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  1.  # 1

    Ola

    Queria isolar um telhado num do ultimo andar de um apartamento em lisboa. 'e extremamente frio no inverno com temperatures a rondar os 12-13G

    Que materiais se deveriam utilizar para isolar com deve ser?

    Obrigado!
  2.  # 2

    o problema é apenas o telhado? pode gastar o dinheiro que tiver no telhado mas se o resto do apartamento estiver minado de pontes térmicas é deitar dinheiro ao ar.


    ps, quem me dera que aqui fosse tão quente como o seu apartamento!
  3.  # 3

    Colocado por: antonylemoso problema é apenas o telhado? pode gastar o dinheiro que tiver no telhado mas se o resto do apartamento estiver minado de pontes térmicas é deitar dinheiro ao ar.


    ps, quem me dera que aqui fosse tão quente como o seu apartamento!

    Então, ou se isola tudo ou não se isola nada?
    Tinha ideia que o telhado/laje seria o melhor sitio para começar, por ser onde há mais perdas.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  4.  # 4

    Colocado por: lprolog
    Então, ou se isola tudo ou não se isola nada?
    Tinha ideia que o telhado/laje seria o melhor sitio para começar, por ser onde há mais perdas.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

    Exato, a laje superior isolada e boas caixilharias faz muita diferença. O ar quente sobe e sai por cima, se não houver tanta perda e não entrar ar frio é um grande avanço.
  5.  # 5

    ou se isola ou nao se isola... se isolares a cobertura e tiveres perdas significativas nas janelas de que valeu isolar a cobertura?
    se tiveres boas caixilharias e a soleira for uma ponte térmica de que lhe vale a boa caixilharia?
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosou se isola ou nao se isola... se isolares a cobertura e tiveres perdas significativas nas janelas de que valeu isolar a cobertura?
    se tiveres boas caixilharias e a soleira for uma ponte térmica de que lhe vale a boa caixilharia?

    Se o calor se perde por todo o lado, cortando metade das saídas, ficaremos com sensivelmente metade das perdas. Se cortamos os sítios onde as perdas são maiores, reduzimos ainda mais as perdas. Digo eu, mas não percebo muito disto.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemosou se isola ou nao se isola... se isolares a cobertura e tiveres perdas significativas nas janelas de que valeu isolar a cobertura?

    Vale a pena sim senhor... Na PATORREB 2015, na FEUP, os estudos apresentados demonstraram isso mesmo. O isolamento sobre a laje de esteira num apartamento é uma das intervenções de isolamento termico mais eficientes em termos de custo/ benefício. Mesmo se não optar pelos melhoramentos na restante envolvente.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  8.  # 8

    é uma das intervenções de isolamento termico mais eficientes em termos de custo/ benefício
    isto porque gasta-se menos material para ter algum benefício ao contrário de isolar tudo e ter o benefício total?
    embora perceba isso dessa forma, sou um pouco tudo ou nada nestas coisas...
  9.  # 9

    Os estudos foram efectuados em intervenções em bairros sociais no porto, salvo erro em projectos SAAL.
    No fundo veio confirmar aquilo que que teoricamente as contas já demonstravam, para as tipologias e metodos de construção mas comuns no nosso parque habitacional da 2ª metade do sec XX.
    • sbcnv
    • 14 dezembro 2017 editado

     # 10

    Colocado por: antonylemosou se isola ou nao se isola... se isolares a cobertura e tiveres perdas significativas nas janelas de que valeu isolar a cobertura?
    se tiveres boas caixilharias e a soleira for uma ponte térmica de que lhe vale a boa caixilharia?


    Isto e das coisas mais idiotas ... entao ou e tudo ou nada?

    Se isolou a cobertura e obvio que vai compensar.

    Como ja disseram, isolar a cobertura e dos isolamentos com retorno mais elevado.

    Nao so e de facil execucao, como basta por um pouco de isolamento e consegue logo poupar energia - cerca de 30 a 40% da energia e perdida pela cobertura.

    Essa do isolar tudo ou nada nao leva em conta retornos... sim eu posso apenas isolar cobertura e se calhar o resto nao faz sentido isolar.

    De que me adianta trocar janelas por umas melhores ou isolar as paredes com capoto, se a melhoria desse isolamento se calhar num investimento de 4 mil euros so me vai poupar em energia por exemplo 100 euros ano? Um retorno de 40 anos? Mais valia ficar quieto neste caso e isolar apenas e so onde faz sentido e onde haja retorno.

    Dou-lhe exemplo do meu caso... fiz isolamento APENAS na cobertura e ja estou a poupar cerca de 30% de energia. O payoff do isolamento deve estar pago em cerca de 1 a 1.5 anos .. e ando com duvidas a fazer isolamento de outras coisas simplesmente porque a matematica diz-me que nao vale a pena o payoff. Seria estar a gastar $ por gastar.
  10.  # 11

    Colocado por: sbcnv

    Isto e das coisas mais idiotas ... entao ou e tudo ou nada?

    .


    ya meu.

    dei uma opinião. nao concordas tudo bem, não és obrigado a isso. das coisas que mais gosto é de estar errado nestas discussões.. é sinal normalmente, de que vou aprender alguma coisa. mas normalmente aprende-se mais quando somos confrontados com números concretos, estudos, gráficos etc do que quando nos chamam de idiotas. isso dispenso.
  11.  # 12

    Eu nao o chamei de idiota... o que referi foi que aquilo que foi dito foi idiotice. Coisas diferentes. Mas se o ofendi, peco desculpa.

    Relativamente a numeros da para calcular... faco aqui um quote ao meu outro topico onde fiz uns calculos

    Fazendo as contas

    No meu local a media de HDDs por ano e' de 5900 GrausDiaAquecimento e 900 Graus Dia Arrefecimento (em Farenheit) e com base de 65 F - uma base de 19 C sensivelmente.

    Ora a R10 ... temos uma perda energetica pelo tecto de cerca de 17 milhoes de BTU a um custo de 70 centimos por cada 100 mil BTU de Gas Natural.

    Caldeira com eficiencia a 95% ...

    Ora a subir para os R50 ...

    A perda energetica devera descer para 3.4 milhoes de BTU ... para R60 desce para 2.7 Milhoes

    A 70 centimos por cada 100k BTU, e com tendencia a subir, 'e uma poupanca de 100 dolares anuais.

    No que toca a Ar condicionado temos uma poupanca energetica de 2.2 milhoes de BTU (2.6M para 400k)

    A um preco de cerca de 10 centimos o Kwh a poupanca em ar condicionado seria de 65 dolares +/- para uma poupanca anual de 165 dolares aos precos actuais.


    Com um custo total de 590 dolares, ao qual subtrai subsidio federal e da companhia electrica em 30% no total, um custo out of pocket de 413 dolares. Adicionando os cupoes existentes de 15% da loja, ao preco sem subsidio sao outros 90 dolares logo 323 dolares.

    Parece-me que o payoff com celulose sao apenas 2 anos para recuperar o investimento.

    La rocha no entanto... estamos a falar de 10 anos


    No meu caso a energia esta em BTU mas podemos converter para kWh e este foi para o meu caso em especifico.

    As perdas energeticas tem sobretudo dois factores a ter em conta - a resistencia termica do material e a area existente desse mesmo material.

    Existe outros factores como o diferencial termico entre interior e exterior como e' obvio... mas outros factores como a pressao do ar entre diferentes patamares. Por exemplo, aquilo a que se chama stack effect, onde o sotao esta despressurizado relativamente a area de habitacao, e por ter uma pressao menor, suga o ar da area de habitacao.

    Razao pela qual a cobertura e' das zonas mais eficientes de tratar... paredes +/-.

    Mas fazendo calculos agora para janelas e paredes por exemplo:

    Antes de eu fazer o isolamento da cobertura fiz um levantamento das areas e dos materiais e calculei a perda energetica anual da minha habitacao para uma temperatura base de 18 C

    No meu clima tenho cerca de 6000 HDDs na epoca de aquecimento e cerca de 1000 CDDs na epoca de ar condicionado.

    Fiz o preco medio do kWh e tambem do gas dado que uso gas para aquecimento.

    Com base nisto:

    120 m2 de cobertura = Perda anual de 14.4 Milhoes de BTUs ou 4103 kWh

    100 m2 de paredes = Perda anual de 8 M de BTUs ou 2305 kWh

    Janelas Duplas com um valor U de cerca de 0.28-0.30 = perda anual de 6 M de BTU ou 1750 kWh

    Laje = 6.5 M de BTU ou 1920 kWh

    Infiltracoes = perda anual pela infiltracao de ar 16 M de BTU ou 4689 kWh



    Totais de 60 M Btu por ano ou 17,600 kWh por ano apenas durante a epoca de aquecimento


    Para a epoca de Verao fiz os calculos e dava uma perda total de 10M de Btu's ou 2931 kWh ...


    Ora, olhando para os numeros apenas, podemos ver quais sao aquilo que gasta mais.... cobertura e infiltracao - tudo o que seja pequenas frechas, janelas com vedacao assim assim ... Portas para zonas nao climatizadas etc... porosidade dos materiais, etc

    Ora, depois temos de ter em conta quanto custa cada incremento de R na estrutura.

    No meu caso:

    Sotao tinha R10 +/-

    Janelas - R3,8

    Paredes R 18

    etc

    Se a prioridade e' agora o sotao apenas e so porque e' o maior culpado a par das infiltracoes entao quanto custa por exemplo elevar de R10 para R60?

    No meu caso, precei varios materiais e o melhor e mais barato que consegui para a area de 120 m2 foi de 5 euros por m2 para incremento de R60.

    Portanto cerca de 600 euros de custo total ... Ora, de R10 para R60, qual a melhoria? Nao so neste caso tive uma melhoria das perdas termicas como tambem de infiltracao, dado que o material que escolhi estanca tambem as movimentacoes de ar.

    O novo sotao ao inves de perder 14.4M de Btus passa para 2.7 M de BTUs ... A infiltracao passa para cerca de 9 M de Btus isto porque se a cobertura nao perde energia ao sugar ar, entao se nao existe saida de ar, o ar do exterior nao tem como entrar em termos de movimentacao.

    Ou seja, uma poupanca de 18.7M de BTUs ... durante o inverno.

    Isto traduz-se numa poupanca imediata de ao preco do meu gas natural e da minha caldeira ter uma eficiencia de 92% de 200 dolares/anuais.

    Tivesse eu aquecimento a electricidade e estariamos a falar de 5900 kWh e ao meu preco medio de kWh de 0.08 $, seria uma poupanca de 472 dolares.

    Com os precos da electricidade em Portugal, entao estariamos a falar de uma poupanca 1062 euros!


    E porque nao aumentar o sotao de R60 para R120? Afinal quando e' que se para? Bom ... chega-se a altura que simplesmente nao vale a pena... como os numeros indicam, passar para o dobro do rating corta a perda energetica em metade... obviamente que os retornos sao maiores passar de R1 para R2 ... R2 para R4 e assim sucessivamente.

    Esta tabela e' elucidativa



    Cada patamar custa cada vez mais em temros de material, para uma poupanca cada vez menor.

    No meu caso, a cobertura ja so perde energeticamente 2.7 M de BTU por ano, o que se traduz no custo de 33 euros/anuais. Passar de R60 para R120, custar-me-ia 600 euros, para poupar 15 euros anuais. Nao faz sentido. O retorno seria 40 anos.


    Apos isto, posso melhorar a zona da laje/perimetro da laje e janelas e paredes.

    Paredes ... a 8 M de BTUs de perda anual, tenho um custo anual de 100 euros. Ora, passar dos actuais R18 para R36, implicaria se eu usasse o mesmo material da cobertura apenas 1.25 euros por m2 dado que so precisaria de R19 logo a espessura nao seria tanta como na cobertura. Portanto cerca de 150 euros em material.

    O problema esta na aplicacao ... Teria que construir paredes internas novas para albergar o novo material dado que as paredes existentes nao teriam espaco suficiente. o que implicaria custos muito maiores acima de 1000-2000 euros de certeza.

    Tambem podia fazer pelo exterior com capoto, com material diferente - mais caro - e tambem mao de obra especializada. Com certeza custaria muito mais que 1500 euros.

    1500 euros para uma poupanca de 50 euros anuais ... payoff de 30 anos.

    Janelas? Tambem podemos melhorar... a 6M de BTU anuais tem um custo de 75 dolares/ano em perdas energeticas com um valor U de 0.3 sensivelmente.

    Valor U e' sensivelmente R 3.3 ... problema: passar de uma janela R 3.3 para uma janela R7-R8 estamos a falar ja de janelas de vidro triplo regra geral com peliculas XPTO e cameras de ar/vacuo ... que custam literalmente os olhos da cara cada uma!

    No meu caso era 500-600 euros cada uma para uma janela de vidro triplo com instalacao. No meu caso seria quase 4500 euros para passar de R3.3 para R7-R8 de janela a um custo de 4500 euros ... para poupar o que?

    37 euros por ano? Nao faz sentido nenhum ...

    Portanto a partir destes numeros da para ver o porque de o isolar ou tudo ou nada nao faz sentido.


    Os pontos de breakeven obviamente mudarao consoante o custo da electricidade ... quanto mais cara o custo unitario de electricidade mais rapido o breakeven ... contudo, apesar de eu estar num sitio com electricidade mais barata, tambem vivo num clima com delta termico muito maior que em Portugal entre o interior vs exterior... logo os numeros em PT, mesmo com electricidade mais cara, apesar de ligeiramente diferentes, as conclusoes vao ser as mesmas.


    Isolar coberturas/sotao, como se ve e' das coisas mais simples e eficazes a fazer... nao so pelo baixo custo e retorno elevado, como pelo facto de ser algo muito simples de fazer nao requer qualquer tipo de mao de obra especializada, pelo que qualquer Bricoleiro de fim de semana consegue fazer, ao passo que os restantes, alguns ja requerem mao de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasOs estudos foram efectuados em intervenções em bairros sociais no porto, salvo erro em projectos SAAL.
    No fundo veio confirmar aquilo que que teoricamente as contas já demonstravam, para as tipologias e metodos de construção mas comuns no nosso parque habitacional da 2ª metade do sec XX.


    Posso confirmar que em edifícios com isolamentos deficitários, a primeira medida de melhoria que deve ser considerada é a reabilitação térmica de coberturas, pois é a que se faz sentir de modo mais imediato, sendo também e por norma a mais barata. E normalmente por boa folga.

    Depois da cobertura, paredes exteriores e eventualmente caixilhos, sendo esta a mais óbvia, mas também a mais cara e a de mais difícil retorno financeiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 14

    convenceram-me. mais vale isolar apenas a cobertura do que tudo.
  14.  # 15

    Colocado por: antonylemosconvenceram-me. mais vale isolar apenas a cobertura do que tudo.


    Se tiver 1000 euros para reabilitar, se calhar com 500 isolo a cobertura BEM ISOLADA e ainda sobram outros 500.

    Por outro lado, os mesmos 1000 euros pode dar para uma parede ou para 2 janelas, é uma questão de escolher. Quando o dinheiro abunda as escolhas são fáceis, mas havendo prioridades, então sim, a cobertura é o primeiro passo.
  15.  # 16

    Tambem vivo no ultimo andar e gostaria se saber um pouco mais sobre este assunto.

    La em cima tenho as telhas e logo a placa (com algum espacamento dependendo da zona do telhado), se colocar isolamento em cima da placa melhoro o isolamento termico, correcto?

    Mas o chao la em cima nao esta nada uniforme, qual a melhor forma de isolar?

    Falaram.me de uma empresa que vai la acima e coloca uma espuma por cima do chao, conhecem esta solucao?

    Outra questao é, visto que sao predios juntos uns dos outros, isolando so a minha parte serve de alguma coisa visto que o chao é o mesmo do predio ao lado? (Nao tenho a certeza se existe alguma separacao mas penso que nao)
  16.  # 17

    Colocado por: putefabioTambem vivo no ultimo andar e gostaria se saber um pouco mais sobre este assunto.

    La em cima tenho as telhas e logo a placa (com algum espacamento dependendo da zona do telhado), se colocar isolamento em cima da placa melhoro o isolamento termico, correcto?

    Mas o chao la em cima nao esta nada uniforme, qual a melhor forma de isolar?

    Falaram.me de uma empresa que vai la acima e coloca uma espuma por cima do chao, conhecem esta solucao?

    Outra questao é, visto que sao predios juntos uns dos outros, isolando so a minha parte serve de alguma coisa visto que o chao é o mesmo do predio ao lado? (Nao tenho a certeza se existe alguma separacao mas penso que nao)


    Deve ser espuma projectada de poliuretano. E sim, melhora bastante, mesmo que isole somente na sua área.
  17.  # 18

    ola novamente

    em relacao a essa espuma o meu vizinho falou com uma empresa e eles disseram que a placa tem de estar toda limpinha e regularizada para que a espuma fique bem aplicada.

    torna-se uma tarefa um pouco complicada porque aquilo ficou em bruto, limpar ainda se limpa, agora alisar, nao me parece.

    alguma outra solucao?
  18.  # 19

    Colocado por: putefabioagora alisar, nao me parece.

    Não é preciso nada disso.
    Esqueça o vizinho e fale você com eles.
  19.  # 20

    Ainda em relação às perdas de calor na envolvente, e no caso das coberturas, o principal fator de diferenciação para a envolvente vertical (paredes) tem que ver com a radiação durante o periodo noturno em dias de céu limpo. A nossa extratosfera está a 200 graus negativos (grosso modo) e assim a radiação de calor dos edifícios para o céu (apesar da perda com a distância) é brutal!! É exatamente o mesmo fenómeno que faz aparecer a geada (um rápido arrefecimento das superfícies expostas ao céu em noites limpas faz condensar e gelar a humidade junto ao solo. O mesmo fenómeno permite ainda construir um frigorífico totalmente passivo que irá conseguir temperaturas bem negativas nesse tipo de condições.
    Portanto, isolar bem uma cobertura é também pelo que acabei de expor talvez o melhor investimento em termos de isolamento.
 
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