Colocado por: NortenhoNem me tinha apercebido que já tinha pré-instalação de KNX (li o teu tópico na diagonal). Das duas uma, ou tem a tubagem tradicional em paralelo, ou então está "agarrado" a KNX. Convém confirmar isso, porque condiciona completamente as suas opções.
Colocado por: NortenhoQuando diz "parte elétrica", refere-se ao quê em concreto? Tubos e cabos elétricos?
Em material KNX suspeito que a categoria de equipamentos onde vai gastar mais dinheiro são mesmo os interruptores (se não estiver a pensar num servidor KNX do género do Gira HomeServer).
No meu caso e segundo as minhas contas, para interruptores tenho quase 1700€ de custo (12 de 2 botões e 18 de 4 botões), enquanto que o equipamento essencial (fonte de alimentação, interface IP com routing e 300m de cabo KNX Bus) são 660€, com mais 390€ para actuadores de persianas, 915€ para actuadores de luzes e 225€ para um módulo de 16 entradas binárias (para sensores de portas).
Colocado por: Nortenho1) Devo continuar com o KNX, ou estas ligações podem ser aproveitadas para outras, ou ate desistir e usar algo com FIBARO?
As ligações propriamente ditas só fazem sentido para KNX. Numa instalação tradicional, a cablagem segue do quadro até à aparelhagem (interruptores) e daí é que segue para os equipamentos (luzes, estores, etc). Com KNX não é assim: do quadro segue uma ligação direta a cada equipamento controlado (circuito 220V) e à parte segue uma ligação de baixa voltagem (24V) desde o quadro até à aparelhagem. Neste último caso, tanto pode ser em estrela (uma ligação do quadro direta a cada interruptor), como em série/bus (uma ligação ao primeiro interruptor e daí até ao segundo, daí até ao terceiro, e por aí fora), como mista (em bus até um determinado ponto e em estrela daí para outros pontos).
É que com KNX o controlo (ligar/desligar, etc) está todo no quadro. Os interruptores são "falsos", apenas enviam comandos para os aparelhos do quadro, como se fossem comandos remoto.
Colocado por: LuisPereira
Eu nao tenho qualquer sistema domotica e tenho os interruptores sem "energia" a ir ao quadro e do quadro através de contcatores éque alimento as iluminarias.
Dependendo do tipo de cabos instalados pode nem sequer instalar para ja domitica e se o $$$ for curto poupar uns milhares de euros e um dia mais tarde instalar a domotica.
Colocado por: LuisPereira
Eu nao tenho qualquer sistema domotica e tenho os interruptores sem "energia" a ir ao quadro e do quadro através de contcatores éque alimento as iluminarias.
Dependendo do tipo de cabos instalados pode nem sequer instalar para ja domitica e se o $$$ for curto poupar uns milhares de euros e um dia mais tarde instalar a domotica.