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  1.  # 21

    betonar uma laje com 38graus? nas minhas obras nunca.... optaria, como ja fiz muitas vezes, começar a betonar mesmo ao amanhecer,5/6 da manha... depois existe carradas de produtos que se pulveriza depois de betonada a laje (2h depois)...
  2.  # 22

    boas,

    seria necessário conhecer mais detalhes do projecto para te ajudar:
    que Tipo de betão?
    resistência do solo?
    há um projecto de estabilidade e estruturas?
    há um engenheiro responsável?
    tens um contrato de empreitada com o construtor?
    quem fornece o betão? ou é betão feito na obra?

    de facto o trabalho de betonagem exige muitos cuidados, como qualidade do betão, transporte, vibração correcta, teste de consistência, teste de resistência, cura do betão, conformidade das armaduras. estes são dados definidos no projecto e ensaiados na obra. procure um engenheiro experiente na matéria, ficará mais barato agora do que construir e ter que fazer trabalhos de reabilitação logo de seguida. o engenheiro saberá te dizer, conforme os dados do projecto, a durabilidade ou a vida útil da construção.
    de referir que nem todas as fissuras significam o fracasso ou colapso da estrutura. todas as construções apresentam fissuras. o trabalho do engenheiro é minimizar o aparecimento e desenvolvimento delas com medidas adequadas que vão desde definição de uma estrutura apropriada ao terreno, ao tipo de projecto, ao meio ambiente em que se enquadra. também a escolha de material é importantíssimo. os testes ou ensaios na obra e as certificações dos fornecedores são importantíssimos, e deves eles se responsabilizem pelos dados fornecidos na recepção dos materiais. coloque e exige sempre que tudo por escrito.

    por fim, pela foto, a fissura parece mais ter sido provocado pela retracção do betão que são normalmente superficiais. quando superficiais é "normal" aparecerem quando a betonagem é feita a temperaturas elevadas e o betão seja de presa rápida. para minimizar isso utilize aditivos adequados a esse fim e cura o betão regando-o e evita a exposição directa ao sol se necessário.
    o mais certo é sempre recorrer a um serviço de um engenheiro local, que possa acompanhar a obra. custará algum agora, mas numa relação custo-beneficio, aos olhos do investimento que é toda a casa, ficar-te-á muito mais barato do que, repetindo, ter que realizar trabalhos de reabilitação logo à inauguração da casa.

    espero ter ajudado

    francisco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 7 agosto 2009

     # 23

    Caro Francisco, obrigado pela sua contribuição tão completa.

    De facto, as fissuras parecem ser superficiais: tentei medi-las através da introdução de um arame e o máximo que consegui enfiar foram entre 5 a 7 cm. Após a descofragem, pude observar as partes laterais das fundações e as fissuras não são visíveis.

    Estava preocupado em tapá-las com um produto próprio da Weber, mas hoje, ao betonar os muros da cave, os restos de betão que escaparam da cofragem já trataram do assunto ;) lol

    Quanto ao betão, hoje durante a betonagem dos muros da cave já lhes pedi para encherem uns moldes de 10x10x10 cm para posterior teste ao betão. O projecto menciona betão B20 mas eu combinei com o empreiteiro que o betão deveria ser B25: vamos esperar pelos testes...
  3.  # 24

    boas EU
    fico contente por ter ajudado um pouco
    bem fissuras de 7cm ja não são assim tão superficiais, aí deve ter havido má compactação do betão nalgumas zonas (utiliza um vibrador adequando, mas não deixa que vibrem o betão através da cofragem mas sim directamente no betão, mas atenção que vibrar demais tb prejudica)
    portanto isso aparentemente pode não estar relacionado com a resistência do betão. o betão não deve conter muito "ar", limita a dimensão da brita no máximo de 32mm

    o B25 exige realmente o controlo do betão. faça pelo menos o controlo à compressão e ao abaixamento. para um bom resultado a razão entre água/cimento=0,6.
    eu aconselharia o uso de cubos de 15x15x15cm. deves estar presente na recolha, marcação e nos ensaios para certificar que sejam mesmo os cubos certos.
    caso tenhas alguma suspeita a cerca da qualidade do betão, faça recolha de 9cubos, sem pré-aviso, e faça ensaios aos 3, 7, e 28 dias (rebenta 3cubos de cada vez)
    aos 3 dias deve ter 40% da resistência definida (B25-25Megapascal)
    aos 7- 65% e aos 28 dias naturalmente deve ter 100%. peça sempre os resultados por escrito com data e assinatura.
    fiquei sem saber se o betão é de uma central, betão pronto, ou se é feito no local com o uso de betoneira?
    se é feito no local, é muito mais difícil garantir a mesma qualidade para toda a estrutura.

    francisco
    • eu
    • 7 agosto 2009

     # 25

    Viva,

    Não fiquei preocupado com os 7 cm porque estamos a falar de fundações com uma altura de cerca de 50 cm. Quanto ao betão, é de central.

    Gostaria de fazer esses três testes, mas por motivos financeiros (cada teste vai-me custar uns 50 euros) só vou fazer o teste após os 28 dias. Espero não ter nenhuma surpresa desagradável ;) Depois divulgo aqui os resultados.

    Mais uma vez, obrigado.
  4.  # 26

    boas eu,
    não querendo insistir muito no tema, mas aconselharia então a fazer testes aos 7 dias e se o resultado for satisfatório podes prescindir do de 28 dias. aos 7dias o betão deveria ter 65-70% da sua resistência, e isso poderia tranquilizar-te, pois 28 dias é muito tempo. a obra poderá estar muito avançada. normalmente o custo dos testes é do empreiteiro e não do dono, mas se estiveres a fazer administração directa aí, realmente és obrigado a arcar com os custos.
    sendo um betão da central, eles são obrigado a garantir a qualidade e a certificar isso. porém querendo testes extras, em caso de duvidas, e se os resultados são os declarados pela central, aí tens que arcar com as despesas também.
    mas aconselho-o a não pensar muito no custo, mas sim no beneficio, pois 50 euros pode parecer muito agora, mas é insignificante perante um investimento de, se calhar, 50.000 a 100.000 euros, que pode ficar arruinado por causa da má qualidade do material.
    fico aguardando o resultado dos teste. boa sorte

    francisco
    • eu
    • 30 agosto 2009 editado

     # 27

    Boas,

    Só para actualizar este tópico: as estruturas já vão na segunda laje e nunca mais apareceram problemas de fissuração, nem nos muros, nem nos pilares e muito menos nas lajes. Aparentemente aquele problema deve ter surgido devido à falta do betão de limpeza.

    De salientar que as estruturas têm sido betonadas com temperaturas brutais, entre 35 a 39 graus !!! O que vale é que nas primeiras horas, a rega tem sido muito intensa.

    Já agora, fica aqui um aspecto geral das estruturas já feitas:

  5.  # 28

    Viva,
    Ainda bem que isso está a correr melhor.
    As suas lages são fungiformes (vigas "embutidas" na espessura das lages)?
    É que, visto daqui, as suas lages parecem ser grossitas e não vejo vigas no piso inferior.

    Ainda bem que mostra uma construção com essa floresta de prumos/extensores. É que começava a estar farto de ver fotografias de paredes de tijolo "a fazerem de" cofragem de vigas em b.a., sobre as quais apoiam as vigotas das lages aligeiradas... ;-)
    • eu
    • 30 agosto 2009 editado

     # 29

    Colocado por: Luis K. W.
    As suas lages são fungiformes (vigas "embutidas" na espessura das lages)?
    É que, visto daqui, as suas lages parecem ser grossitas e não vejo vigas no piso inferior.


    A laje é de facto fungiforme maciça com vigas ocasionais ;) Veja lá o que o empreiteiro do ferro anda a fazer: anda a reforçar a estrutura, colocando mais aço (!!!) que aquele que está no projecto (sem que tenha que pagar mais por isso), principalmente nas zonas de encaixe entre os pilares e as lajes. ;)

    É o que eu digo. Estes empreiteiros estão a mudar a ideia que eu tinha da classe. ;)

    Como eu já tinha optado por betão B25 em vez do B20 do projecto (mas aqui pago a diferença), penso que vou ficar com uma estrutura bastante resistente.
  6.  # 30

    Colocado por: euVeja lá o que o empreiteiro do ferro anda a fazer: anda a reforçar a estrutura, colocando mais aço (!!!) que aquele que está no projecto (sem que tenha que pagar mais por isso), principalmente nas zonas de encaixe entre os pilares e as lajes. ;)
    Acontece com muita frequência ter de alterar o projecto de estrutura (betão armado), assumindo a responsabilidade (assinalando-o no livro de obra).

    Ou são as sapatas de fundação de uma moradia que parecem feitas para um prédio de 10 andares, ou as vigas que mudam de secção de 1,5m em 1,5m, ou o ferro ser tanto que não cabe na viga, ou aparecer um pilar - à revelia da arquitectura - no meio de um hall de entrada...

    Não sei o que está no projecto, mas acho muito bem que se reforce a zona de encaixe dos pilares com as lages. Reparei que há um pilar no 1.º que não continua na cave (lado direito da fotografia). A lage deverá aí ser reforçada para evitar o «poinçonnement» (creio que em português será punçonamento, i.e., perfuração).
  7.  # 31

    Acho que é punçoamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
    • eu
    • 30 agosto 2009 editado

     # 32

    Colocado por: Luis K. W.Reparei que há um pilar no 1.º que não continua na cave (lado direito da fotografia). A lage deverá aí ser reforçada para evitar o «poinçonnement» (creio que em português será punçonamento, i.e., perfuração).


    Você é um magnífico observador; aquele é o único pilar em toda a vivenda que não tem um pilar correspondente por baixo! (por baixo é o meio da garagem...)

    Sim, a laje foi reforçada naquele local. De qualquer forma, aquele pilar de 20x20 é praticamente apenas decoração, pois serve apenas para suportar um pequeno alpendre... que na realidade nem sequer precisaria de apoio.
  8.  # 33

    Colocado por: eu...De qualquer forma, aquele pilar de 20x20 é praticamente apenas decoração, pois serve apenas para suportar um pequeno alpendre... que na realidade nem sequer precisaria de apoio.
    Espero que ESSE pilar do alpendre esteja no projecto original! :-)

    É que, acrescentar um pilar no topo de uma varanda/consola é, geralmente, a melhor maneira de ela partir.

    (É um erro clássico.
    Pequena explicação: Uma varanda/consola tem a face superior em tracção. Imagine uma borracha de apagar lápis, dobrada. Se a dobrar demasiado vão aparecer «fendas» na face que está em tracção.
    É portanto aí - na face superior - que deve estar o ferro numa consola.
    Ao colocar um pilar no topo da (ex-)consola, passa a ser o contrário: passa a ser a face inferior a estar em tracção. E como não tem aqui a quantidade de ferro necessária, parte pelo meio)
    • eu
    • 30 agosto 2009 editado

     # 34

    Colocado por: Luis K. W.Espero que ESSE pilar do alpendre esteja no projecto original! :-)


    Está tudo religiosamente como no projecto original. Não vai partir nada, porque o projecto de estabilidade está exageradamente sobredimensionado. Por exemplo, a laje dos alpendres, que basicamente só vai suportar o peso das vigotas e telhas, tem uma espessura de 20 cm, está solidária com a laje do interior da casa (foi betonada na mesma altura) e tem o seguinte aço: armadura inferior com aço de 10 mm , espaçado 15 cm e armadura superior igual. Ainda por cima, tem vigas a todo o perímetro com altura de 40 cm e aço a condizer. O projectista da estabilidade é louco... ;)

    É ou não é um exagero ? Pelo menos tenho a certeza que os alpendres não me caiem em cima ;)
    • eu
    • 9 setembro 2009

     # 35

    Boas,

    Fiz finalmente os testes ao betão e posso ficar descansado, está tudo dentro das normas. Os cubos que fiz 10x10x10 cm não foram os ideais, no laboratório disseram que a norma especifica 15 x 15 x15 cm.

    Desta vez eles forneceram-me uns moldes em aço, pelo que o próximo teste será feito estritamente de acordo com a norma.

    Mas fiquei descansado, os resultados indicam que se trata efectivamente de betão B25.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mario.nunes
  9.  # 36

    Deve mulhar a laje?
  10.  # 37

    Colocado por: gasparov1Deve mulhar a laje?


    Óbvio...
  11.  # 38

    10anos depois😁😁.já morreu à sede
  12.  # 39

    As fissuras que aparecem devem-se à evaporação da água do próprio betão.

    Recomenda-se que nas primeiras horas se estenda sobre a laje, um geotextil e encharcá-lo de água. Deste modo, não será preciso estar alguém de plantão a regar. Outra hipótese é tapar com plástico e deste modo conservar a humidade á superfície.

    Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunalves
 
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