Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    q qt sairia um projecto desses??

    ficaria com o WC "dentro" da cozinha??
  2.  # 22

    dentro da cozinha não diria, mas pode ficar mais perto do que existe para reduzir custos em canalização e mao de obra.
    quanto custaria eu diria pouco na minha perspectiva, se fosse do porto até o ajudava, eu em lisboa não conheço colega de confiança no seu trabalho que pratique preços acessiveis, sinceramente. é de lisboa?
  3.  # 23

    pois... sou mm de lisboa :(

    mas n consiogo ver outro sitio para o WC ...dentro da sala?
  4.  # 24

    Colocado por: nomicpois... sou mm de lisboa :(

    mas n consiogo ver outro sitio para o WC ...dentro da sala?


    dentro da sala não, tinha de ser estudado partir de outra perspectiva inicial, o wc neste projecto tem muita importancia no resto da disposição do espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nomic
  5.  # 25

    como idealizaria este apartamento imaginando que seria para si.

    pelo que ja me falaramos empreiteiros, as paredes + grossas é mt complicado retira-las
    portanto n contando ocm isso o k poderiamos fazer?
    agradeço mesmo mt ideias, estou desesperado para ver o q faço aqui
  6.  # 26

    nomic

    já reparou que até já tirou muitas paredes??

    no desenho que lhe mostrei a wc não ficava no meio da cozinha e há-de reparar que tal como o esboço mostra está lá previsto um vestibulo precisamente para a wc não abrir para o espaço comum.
    O facto de estar a criar um wc no meio da casa pode, digo pode, ser um tiro no pé.
    por curiosidade quem é que lhe orientou a obra de eliminação ás paredes que já fez? um engenheiro?? ou ...
  7.  # 27

    Boas

    Parece-me que estão a pôe a hipótese de mudar a casa de banho sem pensar em todas as implicações:
    para além das tubagens das peças sanitárias há que ter em conta o tubo de queda onde ligam e que guia as águas sujas "para baixo" e que em regra, é prolongado até à cobertura para ventilação da rede. Se mudar a casa de banho de sítio vai passar os novos tubos de queda até à cobertura passando pela casa dos vizinhos com obras nas casas deles?

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 28

    J cardoso

    precisamente por isso aconselhei deixar a wc de origem onde está e apenas reformula-la, pois as novas tubagens assim como em termos de ventilação numa nova wc no meio da casa pode ser complicado.
  9.  # 29

    Boas

    Gostei da sua solução. O único senão é a abertura na parede da cozinha/sala que vai mexer com aquilo que me parece ser a parte inferior daparede exterior dos vizinhos de cima, mas não é nada que não possa ser feito sem grandes problemas. Não fosse a entrada directa do escritório para o quarto (a porta vê-se da sala) e eu diria que estava perfeito.

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 30

    j cardoso

    essa porta para alem de já existir, deixei-a ai porque é preferivel não ficar logo junto á porta de entrada e aquele escritório será sempre mais uma "coisa open" e mesmo com a porta do quarto aberta não há angulo para se ver para dentro e até como a casa será um T1, até era capaz de por uma porta em vidro pois sempre iluminava mais o interior.
  11.  # 31

    Primeiro para demolir temos de saber se as paredes a retirar não fazem falta para a estrutura, com a idade que o edifício tem, devem fazer e muita falta, por isso apenas poderemos retirar algumas nas zonas mais estreitas como por exemplo na entrada do apartamento.

    Em relação à canalização de esgotos, não me parece complicado porque seria tudo novo, porque sendo este o ultimo apartamento seria facil alterar, claro que tem custos.
  12.  # 32

    Apenas trocaria a posição da casa de banho com escritorio, e juntava este à sala.

    A casa de banho poderia ficar com dias portas uma de acesso ao corredor e outra para o quarto.
  13.  # 33

    Boas

    Em relação à canalização de esgotos, não me parece complicado porque seria tudo novo, porque sendo este o ultimo apartamento seria facil alterar

    Ligar à rede seria fácil. O que não estou bem a ver é como fazia o prolongamento do tubo de queda até à cobertura (ventilação da rede).

    cumps
    José Cardoso
    • nomic
    • 6 julho 2009 editado

     # 34

    Fernando Gabriel
    eu tb tenho a noção que o WC é mt importante para este projecto. e não quero que e roube muito espaço á casa e que seja relativamente fácil de lhe aceder...
    se o meter no escritório perco uma divisão... mas estou aberto a ideias...

    marco1
    Diz que o WC assim no interior será um tiro no pé pk?
    Em relação as paredes, estas serão removidas pelo meu empreiteiro, este tem um eng que lhe fará os cálculos necessários para a remoção das mesmas. São vãos relativamente pequenos, máximo 3m, e as paredes não tem nenhum barrote apoiado, pelo que (dito por um eng) não é mt preocupante.

    j cardoso
    Trata-se de um r\c alto, em q posso fazer buracos no chão á vontade sem implicar com o vizinho de baixo, isto pk não há + ninguém por baixo. levar os esgotos para a coluna do prédio é fácil e como tenho q por canalização nova em toda a casa, os tubos exixtenets tem uns 4mm de ferrugem em cima... estao em mt mau estado, e tem q ser todos trocados... portanto fazer canalização nova, seja pra que lado for tem custo q n posso fugir...
    o que é o tubo de ventilação com ligação a cobertura??!?!?


    as paredes + grossas (as perpendiculares em relação ao cumprimento do apartamento) são feitas com 2 tijolos lado a lado e 1 em travamento. nesta parede esta assente os barrotes do tecto e tirar isto é mt complicado e dispendioso, e n há €€ pra isto. so posso mm tirar as paredes + finas. ou sejas as obras a fazer tem q ser em conta e medida.

    Em relação a nova localização, as únicas 2 coisas q farei e n teria de fazer se remodelasse a actuar é o esgoto, e levantar uma parede... pk o resto da canalização sera TODA nova.
  14.  # 35

    Colocado por: vasco tomeApenas trocaria a posição da casa de banho com escritorio, e juntava este à sala.

    A casa de banho poderia ficar com dias portas uma de acesso ao corredor e outra para o quarto.


    assim perderia uma divisão, e ficaria com um WC ENORME... quase 9 m2
  15.  # 36

    nomic

    na minha opinião se estivesse a criar um T2 por exemplo, fazia sentido fazer uma wc mais "localizada" mas trata-se de um T1 e a privacidade é relativa.
    Tenho observado que nestas remodelações em casas mais antigas (prédios) se tenta ao máximo manter a localização quer de wc quer de cozinhas.
    Poderá ser um tiro no pé precisamente porque lhe poderá trazer alguns problemas com a sua ventilação assim como ocupar, e numa zona central, espaço que já é muito curto neste apartamento.
    A meu ver devia "descascar" o mais possivel o interior e manter a wc onde está mas ampliada/reformulada.
  16.  # 37

    a minha ideia será o juntar a sala com a cozinha e deslocar a cozinha pra marquise pra ganhar um sala um pouco maior.
    deposi o problema, será ficar com o WC na cozinha...
  17.  # 38

    mas como na cozinha?? só se abrir a porta directamente para a cozinha é que fica na cozinha.
    Tem de encarar uma divisão de espaços, não de uma forma convencional mas com outro "espirito".
    repare que fazendo a wc onde está agora, será um espaço ventilado/iluminado naturalmente e "fora" do interior da casa, o que lhe poderá trazer só vantangens.
    no entanto é a minha opinião e como não vou lá morar vale o que vale.
    • nomic
    • 6 julho 2009 editado

     # 39

    sim tb é verdade...
    precisava de umas ideias, preciso de contradizer as minhas pra racionalizar.
    TODAS as informações são importante para mim, muito importantes!!

    em relação a ventilação estava a pensar colocar um tubo plo tecto e outro junto ao chão para poder ventilar o WC.
  18.  # 40

    Boas

    o que é o tubo de ventilação com ligação a cobertura??!?!?

    O lavatório e a banheira farão a descarga para um tubo e a sanita para outro; estes tubos verticais têm duas funções:
    1 - conduzir os esgotos para o colector predial que conduzirá os esgotos para a rede pública - esta é, no seu caso a parte fácil de fazer.
    2 - a outra função é fazer a ventilação de rede de esgotos: para isso os tubos devem ser prolongados até um nível superior à cobertura de forma que a ventilação seja feita e evitando os maus cheiros dentro de casa. Não tem nada e ver com a ventilação da casa de banho. Se mantiver a casa de banho onde está, pode ligar ao tubo existente. Se mudar de localização, tem de instalar 2 tubos novos que ao serem prolongados até à cobertura vão ter de passar pelas outra habitações, o que não me parece muito viável.

    cumps
    José Cardoso
 
0.0213 seg. NEW