

    Esteve cá o técnico da caldeira hoje para a programar e fiz essas perguntas e ele diz que não há problema em ter o carro na garagem.
    Diz que nem precisa de admissão de ar exterior porque a garagem não tem muito isolamento e entra ar suficiente e que não há problema por causa do carro.
    E tal como eu notei, ele confirmou que ao fazer admissão de ar exterior a caldeira demora mais a aquecer porque está a puxar ar frio do exterior e que isso pode muito bem influenciar o consumo de pellets.
    Conclusão: retirei a admissão de ar exterior e já noto que ela aquece mais rápido e vou meter o carro na garagem já que tanto o técnico como o membro Clioll dizem que não dá problemas. Se eu notar alguma anomalia por ter o carro lá dentro, venho cá informar.
    Entretanto, tenho sempre a possibilidade de voltar a ligar a admissão de ar exterior, caso se verifique necessário.

    Obrigado.
 
0.0058 seg. NEW