Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, estando a morar neste momento em apartamento arrendado e tendo de sair até meados de 2018 a pedido do senhorio, estou neste momento a iniciar os primeiros passos para restaurar uma casa que foi dos meus avós.

    Assim sendo conto com a colaboração, críticas e ideias dos demais colegas do fórum que achem pertinentes.

    A habitação é de construção simples (poucas divisões, não tem escada pelo interior e uma das divisões no r/c não tem mesmo passagem por dentro de casa que era para armazenamento de produtos agricolas), mas não tem aparentemente problemas estruturais ou de humidades.

    Basicamente o que pretendia fazer de forma a tornar a casa mais habitável e confortável era:
    - Colocar capoto
    - Reestruturar divisões + escada tipo caracol no interior (ver planta)
    - Actualizar sistema eléctrico e canalizações
    - Nas paredes internas colocar pladur
    - Fazer tecto falso e abaixo do telhado impermeabilizar com roofmate
    - Para o chão pretendia flutuante no 1º piso, no res-chao embora também gostasse de colocar flutuante devido a vir a ter sala + cozinha open space, tenho receio pois tanto quanto sei desaconselham flutuante em cozinhas, mas mesmo que fosse na zona da sala não sei até que ponto pode vir a dar problemas já que a casa foi construída basicamente sobre a terra
    - Colocar recuperador de calor com radiadores nos quartos

    Ficam os desenhos que fiz da casa:
    Casa original Res-Chao

    Casa original - Andar

    Res Chao pretendido

    1º Andar pretendido

    Res Chao pretendido 3D

    1º andar pretendido 3D

    1º andar pretendido 3D-2

    Grato desde já.
  2.  # 2

    Na minha opinião trocava a zona da sala com a cozinha e a dispensa com a WC.
    Uma WC a dar directamente para a sala de estar não faz sentido a meu ver.
    Sobre o capoto é melhor informar-me primeiro se uma vez que a casa não tem as fundações isoladas, não terá depois problemas com humidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xtrilho
  3.  # 3

    Obrigado Bricoleiro, na verdade no meu primeiro desenho eu tinha invertido a cozinha pela sala como sugere, mas os pais e a esposa acharam que seria melhor desta maneira, mas ainda nao esta definido...

    Quanto ao capoto se é que interpreto corretamente, esta a dizer que o capoto nestes casos podera ampliar problemas com humidade?
  4.  # 4

    Colocado por: XtrilhoQuanto ao capoto se é que interpreto corretamente, esta a dizer que o capoto nestes casos podera ampliar problemas com humidade?


    https://forumdacasa.com/discussion/47000/capoto--humidade/
  5.  # 5

    Estou a perceber, e solucoes, ja me disseram que as casas precisam de 'respirar', mas nao sei o que posso fazer na pratica a nao ser andar com as janelas abertas, mas no Inverno nao da muito geito..
  6.  # 6

    Ja agora na zona de Santa Maria da Feira ou arredores têm recomendaçoes de profissionais de confiança, visto necessitar de varias valencias...
  7.  # 7

    Atenção que se tiver problemas no telhado não vai ser o isolamento com roofmate que os vai resolver
    Concordam com este comentário: josealmeida
  8.  # 8

    Problemas como? Que saiba nao tem..
  9.  # 9

    "abaixo do telhado impermeabilizar com roofmate"

    Roofmate não é um impermeabilizante, so alertei porque se tiver problemas de infiltrações a solução não passara por ai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xtrilho
  10.  # 10

    Ahh, entendi obrigado, para ja nao tem infiltracoes e penso que ainda estara em boas condicoes...
  11.  # 11

    Ora bem, acabei de ter orçamento do empreiteiro parte de pedreiro de 20.000€ + IVA, basicamente o orçamento cobre:

    Exterior:
    - Alargar janelas
    - Capoto de 4cm e pintura em todas as paredes
    - Soleiras de granito em todas as janelas, varanda e escadaria
    - Nova fossa séptica

    Interior 1º Piso:
    - Criar divisões em tijolo de 11mm (2 quartos, 1 WC, 1 corredor)
    - Acabamento em todas as paredes e tecto e pintura
    - Colocação de azulejo no WC e envernizar madeiras

    Interior R/C:
    - Fazer o 'buraco' para as escadas
    - Deitar parede abaixo de forma a ficar open space cozinha + sala
    - Alargar WC existente
    - Colocação Pladur em todas as paredes e tecto, exceto a que leva o recuperador de calor que será revestida a tijoleira a imitar pedra
    (Material incluído, sendo o azulejo até 12€ m2 para os WC, parede do recuperador e piso r/c.

    A ponderar - colocação de pladur e tecto falso também no 1º piso +2850€
  12.  # 12

    Colocado por: Xtrilhonão sei até que ponto pode vir a dar problemas já que a casa foi construída basicamente sobre a terra
    Se a casa for isolada, faça uma drenagem em todo o terreno à volta da casa e, se possível, impermeabilizando as fundações pelo lado exterior.

    Colocado por: XtrilhoActualizar sistema eléctrico e canalizações
    Como a casa tem 40 anos, em vez de actualizar, diga substituir (no que diz respeito às canalizações de ÁGUA - que ainda deverão ser em ferro galvanizado).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xtrilho
  13.  # 13

    Não facilite. Vá ter com um arquitecto.
  14.  # 14

    Olá pessoal, tive uma proposta do empreiteiro de colocar isolamento por baixo das telhas no telhado uma folha de alumínio com bolhas de ar no interior, em vez de roofmate, sabem se é solução viável ou será engodo?
  15.  # 15



      esse material é bastante bom. ate porque é mais fino e se quiser aproveitar para sótão caso tenha pouca altura sempre "ganha mais alguma". só não percebi uma coisa: se o senhor não vai mudar o telhado o construtor está a sugerir levantar o telhado para meter o isolamento e depois voltar a assentar a telha?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xtrilho
  16.  # 16

    Ola, ok obrigado fico mais descansado, ja que nao conhecia o material. O telhado tambem vai ser remodelado com novas telhas
  17.  # 17

    Esse material não lhe dá nenhum isolamento térmico que se veja. Reflecte um pouco o calor do sol quando este incide no telhado no verão, mas no inverno vai deixar fugir todo o calor produzido pelo aquecimento dentro de casa.
    Concordam com este comentário: Sérgio KYO, Skinkx
  18.  # 18

    Colocado por: XtrilhoOlá pessoal, tive uma proposta do empreiteiro de colocar isolamento por baixo das telhas no telhado uma folha de alumínio com bolhas de ar no interior, em vez de roofmate, sabem se é solução viável ou será engodo?

    Isso não vale "nada"... se pesquisar no forum tem numerosos comentários sobre o assunto.
    O XPS, ou roofmate tem propriedades muito superiores... Para esse material ser equivalente ao um XPS, teria de ter uma espassura equivalente. Mas pode utilizar essa manta reflectora, não precisa das bolhas, como complemento ao XPS, já que pode ser utilizada como complemento de impermeabilização e ajuda termicamente pois reflecte os infra-vermelhos.


    Colocado por: ruben gasparesse material é bastante bom. ate porque é mais fino e se quiser aproveitar para sótão caso tenha pouca altura sempre "ganha mais alguma".

    Facilita mas tem um desempenho termico muito fraco!!!! portanto não concordo. so como complemento a outro isolamento termico.
    Concordam com este comentário: Sérgio KYO
  19.  # 19

    Ia dizer o mesmo mas como não tenho experiência com. Esse tipo de material optei por não o fazer, mas sempre foi a ideia que tive, que seria um material fraco em que apenas se o sol incidir directamente teria algum tipo de efeito e mesmo assim longe da performance de um bom isolamento, mas mais uma vez não tenho dados ou experiências que suportem esta ideia
  20.  # 20

    Já tive certificados duma marca muito conhecida (5 letras, começa em W e acaba em H) na mão a dizer que isso tinha a mesma performance térmica que uma placa de XPS de 60 mm. A muito custo lá me enviaram os boletins de ensaio e na prática percebe-se que aquilo dá algum jeito no verão, pela reflexão de calor, mas no inverno é como se não estivesse lá nada.

    Isso são, em norma, 5 mm de espuma de polietileno - não há milagres. E os certificados fornecidos eram feitos num laboratório qualquer espanhol, considerando uma parede dupla de 11, mas no fim apresentavam a performance do produto no global, nem descontavam o contributo dos 2 panos de 11, nem informavam que aquela era a performance numa parede dupla incluindo 2 panos de alvenaria.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0200 seg. NEW