Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Já tive um apartamento no último andar, e nunca mais quero voltar a ter!
    Quando começa a haver infiltrações de humidade na cobertura, fica com a casa toda estragada, e ainda vai ter vizinhos a dizer-lhe que se calhar uma vez que a cobertura é o seu "tecto" mais vale pagar as obras de reparação do seu bolso. Enfim... Em condomínio só quando afeta muitos apartamentos (diria mais de metade) é que as pessoas se preocupam com as obras.
    Apesar de ter mais vizinhos, se a insonorização não for má, preferia o do 3.º andar e tem lugar de garagem. Mesmo sendo fácil estacionar em frente ao prédio é uma chatice estacionar e andar à chuva e ao frio (especialmente se tiver crianças) e depois há sempre os danos/roubos nos carros que ficam na rua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  2.  # 42

Eu não comprava um apartamento sem garagem, mas isto sou eu.
    Mas eu também não comprava um apartamento com 4 vizinhos.

Eu excluía logo os dois. Os 4000€ de diferença não me parece que seja um ponto fulcral.
  3.  # 43

Já morei em vários apartamentos, por isso este é um assunto em que posso opinar com conhecimento de causa lol
    Já morei num apartamento de fraca construção, janelas de aluminio simples sem vidro duplo, exposição solar sul (só o quarto) norte que termicamente era espectacular, imagino eu por estar no meio dos outros (4° andar de 6)..
    A seguir fui para a zona chique da cidade, prédio mais recente, bons acabamentos, vidros duplos, exposição nascente sul, 5° andar e último: gelado! E com umas manchas pretas que desconfiavamos terem sido provocadas por infiltrações..
    Garagem, principalmente com crianças, é determinante! É caso para dizer que num apartamento a garagem serve para proteger as pessoas e não apenas o carro :)
  4.  # 44

Aqui a zona é muito calma, é uma cidade muito pequena, mais uma aldeia grande que outra coisa, E actualmente o lugar de garagem será apenas usado nas ferias quando for a portugal.
    A vantagem do 8 andar é que é mais barato os 4 mil euros, penso que por esse dinheiro consigo comprar um lugar de garagem no prédio assim que apareça.
    Ter só dois vizinhos, por cima e donlado agrada-me e as vistas do 8 andar sao diferentes claro, também ha a questão do barulho das pessoas a passar na rua, que se no 3 ja mal se ouve no 8 então nem se fala!
    O estado de conservação do 8 em relação ao 3 é muito diferente, a única questão é mesmo os futuros problemas do telhado embora o apartamento esteja em ótimas condições...
  5.  # 45

Eu não tenho garagem e honestamente se lhe sinto a falta é principalmente por não ter arrecadação.
    Isso e 2 ou 3 ocasiões por ano em que calha a estar a chover a sério quando vou ou venho do carro.
    Mas isso é também porque consigo sempre estacionar a muito poucos metros da porta do prédio.

Para além da comodidade, que será indiscutível, e da vantagem de ficar com mais arrumação, essa sim discutível, eu diria assim de repente que os fatores a ter em conta para decidir da indispensabilidade da garagem serão (poderá haver outros que agora não me surgem):
    - a proximidade dos lugares de estacionamento à porta do prédio,
    - a segurança da zona, tanto no que se refere ao à vontade para percorrer a distância entre carro e porta do prédio fora de horas como da salvaguarda do próprio carro,
    - a sua capacidade para carregar sacos de compras ou outros pesos nesse trajeto, isto presumindo que uma garagem terá nesse ponto a vantagem de ter um elevador por perto,
    - a importância que tem para si minimizar o risco de ter pequenos riscos ou amolgadelas nas portas.

Dito isto, se chegar à conclusão que a garagem para si é indispensável, pois então não me parece haver discussão.
    Caso contrário, pense que o apartamento com garagem não só lhe vai sair mais caro logo na compra como certamente irá gastar mais uns valentes cobres para o remodelar. A isso some a maior probabilidade de ter de aturar barulhos de vizinhança: um vizinho já pode ser o suficiente para dar cabo do sossego quanto mais 4.

Para além desses fatores, tende perceber se os vizinhos são barulhentos. Talvez pedindo para consultar as atas das reuniões de condomínio (não sei se é possível), ou pelo menos falando com a respetiva administração, dê para ver se é assunto que já surgiu e quem o levantou. Ao mesmo tempo poderá ficar logo a saber como é que são geridas as necessidades de obras comuns, para o caso de ter problemas de infiltrações no último piso. Poderá até ficar a saber se já houve alguma intervenção a esse nível.

Só uma coisa, isto não era um tópico sobre a irracionalidade de manter cães em apartamentos?
  6.  # 46

O último andar tem sim problemas de infiltrações, mas é uma questão de se analisar bem a casa e se tiver problemas, eles serão visíveis.

Para quem só vai usar a garagem em férias não haverá problema nenhum de não a ter. Agora para o dia a dia... E pensando na venda dele quem sabe.

Independentemente das opiniões, a decisão final é sempre de quem a vai comprar!
  7.  # 47

mesmo que posso dispensar a garagem a verdade é que se no futuro quiser vender o apartamento o vende mais rápido com uma garagem do que sem garagem

no entanto tem-se vantagens em viver no último andar, pelo menos os vizinhos de cima não incomodam. Se o prédio for bem construído e tiver bom isolamento a questão das humidades e do frio não se coloca.

mas como vai habitar no apartamento apenas um mês por ano, a questão dos vizinhos é irrelevante (digo eu)

eu ia para o terceiro andar com a garagem a pensar numa futura venda. Diz que o 3º andar tem quatro vizinhos, o que excluindo o de cima e o de baixo, sobram 2 no mesmo piso que você. Ou seja o bloco tem pelo menos 3 apartamentos por piso, com 8 pisos, dá 24 apartamentos, isso é gente a mais para as reuniões de condomínio. Se fosse habitar esse apartamento o ano inteiro o mais provável era procurar um prédio mais pequeno.
  8.  # 48

Colocado por: pauloagsantosmesmo que posso dispensar a garagem a verdade é que se no futuro quiser vender o apartamento o vende mais rápido com uma garagem do que sem garagem

Não sei se concordo com isto.
    Como se vê neste caso em concreto, o facto de não ter garagem permite logo à partida apresentar um preço bem mais em conta, e isto já de si num apartamento que aparenta ser superior em tudo o resto. Em igualdade de circunstâncias se calhar a diferença já seria de uns 15 ou 20 mil euros e isso fará a diferença para muitos potenciais compradores. Bastará, tal como o DR1982, que não vejam a garagem como algo indispensável e do que o próprio diz, o local parece potenciar que se chegue a essa conclusão.
    A isto, há a somar o facto de haver muita gente que não se importa de perder muita coisa só para não ter vizinhos por cima. E eu bem os percebo.
    • spoliv
    • 12 dezembro 2017 editado

# 49

Pese embora também pensasse dessa forma, o primeiro (e único) apartamento que tive ficava num 3.º andar sem vizinhos por cima, mas não tinha elevador nem garagem (prédio antigo, mas muito bem situado). Em termos de ruído de facto não tem comparação, é muito mais silencioso (em termos de infiltrações de humidade e obras no telhado foi para esquecer!). Mas quando decidi vender o apartamento sempre pensei que as pessoas desvalorizassem mais o imóvel por não ter elevador do que por não ter garagem, mas a verdade é que duas pessoas que viram o imóvel me afirmaram que o compravam sem o elevador, mas não sem ter garagem! E na minha zona nem era difícil estacionar na Rua, porque por cerca de € 25,00 anuais os residentes podiam estacionar todo o dia, nas zonas de estacionamento pago e havia parques de estacionamento com avenças perto.
  9.  # 50

Neste caso em concreto a comodidade entre estacionar a porta do prédio e no lugar de garagem é praticamente a mesma, a diferença é que no lugar de garagem nao apanha chuva!
    A questao da arrumação sendo lugar de garagem também nao se põe, o lugar serve exclusivamente para arrumar o carro nada mais.
    Actualmente o prédio, desabitado ha uns bons anos, nao apresenta quaisquer sinais de humidade, mas não quer dizer que nao venham a surgir por isso talvez o melhor mesmo seja falar com o condomínio!
  10.  # 51

Colocado por: spolivMas quando decidi vender o apartamento sempre pensei que as pessoas desvalorizassem mais o imóvel por não ter elevador do que por não ter garagem, mas a verdade é que duas pessoas que viram o imóvel me afirmaram que o compravam sem o elevador, mas não sem ter garagem!

Sou capaz de apostar que era gente sem filhos, ou então com os filhos já grandes.
    Estar a subir 3 andares com putos ao colo - que por serem 3 andares eles só aceitarão/conseguirão subir sozinhos perto dos 4 anos - e depois ter de voltar ao carro para carregar as tralhas deles e nossas não é para qualquer um. Em termos de comodidade, mil vezes o elevador, numa situação dessas.
  11.  # 52

Colocado por: mhpinto
    Sou capaz de apostar que era gente sem filhos, ou então com os filhos já grandes.
    Estar a subir 3 andares com putos ao colo - que por serem 3 andares eles só aceitarão/conseguirão subir sozinhos perto dos 4 anos - e depois ter de voltar ao carro para carregar as tralhas deles e nossas não é para qualquer um. Em termos de comodidade, mil vezes o elevador, numa situação dessas.
    Sem falar que há mais probabilidades de vir a arranjar lugar de estacionamento no prédio do que seja instalado elevador!
    Eu estou quase decidido pelo 8, apenas 2 vizinhos, excelente estado, melhores vistas e mais barato 4k, como não preciso muito do lugar de estacionamento por estar fora e tenho esperança que venha a surgir a oportunidade de comprar um lugar de estacionamento!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  12.  # 53

Deve analisar alguns pormenores.
    Há dividas ao condomínio?
    Ha dividas do condomínio a fornecedores?
    Há alguma grande obra prevista para o prédio para o apartamento ser vendido ao desbarato?
    Há vizinhos problematicos?

Em relação aos cães e crianças, começando logo pelo facto de que as crianças não ficam em casa sozinhas quando os donos estão a trabalhar ou vão de fim de semana.
    • DR1982
    • 13 dezembro 2017 editado

# 54

Colocado por: callinasDeve analisar alguns pormenores.
    Há dividas ao condomínio?
    Ha dividas do condomínio a fornecedores?
    Há alguma grande obra prevista para o prédio para o apartamento ser vendido ao desbarato?
    Há vizinhos problematicos?

Em relação aos cães e crianças, começando logo pelo facto de que ascrianças não ficam em casa sozinhas quando os donos estão a trabalhar ou vão de fim de semana.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Onde é que consigo essa informação ? Falando com a administração do condomínio certo?
    E ja agora onde consigo as plantas do apartamento ? Futuramente talvez torne o corredor/cozinha e sala em open space, mas nao sei qie tipo de licenças isso implica e Se as paredes em questão são ou nao estruturais :S
    •  
      larkhe
    • 13 dezembro 2017 editado

# 55

Colocado por: DR1982Onde é que consigo essa informação ? Falando com a administração do condomínio certo?
    E ja agora onde consigo as plantas do apartamento ? Futuramente talvez torne o corredor/cozinha e sala em open space, mas nao sei qie tipo de licenças isso implica e Se as paredes em questão são ou nao estruturais :S

Pede ao vendedor uma declaração da situação do condominio este por sua vez solicita ao condominio .

0.0215 seg. NEW