Iniciar sessão ou registar-se
    • JSG
    • 6 dezembro 2017

# 1

Bom dia,

Surgiu a possibilidade de adquirir um terreno para construção de moradia.

Gostaria de contar com a vossa opinião sobre a orientação solar, tendo em conta que os prédios que se encontram do lado esquerdo têm 4 andares.

Obrigada!
      Local.jpg
  1.  # 2

pela fotoparece ter sol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JSG
    • JSG
    • 6 dezembro 2017

# 3

Pelo que conseguimos perceber, e partindo do princípio que uma moradia ficasse o mais chegada à estrada possível, ficaria uma parte significativa do logradouro virada a sul.
    A construção que aparece na imagem seria para demolir.
    • tiagot
    • 6 dezembro 2017 editado

# 4

É curioso, estive a olhar para esse terreno na semana passada!
    No inverno creio que não perderá muita exposição, já no verão a partir do meio/fim da tarde deve ficar à sombra.
    Acho mais incomodativo a extrema proximidade com o edifício alto a poente.
    Terá que ter um bom projecto para conseguir dar a volta à situação e conseguir alguma privacidade com qualidade.
    Não parece ser impossível conseguir uma boa solução, mas terá que ter alguma abertura para permitir uma configuração mais alternativa, de modo a tirar partido da situação, e não ficar pelo tradicional bolo de noiva no meio do terreno.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  2.  # 5

Fazer uma vivenda com construções acima de 2 andares na vizinhança imediata é algo que para mim seria quase impensável, já que muito privilegio a minha privacidade. Umas árvores altas poderão ajudar, mas não só demoram a crescer como depois no inverno limitam a exposição solar da casa.

Se a privacidade para si não é assim tão determinante, e presumindo que a foto tem o norte em cima, eu diria que encostando a casa ao máximo à estrema norte não deverá ter problemas de falta de sol, perdendo só alguma coisa a nascente, mas também não será por aí, a meu ver.
    Se perde sol a poente no verão isso para mim é um ponto a favor.

Eu faria era a casa orientada para sul, ou seja, sobre o comprido e perpendicularmente à estrada, para poder ter os principais vãos voltados a sul. Se puder encostar à estrema até abdicaria de janelas para norte. Nessa ótica, se fizer a casa em U, com a abertura do U voltada para sul, ganhará logo aí bastante em privacidade. Metendo umas árvores altas na estrema sul, que me parece suficientemente afastada para não lhe afetar a exposiçao solar, mais privacidade ganha (presumo que a a sul isso também seja um prédio alto).
    • tiagot
    • 6 dezembro 2017 editado

# 6

Colocado por: mhpinto

Eu faria era a casa orientada para sul, ou seja, sobre o comprido e perpendicularmente à estrada, para poder ter os principais vãos voltados a sul. Se puder encostar à estrema até abdicaria de janelas para norte. Nessa ótica, se fizer a casa em U, com a abertura do U voltada para sul, ganhará logo aí bastante em privacidade. Metendo umas árvores altas na estrema sul, que me parece suficientemente afastada para não lhe afetar a exposiçao solar, mais privacidade ganha (presumo que a a sul isso também seja um prédio alto).

Acho que vai passar um pouco pela sugestão do mhpinto. Mas tem que ser algo muito cuidado tendo em conta os afastamentos às extremas legalmente exigidos, e a presença da ruína que poderá até vir dar algum jeito (não toque nela por enquanto!!)

Pode dar um projeto interessante, mas não será fácil dar a volta às condicionantes envolventes.

JSG, se precisar de equipa projetista, pode pedir mais algumas informações através do email; [email protected]. Tenho agora 2 moradias em obra a 300m desse terreno.

Cpts
    Concordam com este comentário: mhpinto
    • JSG
    • 6 dezembro 2017

# 7

Ante de mais muito obrigada pelos vossos comentários.

A sul está uma moradia de dois andares.
    • JSG
    • 7 dezembro 2017

# 8

Tiagot agradeço a sua disponibilidade.
    Já vimos quais são as duas moradias que tem em construção. Passamos lá quase todos os dias.
    É um projecto interessante.
    Concordam com este comentário: Ordep79
    • tiagot
    • 7 dezembro 2017 editado

# 9

De nada. Ainda estão em tosco e é difícil perceber como vai ficar. Se quiser posso enviar algumas imagens (simulações 3d) por email.

Cpts.

0.0144 seg. NEW