Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Mas tenho de deixar dos ensinar.
  2.  # 22

.
    Concordam com este comentário: jorgealves
      FB_IMG_1513328265928.jpg
  3.  # 23

Já agora aproveito este tópico para perguntar: existe algum sistema que permita arrefecer e aquecer (que faça as duas coisas, não aqueça só) através de controlo de termóstato, sem ser o AC?
  4.  # 24

Colocado por: Anonimo18072022A

De grosso modo, para simplificar, tomaria como exemplo o que referiu o callinas.

Dependendo da solução de PRE que escolher poderá gastar entre 15€/m2-35€/m2 + IVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Pois realmente 350 euros por mês para aquecer a casa é muito, acho que iria pensar muito bem antes de ligar o aquecimento, se bem que suponho que estes valores sejam para estar ligado 24 horas por dia, se ligar apenas à noite quando se está em casa ja baixa um bocado certo? É que 350€ para 80m2 é puxadinho...
    • DR1982
    • 15 dezembro 2017 editado

# 25

Colocado por: jorgealvesSe vai fazer obras de fundo pode colocar paredes radiantes.

Ate o jb que nunca tinha feitonenhuma agora esta aplicar numa obra.

E gracas a mim, lol

As obras de fundo que irei fazer caso o apartamento seja realmente muito mal isolado é colocar isolamento pelo interior nas paredes exteriores, as paredes radiantes sao feitas nos muros interiores ou exteriores?
  5.  # 26

Colocado por: DR1982
    As obras de fundo que irei fazer caso o apartamento seja realmente muito mal isolado é colocar isolamento pelo interior nas paredes exteriores, as paredes radiantes sao feitas nos muros interiores ou exteriores?
    aproveita e isola ao mesmo tempo que colocar a parede radiante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  6.  # 27

Colocado por: callinasPelo Custo de exploração, será o AC.

Depois de 6 anos numa casa com AC e agora PRH, nunca mais quero viver numa casa com ac.

Como o apartamento é para arrendar e quem paga a luz é quem lá vive. A pensar em manutenção limpeza e avarias possíveis do AC, sendo local de Verão pouco rigoroso e boa protecção solar que não necessite de arrefecimento, o PRE pode ser de ponderar

Se é para colocar aparelhos a electricidade, o ideal é o AC.

Falarem banhos é um argumento puramente comercial, para empurrar soluções. Obviamente que se tiver AC nos compartimentos principais do apartamento, os banhos também acabam por ficar em equilíbrio.

Agora, se quer conforto, o piso radiante é outra loiça. Mas aí também recomendaria PR a água, por ser mais eficiente, sendo também mais caro. O PRE fica no meio, é barato e dá conforto, mas faz-se pagar mensalmente e também não faz arrefecimento.

Uma nota: por experiência própria, se forem apartamentos para alugar ou vender a malta valoriza mais o AC do que qualquer solução radiante, seja ele qual for, faça apenas quente ou faça quente e frio. Olhos que não vêm, coração que não sente. Se é para vender, meta AC porque é o que a malta gosta - eu discordo, mas comercialmente é o que o cliente quer e o cliente é que paga.

Uma das últimas obras onde estive tem pré-instalação ou instalação final de AC e PRE nos banhos e acho que ainda ninguém sabe sequer ligar aquilo, não sabem para que serve, aquilo está lá porque alguém pôs, nunca se interessaram minimamente. E andar a enterrar dinheiro numa coisa que depois não sabem valorizar também é chato.
  7.  # 28

Isso era o custo dos equipamentos e não os custos de exploração!!
    Sim eu sei, esses 350€ mensais nos meses mais frios foi o valor que o Callinas apontou como sendo o consumo expectável para este caso(80m2).
    Em termos de custos de instalação 15€ m2 em 80m2 (1200€) seria o ideal, ainda para mais que se trata de um apartamento que pretendo vender futuramente, daqui a 10-15anos ...
  8.  # 29

Skinx, a minha intenção ao comprar o apartamento é utilizar por uns 10-15 anos e depois construir uma moradia e vender, daí nao quero estar a enterar uma porrada de dinheiro que depois ninguém me dá nada por isso!

Actualmente o apartamento faz as AQS por esquentador, tem gás canalizado, no entanto não somos
    grandes apreciadores de ter gás em casa, logo a optr por uma solução hidráulica, quer seja ela PRH, parede radiante ou radiadores, provavelmente instalo uma BC que faça as AQS também!

Ar condicionado é uma solução que não gosto, tem a vantagem de fazer frio mas faz-me doer a cabeça, e em termos de custo de instalação deve ser mais cara que o AC, digo eu...

PRE tenho medo que depois só o venha a ligar um ano, felizmente tenho capacidade de o manter ligado todo o mês, mas psicologicamente não me parece que consiga ter um equipamento ligado que me gaste 10€ diariamente...
    • DR1982
    • 15 dezembro 2017 editado

# 30

No pior cenário, com mau isolamento, nunca mais de 190€/mês, considerando 20ºC no interior e mínima de 5ºC no exterior.
    190€ com 20*C nà noite e 17* de dia?
    Quanto ao isolamento vou aplicar isolamento pelo interior ( a decidir ainda qual, quero a solução que me roube a menor área útil possível), isolamento no teto falso, isolar as caixas de estores e aplicar motores de estores elétricos, a caixilharia ja é com vidro duplo, no entanto se assim o justificar mudar 2 janelas pequenas de batente e o vão da sala tambem nao fica nenhuma fortuna!
    Isolar o chao é que é mais difícil embora seja tambem para substituir a tijoleira por flutuante, nao queria criar um degrau na porta de entrada!
  9.  # 31

A 10 anos de utilização e com isolamento térmico nas paredeso pre é a melhor opção excepto se precisar d arrefecimento.
  10.  # 32

Mas tem que ser muito bem gerido.
    Concordam com este comentário: loverscout
  11.  # 33

Colocado por: jorgealvesA 10 anos de utilização e com isolamento térmico nas paredeso pre é a melhor opção excepto se precisar d arrefecimento.
    E para AQS?
  12.  # 34

Colocado por: DR1982Skinx, a minha intenção ao comprar o apartamento é utilizar por uns 10-15 anos e depois construir uma moradia e vender, daí nao quero estar a enterar uma porrada de dinheiro que depois ninguém me dá nada por isso!

Actualmente o apartamento faz as AQS por esquentador, tem gás canalizado, no entanto não somos
    grandes apreciadores de ter gás em casa, logo a optr por uma solução hidráulica, quer seja ela PRH, parede radiante ou radiadores, provavelmente instalo uma BC que faça as AQS também!

Ar condicionado é uma solução que não gosto, tem a vantagem de fazer frio mas faz-me doer a cabeça, e em termos de custo de instalação deve ser mais cara que o AC, digo eu...

PRE tenho medo que depois só o venha a ligar um ano, felizmente tenho capacidade de o manter ligado todo o mês, mas psicologicamente não me parece que consiga ter um equipamento ligado que me gaste 10€ diariamente...

Se o apartamento for pequeno e bem isolado, você talvez consiga fazer a festa por pouco dinheiro, sendo que a tal bomba de calor permite fazer AQS e aquecimento. Fazer frio é opcional, veja se necessita mesmo - por experiência própria, eu vivo num último andar e preciso mesmo de frio, mesmo tendo estores nos vidros, mas já vivi em apartamentos em que não tinha necessidade nenhuma de arrefecimento, nem no pico do calor em Agosto. Bem, um deles tinha uma exposição solar tão boa (uma única fachada, Nordeste) que uma vez dei com a mulher em casa, com um polar vestido, e estavam 38º na rua... LOL

Veja se alguém lhe apresenta aí preços por m2 para o PRE, porque há pouco tempo tivemos aqui esta discussão e eu sou sempre o Judas que diz aquilo que os outros não querem ouvir, mas a sua situação é exactamente aquilo que eu dizia: comparam o PRE com o PRH e somam o valor da bomba de calor - tudo muito certo, só que a bomba de calor também faz outras coisas que o PRE não faz e ao preço do PRE você tem que somar uma bomba de calor para AQS ou manter o esquentador.
  13.  # 35

Colocado por: jorgealvesA 10 anos de utilização e com isolamento térmico nas paredeso pre é a melhor opção excepto se precisar d arrefecimento.

Isso tem que ser visto caso a caso. Mas sim, o PRE sai favorecido num cenário com melhores isolamentos, na medida em que diminui os custos de exploração, que é o que penaliza o PRE porque, como sistema, e convém que alguém o diga, é altamente ineficiente quando comparado com quase todas as outras soluções, porque a energia primária (electricidade) é cara e mal aproveitada.

No que toca ao conforto, acho que já aqui foi discutido, ninguém está em desacordo com nada.
  14.  # 36

Colocado por: DR1982Skinx, a minha intenção ao comprar o apartamento é utilizar por uns 10-15 anos e depois construir uma moradia e vender, daí nao quero estar a enterar uma porrada de dinheiro que depois ninguém me dá nada por isso!

Simplificar. Mantenha o esquentador . Não percebi essa ideia do medo gás. Já tenho lido isso por aqui e não percebo.
    Tem medo que rebente?
  15.  # 37

PRE por 187€/mes é como acreditar que nos meses de frio aquece a casa com BC por 50 €/mes.
    Lemos cada coisa por aqui. Depois o defeito é a afinação ou falta ligar o recuperador e os painéis a dar assistência a BC.
    E preciso ter uma nave espacial em casa para justificar consumos de aquecimento e AQS de menos 100€/mes.
    Quando um recuperador com caldeira aquece a casa e um ventilador de 30€ aquece o wc a baixo custo.
    Quando o investimento não resulta a culpa é do isolamento que é fraco.
    Depois as casas ficam por 1000€/m2. Ficam com certeza.
    Anda muita gente iludida a construir casas de sonho de carregar nos botões.
  16.  # 38

Colocado por: SirruperPRE por 187€/mes é como acreditar que nos meses de frio aquece a casa com BC por 50 €/mes.
    Lemos casa coisa por aqui. Depois o defeito é a afinação ou falta ligar o recuperador e os painéis a dar assistência a BC.
    E preciso ter uma nave espacial em casa para justificar consumos de aquecimento e AQS de menos 100€/mes.
    Quando um recuperador com caldeira aquece a casa e um ventilador de 30€ aquece o wc a baixo custo.

Aquele quadro acima, apesar de considerar a cobertura mal isolada, considera apenas 5 m2 de caixilhos (para um T2 com 80m2?), não entra em conta com perdas por ventilação, pontes térmicas planas e pontes térmicas lineares.

Uma nota: em casas mal isoladas, as pontes térmicas lineares quase nem se fazem sentir. Em casas muito bem isoladas, no fim a maior parte das perdas de energia é precisamente por essas pontes térmicas lineares.

O quadro comparativo tem alguns méritos como análise horária e consideração de tarifas, mas a base pode e deve ser mais bem trabalhada.
  17.  # 39

Colocado por: Sirruperaquece a casa com BC por 50 €/mes
    eu tenho registos de consumos menores.
  18.  # 40

Colocado por: jorgealveseu tenho registos de consumos menores.

No tópico de gastos e consumos apresentam médias de 20 kw por dia com BC. Isso da mais de 100€/mes.

0.0262 seg. NEW