Iniciar sessão ou registar-se
    • ik
    • 8 dezembro 2017

# 21

Colocado por: cla_pereira

Samsung.

Contas de merceeiro

5 Aparelhos 3500€
    Instalação AC a 150€ cada no mínimo 750€
    Sem contar com bomba de condensados e abertura e fecho de roços

Mas se consegue isso tudo por 3000€ é um muito bom preço
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  1.  # 22

Colocado por: cla_pereiraHoje de manhã veio cá o técnico de ar condicionado com que a loja da HELLO da Ramada trabalha.

Há aqui qualquer coisa que não está a bater nada certo e passo a explicar.

Para o meu exemplo o sr. aconselhou 1 unidade interior para cada divisão da casa, excepto WCs. Portanto, 5 unidades interiores com 1 multisplit no exterior.
    Perguntei-lhe se não seria viável 1 no corredor e outro na sala ao que ele respondeu que poder, podia, o cliente é que mandava...mas estaria longe de ser suficiente.
    Para além disso, a questão do posicionamento das unidades interiores aconselhou-me de imediato por cima das portas de entrada e os tubos iriam atravessar a parede para o corredor para que percorressem todo o corredor e fossem dar à unidade exterior.

Outra situação são os tubos de esgoto. Tendo estes de ter um desnivel para que a condensação escorra, é impossivel passar os tubos pelo tecto falso, porque aí estaria a subir.

Bom, assim, ficou de me dar um orçamento para 5 unidades interiores e 1 exterior multisplit.

A questão principal é:
    Como é possível haver opiniões que defendam 5 unidades interiores e outros que defendam 1 ou eventualmente 2 ?!

Agradecia ajuda de alguém da área ou exemplos de como têm a vossa instalação.

A situação é simples. ninguém coloca um ar condicionado a pensar em ter as portas todas abertas. a solução do multi de 5 é precisamente para trabalhar com as portas todas fechadas. você pode querer climatizar apenas o seu quarto e a sala por exemplo . ai liga apenas o quarto quando for dormir e desliga o da sala. ter apenas um se você fechar a porta do quarto deixa de fazer sentido ter a maquina no corredor a trabalhar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 23

Para mim não faz sentido andar a ligar e desligar ACs consoante esteja na sala, quarto ou cozinha...
    A questão de ter 2 ou 5 não teve a ver com o fechar e abrir portas, mas sim se 2 conseguiam aquecer todas as divisões com as portas abertas, claro. Foi aqui que o técnico disse que 2 não chegavam
  3.  # 24

Duas chegam com as portas abertas. É uma questão de potência ou de sistema. Pode colocar uma máquina de condutas por exemplo. Uma grelha de insuflação em cada divisão e até pode ter apenas uma máquina. Eu ainda sou maçarico no ramo mas fale com o Jorge Alves que é o cr7 dos Acs por aqui
  4.  # 25

Não sou da área mas coloquei AC´S recentemente e tem uma disposição de casa parecida bem como não tem pré instalação.

No seu caso optaria por colocar um multi do lado da varanda com duas maquinas interiores nos quartos(6k) e (9k) na sala. Do lado da varanda marquise colocava uma mono split apenas para o quarto de 6k.
    Não colocava na cozinha pois é uma área em que existe extração de ar e acesso a marquise .

A colocação das maquinas interiores seriam nas paredes do lado das varandas:
    - Vão climatizar a área onde estão e projetar algum fluxo para o hall;
    - Apenas faz um furo( que fica tapado pelo AC) na parede para passar tubagens e alimentação ficando na parede da varanda exterior a calha técnica com as tubagens.

Também acho o valor referido baixo, se quiser partilhar quais as maquinas e trabalhos propostos talvez possamos melhor avaliar.
  5.  # 26

Papacurvas, pode colocar aí uma planta simplificada da casa que disse e onde colocou os ACs, sff?
  6.  # 27

Bem... a disposição da sua casa não é assim tão parecida com a minha ( tenho R/C e 1º andar) mas mantenho as minhas ideias.

A maquina que coloquei na sala está a cumprir aquecendo todo o piso inferior, mantendo eu o acesso a lavandaria e garagem fechados.
    Nos quartos a oeste também o mesmo acontece, aquecendo o hall, sentindo -se a diferença para quando vamos para os quartos a este.

Como a instalação é recente ainda estou em testes de temperaturas e horários de aquecimento, farei um "diário" no tópico dos multi-splits.

P. S Esta disposição teve como constrangimentos o facto de as localizações permitirem fazer apenas um buraco para o exterior, alimentação das maquinas e respetivos esgoto de condensados.
  7.  # 28

papcurvas, no seu r/chão tem 18000 btu e uma área ampla(sala). Aqui é normal aquecer, não há paredes pelo meio.

Quanto ao 1º andar, tal como disse, o quarto à direita na planta está desprovido de AC e a temperatura recente-se. Tem ali a amarelo, do lado direito, 2 caixas a dizer "Por Montar", lá o ar quente/frio não é suficiente ? É para colocar de futuro 2 ACs ?

No meu caso, colocando um AC por cima da porta de entrada, como aconselharam, não estou a ver o ar aquecer corredor e ir para os lados direito e esquerdo, aquecendo tudo. Lá está, no seu caso tem 1 AC por cada quarto e não um AC potente na sala a aquecer todo o piso(considerando ser possivel)

Já agora, agradeço-lhe o trabalho que teve para enviar a planta :)
  8.  # 29

Colocado por: cla_pereirapapcurvas, no seu r/chão tem 18000 btu e uma área ampla(sala). Aqui é normal aquecer, não há paredes pelo meio.

Quanto ao 1º andar, tal como disse, o quarto à direita na planta está desprovido de AC e a temperatura recente-se. Tem ali a amarelo, do lado direito, 2 caixas a dizer "Por Montar", lá o ar quente/frio não é suficiente ? É para colocar de futuro 2 ACs ?

No meu caso, colocando um AC por cima da porta de entrada, como aconselharam, não estou a ver o ar aquecer corredor e ir para os lados direito e esquerdo, aquecendo tudo. Lá está, no seu caso tem 1 AC por cada quarto e não um AC potente na sala a aquecer todo o piso(considerando ser possivel)

Já agora, agradeço-lhe o trabalho que teve para enviar a planta :)

No R/C aquece a sala, wc serviço, cozinha e hall das escadas.
    No lado direito não são suficientes os AC´S do lado esquerdo, assim é para levar futuramente AC´S de 9k em cada um dos quartos de forma a climatizar todo o 1ºandar.

Já lhe dei a minha opinião, tem agora de ver as suas condicionantes e tomar decisões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cla_pereira
  9.  # 30

se for uma casa sem isolamento termico nas parades como era habito até aos anos 90 não vai conseguir aquecer sem colocar uma maquina em cada divisão, no meu ponto de vita creio ser mais pratico ter 2 exteriores, uma em cada lado da casa.

3000€ com IVA e instalação não creio ser possível sem ser com gamas muito baixas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cla_pereira
  10.  # 31

Não é isto que estava a ser pedido, mas uma salamandra a lenha aí nessa sala e as portas abertas aquecia tudo... 500€ já faz a festa...
  11.  # 32

Colocado por: tozepalmaNão é isto que estava a ser pedido, mas uma salamandra a lenha aí nessa sala e as portas abertas aquecia tudo... 500€ já faz a festa...
    500€? Pelo que? Pela dita salamandra ou pela instalação?
  12.  # 33

Salamandra com instalação por 500-600€ já a deve conseguir...
  13.  # 34

Fiz isso a uns 10 anos e este ano troquei os tubos, estavam bons mas já se sentia o cheiro a alcatrão (resina da madeira). Gastei novamente 100€ no tubo e fiz eu, se tivesse feito com um instalador não me levaria mais que um dia de mao de obra...
  14.  # 35

O tópico é sobre ar-condicionado. Salamandra é totalmente descabido para o meu caso.
  15.  # 36

Até agora foram lá 2 técnicos.

O 1º aconselhou meter a tubagem pelo corredor, abrindo roços ou fazendo parede falsa e colocar a unidade exterior na parede da porta de entrada.
    O 2º desaconselhou totalmente a tubagem pelo corredor e colocar os AC's na parede da frente da casa(lado da varanda) e à unidade exterior ficarem ligados 3 AC's(sala+2 quartos). O outro quarto do outro lado do corredor, colocar um mono-split apenas para aquele quarto ou um multi-split para quarto+cozinha, caso quisesse colocar AC na cozinha, o que obrigaria a tubagens pela varanda com marquise.

O 2º instalador aconselhou LG e disse que era...muito melhor do que Samsung.
  16.  # 37

Colocado por: tozepalmaNão é isto que estava a ser pedido, mas uma salamandra a lenha aí nessa sala e as portas abertas aquecia tudo... 500€ já faz a festa...

Faz ideia de quanto custa uma salamandra BOA?
  17.  # 38

Colocado por: cla_pereiraO 2º instalador aconselhou LG e disse que era...muito melhor do que Samsung.

A mim aconselharam-me Mitsubishi ou Daikin como sendo os melhores, mas também mais caros.
  18.  # 39

Colocado por: cla_pereiraAté agora foram lá 2 técnicos.

O 1º aconselhou meter a tubagem pelo corredor, abrindo roços ou fazendo parede falsa e colocar a unidade exterior na parede da porta de entrada.
    O 2º desaconselhou totalmente a tubagem pelo corredor e colocar os AC's na parede da frente da casa(lado da varanda) e à unidade exterior ficarem ligados 3 AC's(sala+2 quartos). O outro quarto do outro lado do corredor, colocar um mono-split apenas para aquele quarto ou um multi-split para quarto+cozinha, caso quisesse colocar AC na cozinha, o que obrigaria a tubagens pela varanda com marquise.

O 2º instalador aconselhou LG e disse que era...muito melhor do que Samsung.

E já chegou a alguma conclusão em relação a instalação ou ainda tem de lá levar mais técnicos?
  19.  # 40

Colocado por: papacurvas
    E já chegou a alguma conclusão em relação a instalação ou ainda tem de lá levar mais técnicos?

Parece-me que é evidente ficar 1 Ac na sala + 1 ac em cada quarto. Do lado esquerdo do corredor há pouco a pensar, é fácil.
    Em relação à cozinha, entre levar e não levar, muda substancialmente a instalação e a unidade exterior do lado esquerdo do corredor. Ainda não me decidi em relação à cozinha, mas para ser sincero, esperava darem-me uma opinião mais concreta(aquece ou não) não colocando na cozinha. Os 4 ACs acabariam por aquecê-la, apesar de não atingir a mesma temperatura do que na sala e quartos ? Não sei.

0.0251 seg. NEW