Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou decidido a colocar AC. Pergunto, alguém me pode ajudar a percebe que AC's colocar e em que posição ?

Para além da planta, aqui ficam alguns dados relevantes da casa e do local. Se necessitarem de mais alguma info, é só perguntar.
    - Santa Iria de Azóia (grande Lisboa)
    - Área total: 80 m2
    - Paredes exteriores simples
    - Janelas basculantes em PVC de vidro duplo e caixas de estore também em PVC estanques
    - Tecto falso com altura de 2,50m (30 cms até ao tecto) com lã de vidro
    - Pavimento plutuante, excepto na cozinha e WC's
    - No mais rigoroso dos dias de inverno já chegou aos 8º ! Sim, dentro de casa...hoje às 7:00 (05-12-2017) estava a 13º
    - Casa com alguma humidade no inverno
    - Tarifário bi-horário

Nota: Tenho um acumulador de calor (pedras vulcânicas) em cada quarto, ligados durante a noite e libertam calor durante o dia. Aumenta apenas uns 5º em relação à temperatura das divisões que não tem acumuladores na hora de maior carga. Tenho de manter as portas sempre fechadas.

Agradeço a ajuda.
      casa3.JPG
  2.  # 2

Meta por cima da entrada ... um de 14000BTU. e fica possivelemente com a situação resolvida, mantendo as portas abertas.
    Eventualmente instale um extra na sala. um de 9000btu.
    Esses acumuladores electricos devem gastar muita electriciade... e pouco fazem... Esse tipo de soluções é um "barrete".

Se a casa não tiver isolamento termico sobre a laje!? e presumo que seja o ultimo piso dessa edificação... seria um dos melhores investimentos que pode fazer!!! Conte com cerca de 4/5€/m2 vai ter beneficios de conforto imediatos importantes...
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasMeta por cima da entrada ... um de 14000BTU. e fica possivelemente com a situação resolvida, mantendo as portas abertas.
    Eventualmente instale um extra na sala. um de 9000btu.
    Esses acumuladores electricos devem gastar muita electriciade... e pouco fazem... Esse tipo de soluções é um "barrete".

Se a casa não tiver isolamento termico sobre a laje!? e presumo que seja o ultimo piso dessa edificação... seria um dos melhores investimentos que pode fazer!!! Conte com cerca de 4/5€/m2 vai ter beneficios de conforto imediatos importantes...

Apenas 1 AC dá conta do recado para 80m2 ? Não percebo do assunto, o pouco que sei é o que tenho seguido no tópico do Pedro Fernandes (Diário do ar condicionado multisplit - utilização e custos) e no caso dele tem 2 ACs.

Sim, os acumuladores gastam bastante, são de 1700w...e só aquecem a divisão onde estão. Para além de demorar muitas horas a aquecer.

É no 1º andar(o r/chão também é habitado). Como referi, tem tecto falso aos 2,50 m com lã de vidro. A laje está aos 2,80 m. No r/chão não tem tecto falso nem lã de vidro.
    Não percebi que isolamento se refere na laje.
  4.  # 4

Assim já tem o espaço isolado para a cobertura...
    quanto ao pavimento, é importante que o seu vizinho de baixo aqueça o espaço ;)

Tenho dois AC, um de 12000 e outro de 14000 ( zonas opostas da casa), e aquece-me um apartamento com 150m2... mas estou no alentejo interior.. é frio, mas não tão frio como a Guarda ou vila real...
    Estando em Lisboa, deve chegar e sobrar!!!!
  5.  # 5

O meu de 14000BTU, tem de aquecer/ arrefecer 40 + 20m2...., com dois grandes envidraçados de vidro duplo, mas muito fraquinhos... e sem qq tipo de protecção extra...
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasAssim já tem o espaço isolado para a cobertura...

Não percebi. Pode esclarecer ?

Colocado por: Pedro Barradas
    Tenho dois AC, um de 12000 e outro de 14000 ( zonas opostas da casa), e aquece-me um apartamento com 150m2... mas estou no alentejo interior.. é frio, mas não tão frio como a Guarda ou vila real...
    Estando em Lisboa, deve chegar e sobrar!!!!

Muito bom.
    Não sei qual o isolamento que tem a sua casa, mas a minha tem paredes simples, sem qualquer isolamento.

Um desvantagem que poderá haver de não colocar nos quartos é que se se quiser encostar ou fechar as portas (questão de privacidade), o calor/frio não entra
  7.  # 7

Hoje de manhã veio cá o técnico de ar condicionado com que a loja da HELLO da Ramada trabalha.

Há aqui qualquer coisa que não está a bater nada certo e passo a explicar.

Para o meu exemplo o sr. aconselhou 1 unidade interior para cada divisão da casa, excepto WCs. Portanto, 5 unidades interiores com 1 multisplit no exterior.
    Perguntei-lhe se não seria viável 1 no corredor e outro na sala ao que ele respondeu que poder, podia, o cliente é que mandava...mas estaria longe de ser suficiente.
    Para além disso, a questão do posicionamento das unidades interiores aconselhou-me de imediato por cima das portas de entrada e os tubos iriam atravessar a parede para o corredor para que percorressem todo o corredor e fossem dar à unidade exterior.

Outra situação são os tubos de esgoto. Tendo estes de ter um desnivel para que a condensação escorra, é impossivel passar os tubos pelo tecto falso, porque aí estaria a subir.

Bom, assim, ficou de me dar um orçamento para 5 unidades interiores e 1 exterior multisplit.

A questão principal é:
    Como é possível haver opiniões que defendam 5 unidades interiores e outros que defendam 1 ou eventualmente 2 ?!

Agradecia ajuda de alguém da área ou exemplos de como têm a vossa instalação.
  8.  # 8

Colocado por: cla_pereira
    Não percebi. Pode esclarecer ?

eSTÁ RESOLVIDO. ES´TA ISOLADO.

Colocado por: cla_pereiraNão sei qual o isolamento que tem a sua casa, mas a minha tem paredes simples, sem qualquer isolamento.

pAREDE SIMPLES..,com forra em gesso cartonado por dentro( 2003)... o isolamento termico é que foi uma tanga.. utilizou-se uma manta aluminizada com bolhas, tipo boltherm. deveria ter levado anta em lã de vidro...
  9.  # 9

Colocado por: cla_pereiraA questão principal é:
    Como é possível haver opiniões que defendam 5 unidades interiores e outros que defendam 1 ou eventualmente 2 ?!

Eu não vendo equipamentos. O sr. que foi ao local, não deixa de ter razão.... Mas a minha solução , não sendo ideal, também funciona...Deve custar metade ou menos de metade.... fora as chatices de esburacar isso tudo... e remendar que será outro tanto para contabilizar.

Boa sorte.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradas
    Eu não vendo equipamentos. O sr. que foi ao local, não deixa de ter razão.... Mas a minha solução , não sendo ideal, também funciona...Deve custar metade ou menos de metade.... fora as chatices de esburacar isso tudo... e remendar que será outro tanto para contabilizar.

Boa sorte.

Pedro Barradas, o sr. é da área ? Tem conhecimentos técnicos sobre este assunto ? Desculpe a questão, mas está aqui em causa milhares de euros, obras e tempo e o que pode ser uma solução(o seu caso), pode não ser o meu, dado que tenho muitas divisões para aquecer, embora a área possa ser a mesma. A questão parece-me ser mesmo esta, se colocasse no corredor, não iria aquecer/arrefecer as outras divisões da casa, palavras dele.
  11.  # 11

cla eu estou aqui á distancia... a minha solução funciona, pode não ser é aquilo que espera.
    Outra opção seria meter duas maquinas, uma na sala e outra no ultimo quarto...( ambas do lado da varanda ao lado ou sobre a janela)) e efectuar o varrimento para o lado da marquise).
    como é obvio terá de ter as portas abertas para isso funcionar.
    numa discussão criada num forum não vai ter uma informação detalhada e devidamente informada... de um particiante... Os comentários que lhe estou a dar são sérios. Mas a responsabilidade de os acatar ou não é sua.
  12.  # 12

Pedro, desculpe, mas tenho de voltar a perguntar, o sr. é da área ?

A única coisa que eu espero é que a casa aqueça no inverno. Já que vou colocar AC, também irá arrefecer no verão...mas decidi colocar AC para aquecer.

O que é o "varrimento" ?
  13.  # 13

Colocado por: cla_pereiraPedro, desculpe, mas tenho de voltar a perguntar, o sr. é da área ?

Basta clicar no meu nome e tem acesso ao meu perfil.
  14.  # 14

Colocado por: cla_pereiraO que é o "varrimento" ?

varrimento é a corrente/ deslocamento de ar climatizado que irá criar entre o equipamento /ponto de origem e o final. ultimo compartimento...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cla_pereira
  15.  # 15

Não tinha ido ao seu perfil. O sr. é arquitecto. Não cheguei a perceber se me quis dizer se era ou não da área(Ar Condicionado).
    É que o técnico com quem falei é instalador há mais de 20 anos. É compreensivel que há quem tenha muitos anos de experiência, no entanto fez sempre da mesma forma, mas uma coisa é certa, já passou por muitos casos.

Em relação ao varrimento, percebi agora a ideia. Agora, a 2ª opção que dá, teriam também de ser 2 unidades interiores potentes numa divisão da casa com apenas 15 e outra de 12 m2, com um agravante, a meu ver(que não percebo nada do assunto): O do quarto iria sobreaquecer para que o ar quente conseguisse chegar às outras divisões. Continuo é sem perceber como é que o técnico disse que "não aquecia o suficiente" e o Pedro está-me a dizer que colocando um no quarto e outro na sala, consigo aquecer o quarto entre a sala e o outro quarto, mais toda a outra metade da casa.

Há uma ideia que não me sai da cabeça: Será que há técnicos que defendem uma unidade por divisão e outros que defendem o minímo de unidades, variando os BTUs consoante a área ?
  16.  # 16

eu cá em casa meto o AC nos 21/22ºC no inverno. e nos 25/6ºC no Verão.... não sobreaquece. o que acontece é qeu no compartimento mais afastado ao inves de 15ºC, terá uns 19ºC....

qual a temperatura da sua casa de manhã com a climatização desligada?, eu aqui tenho tido 15.4 a 15.7ºC.( tenho estações meteorologicas e sensores nos extremos da casa e no exterior)

Habitualmente temos o AC ligado a´te ás 22:00h. Depois de manha ligamos outravez. , se quiser pode progrmar os AC para ligarem/ desligarem automatiicamente com um temporizador.
    Um arquitecto é da area.. a climatização faz parte da construção...... mas pessoalmente tenho a experiência... e tem ainda outra vantagem, não preciso de vender AC.

Opiniões há muitas... Ainda por cima tem uma marquise aí... Está orientada a que quadrante? agora no inverno deve deixar entrar o sol nas divisões.... Os ganhos solares ajudam muito. por outro lado no verão, deve fechar os envidraçados... pois os ganhos solares são prejudiciais.
  17.  # 17

Compra umas unidades AC decentes e com 1500 a 2000€ faz a festa.
  18.  # 18

Nestes ultimos dias, às 8h no corredor está 13º. A casa é bastante fria...
    A frente da casa está virada para Este, portanto, na planta que coloquei, a varanda da esquerda é a frente da casa.

O técnico também não precisa vender ACs, a loja é que o contrata, ele instala.

Outra coisa à parte da nossa conversa é a discussão acerca de ligar o AC 24 sobre 24 horas ou apenas quando estamos em casa. Custa-me a perceber como é que quem está todo o dia fora e regresse ao final do dia, tenha sempre ligado ! O AC consome mais quando a casa já arrefeceu, tudo certo, mas demora pouco a atingir a temperatura desejada. Portanto, é preferivel 5h ligado por dia: 1º hora a 100% e as outras 4h ao relanti, em vez de 24 horas ao relanti. Não ?

Nota: o técnico adiantou-me que iria rondar os 3000 e poucos euros (5 interiores + 1 exterior + mão de obra)
    • ik
    • 8 dezembro 2017

# 19

cla, por 3000mil euros para 5 aparelhos com mão de obra, tem que ser material chinês

Como não tem isolamento, depois de 1h a temperatura começa logo a descer a pique
  19.  # 20

Colocado por: ikcla, por 3000mil euros para 5 aparelhos com mão de obra, tem que ser material chinês

Como não tem isolamento, depois de 1h a temperatura começa logo a descer a pique

Samsung.

0.0239 seg. NEW