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    • RCF
    • 6 dezembro 2017

     # 21

    Colocado por: ikSe no prédio estacionar o carro no lugar do vizinho o carro não passa a ser dele, aqui é o mesmo!

    O caso de retirarem automaticamente o dinheiro em caso de dividas, passa-se o mesmo, podia até o levantar e gastar todo no mesmo dia

    há vários casos destes na internet de condenações devido a lapsos, geralmente de bancos, pode até dar prisão, mas estamos a falar de valores bem altos

    Art.º 209.º Código Penal
    Apropriação ilegítima em caso de acessão ou de coisa ou animal achados
    1 - Quem se apropriar ilegitimamente de coisa ou animal alheios que tenham entrado na sua posse ou detenção por efeito de força natural, erro, caso fortuito ou por qualquer maneira independente da sua vontade é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
    Concordam com este comentário: marvi
  1.  # 22

    Veja a mensagem privada que lhe mandei.
  2.  # 23

    Colocado por: BelhinhoO que é que não acarreta despesas para um banco? Tem ido ao banco? Eles fazem alguma coisa de graça?

    Respondo com o q autor do tópico disse logo no inicio:

    Colocado por: reginamarPedi para o banco contatar o cliente para o informar do erro, banco diz que vai fazer a comunicação, mas mais nada.


    Não vejo aqui em lado nenhum q o banco cobrou alguma coisa ao user reginamar...
    • marvi
    • 6 dezembro 2017 editado

     # 24

    Colocado por: pauloagsantostotalmente de acordo, mas o outro tb não pediu para o dinheiro lhe cair na conta, ou seja, para todos os efeitos o dinheiro foi dado, por engano, mas foi dado.


    asneira da grossa,posso citar-lhe dois casos concretos.

    o dinheiro não é dele vai ter que o pagar.

    O BPN-Creditus depositou-me 10.000€ na conta por engano.Quando deram pelo engano contactaram o meu banco que não lhes deu a minha morada mas deu-lhe o contacto do meu local de trabalho.Devolvi imediatamente o dinheiro,pois não era meu.Mas não sem antes assinar uma carta a dizer que não tinha nada a ver com aquele dinheiro por causa de possiveis lavagens de dinheiro encapotadas.

    2 caso,um familiar meu abotoou-se com 50.000€ que lhe cairam na conta e teve que os pagar,demoraram 1 ano para saber onde é que tinham ido parar aqueles 50.000 mas descobriram e obrigaram-no a pagar...perdoaram-lhe os juros de um ano.
  3.  # 25

    Colocado por: marvimas descobriram e obrigaram-no a pagar

    Quem descobriu? Quem obrigou a pagar? O tribunal, certo?
  4.  # 26

    Colocado por: nunos7Quem descobriu? Quem obrigou a pagar? O tribunal, certo?


    correto
  5.  # 27

    Colocado por: reginamarsó o cliente é que pode devolver o dinheiro, e se quiser!!!

    se não quiser meta-o em tribunal
  6.  # 28

    Colocado por: marvise não quiser meta-o em tribunal


    Eu sou da mesma opinião, mas o problema é que na nossa linda terrinha uma ação no tribunal custa uma "pipa de massa"...
  7.  # 29

    Colocado por: nunos7Eu sou da mesma opinião, mas o problema é que na nossa linda terrinha uma ação no tribunal custa uma "pipa de massa".


    pois.Mas os bancos não se metem nisso,enganou-se na transferencia agora desenrasque-se
  8.  # 30

    Colocado por: BelhinhoOs bancos não anulam a transferência (e ainda bem!)


    pois não,mas aqui há uns bons anos os clientes podiam anular uma transferencia desde que na conta estivesse lá esse montante,durante um mês podiam anulá-la.
    Claro que houve logo xicos espertos que se aproveitaram e aos milhões.

    compravam automoveis nos leilões pagavam por tranferencia recebiam o mdelo 2 (declaração de venda e extinsão de reserva de propriedade,) vendiam os carros mais baratos e piravam-se para o Brasil.Fácil.
  9.  # 31

    A mim já me aconteceu com o carregamento do telemóvel. Troquei um digito e, a massa foi parar a outro lado. Fui à Vodafone. e com o talão comprovativo do pagamento, foi de imediato o dinheiro para o meu telefone.
    Por essas e por outras sempre que faço uma transferência bancária só confirmo o pagamento se, o titular da conta estiver conforme a informação que me foi prestada pelo beneficiário..
  10.  # 32

    No caso das operadoras é diferente. Há um pagamento, há um destino, há um titular. facilmente se identifica um erro.
  11.  # 33

    Colocado por: reginamarComprei um brinquedo no olx mas ao fazer a transferência enganei-me num número. 3 dias depois dei pelo erro contatei o banco mas este diz que não a pode anular, só o cliente é que pode devolver o dinheiro, e se quiser!!!(1)

    Pedi para o banco contatar o cliente para o informar do erro, banco diz que vai fazer a comunicação, mas mais nada. Pedi o contato desse cliente, mas não me dão o nome, nem a morada, nem o telefone...(2)

    Já alguém passou por uma situação destas? Como a resolveram?(3)

    Obrigado.


    (1) Minha estimada, a instituição bancária tem-se estranha à movimentação de capitais, isto é, não tem que autorizar ou cancelar, aceitar fazer, recusar a sua feitura e bem assim, reverter a mesma, quando muito, em face da nova legislação em vigor, deve comunicar às competentes instâncias as mesmas, quando feitas acima de determinados valores.

    A instituição bancária, tal como fez com a movimentação, que se teve apenas como um canal interposto entre AA (quem transferiu) e BB (que recebeu a transferência), perante qualquer outra incidência susceptível de causar um qualquer constrangimento - no caso, patrimonial -, aquela apenas pode intermediar, isto é, comunica a BB que AA lhe fez, por lapso, uma transferência monetária (indicando a origem, a data e o montante), sem mais.

    (2) No seguimento do ressalvado supra, após a feitura da comunicação, BB pode efectuar a devolução de forma voluntária ou de forma coerciva, sendo certo que não pode, sem justificação (pagamento de uma compra ou da prestação de um serviço), apropriar-se de dinheiros alheios com fundamento da figura do enriquecimento sem causa (cfr. artº 473º CC). O enriquecimento sem causa constitui, no nosso ordenamento jurídico, é uma fonte autónoma de obrigações e assenta na ideia de que pessoa alguma deve locupletar-se à custa alheia.

    Desta sorte, quando o dinheiro entra na conta da outra pessoa numa transferência feita por engano é preciso que essa pessoa dê o seu consentimento para que o valor seja devolvido. Não se prontificando essa pessoa a efectuar a competente devolução, apenas um tribunal o pode obrigar a efectuar a referida devolução do dinheiro.


    (3) Quem se engana a fazer uma transferência bancária não perde o dinheiro. Mas pode ter que gastar algum dinheiro a reavê-lo. Os bancos ajudam na resolução do problema mas exigem comissões que podem ser avultadas. Dependendo da instituição, a solução tanto pode custar apenas uma dezena de euros como cinco vezes mais. Pode até não compensar solicitar a devolução.

    O processo denomina-se «Pedido de devolução de transferência electrónica inter-bancária». De acordo com o preçário do Novo Banco, este custa 25 euros mais Imposto de Selo, ou seja, 26 euros. Mas é preciso contabilizar ainda a comissão por "tratamento por devoluções de outras instituições de crédito" que é de 7,50 euros (7,80 euros já com imposto). No total, a factura é de 33,80 euros.

    O BPI que por "pedidos de cancelamento, anulação e devolução de transferências nacionais e europeias" apresenta uma comissão de 15,60 euros. Na CGD custa 31,20 euros, já no Santander Totta há várias comissões: o NIB errado custa 26 euros, a anulação outros 26 e o pedido de devolução são outros 26 euros. No BCP há também várias comissões, consoante o estado da transferência, sendo que no limite é possível pagar 78 euros para corrigir um erro ao digitar todos os números seja no Multibanco ou no "homebanking". Ou seja, pode haver situações em que pedir a correcção do erro pode superar o valor desse erro.

    Um "pedido de anulação/cancelamento/devolução de ordem ainda não emitida pelo banco, estando nos serviços centrais" custa 26 euros, mas o valor sobe para 52, o dobro, caso a "transferência seja processada, mas a data-valor ainda não foi alcançada". Se já foi alcançada e o dinheiro já está no outro banco, são 78 euros.
    Concordam com este comentário: reginamar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar, Xtrilho
  12.  # 34

    Colocado por: nunos7
    Respondo com o q autor do tópico disse logo no inicio:



    Não vejo aqui em lado nenhum q o banco cobrou alguma coisa ao user reginamar...


    Leia o post do Happy Hippy, como sempre, está lá tudinho. Para si, principalmente o ponto 3.
    Obrigado.
  13.  # 35

    Colocado por: BelhinhoLeia o post do Happy Hippy, como sempre, está lá tudinho. Para si, principalmente o ponto 3.


    Eu li o post do Happy Hippy... pergunte ao autor do tópico se o banco lhe cobrou alguma coisa...
  14.  # 36

    Boas notícias, o dinheiro já foi devolvido!

    Realmente os bancos só fazem a comunicação direta ao cliente se ele tiver a conta no mesmo banco. Se ele for cliente de outro banco, o banco só comunica ao outra banco e o outro é que comunica ao cliente. E os bancos não divulgam os dados do cliente nem o pode obrigar a devolver, só o tribunal (aí o banco dá ao juiz toda a informação sobre o cliente).

    Quando fui ao banco só falei com o funcionário que estava no atendimento junto à porta e que faz uma espécie de triagem, e realmente ele falou que agora isso tinha custos (antes faziam de borla, até porque era e é muito raro isto acontecer pelas razões que alguns membros já disseram).

    No meu caso, acabei por resolver o problema sem custos graças a uma cunha que meti noutra agência, caso contrário, com o que tinha de pagar de comissão não recebia quase nada... mas quem tem amigos não morre na cadeia, não é?

    Infelizmente é o país que temos, os bancos brincam com o nosso dinheiro, lixam-se com a crise de 2008 e nós é que pagamos as favas, com comissões bem gordinhas por tudo e por nada, depois ou temos amigos bem colocados que nos desenrascam ou levamos nas orelhas como gente grande...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Picareta, Belhinho
  15.  # 37

    Obrigada Reginamar por vir relatar o desfecho desta discussão, e um Bom Natal para si e para os seus.
    Concordam com este comentário: happy hippy, mafgod, lprolog
  16.  # 38

    Colocado por: nunos7Obrigada Reginamar por vir relatar o desfecho desta discussão, e um Bom Natal para si e para os seus.
    Concordam com este comentário:happy hippy


    Meus estimados, sou de acompanhar e ressalvar a mui pertinente observação deste membro!

    Quem a esta plataforma recorre para obter uma ou vários opiniões, tenham-se elas iguais, quase idênticas, quiça análogas ou até dissemelhantes, tenham-se elas mais, ou menos elaboradas, infundadas ou devidamente fundamentadas, para quem, graciosamente as faculta, mas principalmente para quem delas pretende e/ou vai aproveitar no futuro, podia e devia quem iniciou a discussão, sem pretender atribuir razões, partilhar (com a informação tida por bastante), o desfecho do caso aqui no fórum suscitado.

    Todos, incluindo-me, teria-mos muito a ganhar com tal desiderato (como aliás dimana do ponto 1 da participação no fórum)!
    Concordam com este comentário: Picareta, larkhe, zedasilva, Pedro Azevedo78, Belhinho, lprolog, reginamar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
 
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