Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

2.  # 102

Colocado por: PedroGomeshttps://photos.google.com/share/AF1QipMyCm7R_rrMW1ChLbPYGqdqk_ZUfxs4QtRZyvV383DEaPfDpYIuvDQO7L550siNCg?key=Um5iRG1xTDlYZkVONXl1Uy1vSXVUX1RsT016VHdB

Corrigam me se estiver errado sff

"Corrente funcionamento (Max)"
    Quer ser mais explicito ? É que antes dizia que o importante era o consumo nominal, agora é a "corrente funcionamento" ?
  3.  # 103

Colocado por: cla_pereira

"Corrente funcionamento (Max)"
    Quer ser mais explicito ? É que antes dizia que o importante era o consumo nominal, agora é a "corrente funcionamento" ?

Se calhar fui eu que expliquei me mal. Imagine que você instala tudo monos e quer climatizar a sua casa um pouco naqueles dias mais frios. Qual é o consumo que as 4 monos vão ter em funcionamento mais os normais electrodomésticos habituais ligados? Aquilo que mais vejo é querem ar condicionado em todo o lado mas depois o circuito vai estar ou em carga máxima ou nem aguenta e eventualmente vai disparar o quadro
  4.  # 104

Como disse, o técnico abriu o quadro e viu que instalação existia, amperagem e disjuntores.
    Não me disse nada. Eu perguntei se estava tudo bem e se a instalação aguentava. Ele disse que sim porque qualquer tomada aguenta com uma máquina(foram mais ou menos estas as palavras dele). Se houvesse algum problema, diria-me. Quando as máquinas são instaladas, haverá lugar a teste para ver se tudo corre bem. Se não tivesse em conta a instalação eléctrica, não passava no teste.

Quanto ao pico de consumo no arranque, obviamente que será o máximo exigido pelas máquinas. Agora, tanto é exigido pelos mono como pelas multi. A partir do momento que atinge a temperatura desejada, irá estabilizar o funcionamento e o consumo diminuirá.
    Concordam com este comentário: PedroGomes
  5.  # 105

Vai ser ligado a tomada mais próxima que houver é isso?
  6.  # 106

Colocado por: PedroGomesVai ser ligado a tomada mais próxima que houver é isso?

Isso não me disse como iria fazer.
  7.  # 107

O correcto deveria de ser disjuntores dedicados mas quando não é possível é ligado ao ponto de luz mais próximo de forma a evitar calhas a vista até ao quadro eléctrico
  8.  # 108

Actualizo a planta com o valor correcto da área da sala e reforço a pergunta ao @jorgealves:

Sendo assim, qual a referência e preço da máquina exterior multi da mesma gama dos mono e das 3 máquinas interiores ?

EDIT: não consigo anexar a imagem. Está a dar erro.
  9.  # 109

Novidades:

Ontem foi o dia da instalação e falta apenas instalar a máquina multi de 3.
    Optei por Mitsubishi, modelo SF.

Ficaram 4 máquinas interiores, 3 delas ligadas a uma multi exterior e 1 delas ligada a uma mono exterior.

4 interiores:
    MSZ-SF25VE 9 000 BTUS
    Máquina multi-exterior:
    MXZ-3E68VA

A máquina exterior mono ficou por baixo da marquise. Furaram a laje.

Preço: 3.677.70€
      casa5.JPG
  10.  # 110

Após um mês de utilização, estou mais satisfeito do que pensava inicialmente.
    O AC revelou-se bastante eficaz. Se ligar apenas as 3 máquinas do lado esquerdo da planta, é suficiente para aquecer a casa toda com as portas abertas !
    Normalmente ligo 2, o da sala e o do quarto do meio. O do quarto do meio é importante porque encontra-se mesmo em frente à porta, direccionando o ar para o corredor. Se ligar estes 2 e fechar as portas dos quartos do canto, a casa fica climatizada. O AC do quarto do canto esquerdo ligo apenas pontualmente.
    Naturalmente nota-se alguma diferença de temperatura para a cozinha e wcs, mas é pouco.

A maioria das vezes ligo o AC para os 23/24º e passados 30 minutos já estão a trabalhar ao "relantim".

0.0246 seg. NEW