Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Anonimo18072022A
    Informação sobre as características da envolvente.
    Como assim?
    O técnico vai ver o apartamento certo?
  2.  # 82

Mas qual a idade do apartamento? quando foi emitida a licença de utilização ou Autorização de utilização?

Se a licença foi requerida antes de 2006, não há FTH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3.  # 83

Colocado por: Pedro BarradasMas qual a idade do apartamento? quando foi emitida a licença de utilização ou Autorização de utilização?

Se a licença foi requerida antes de 2006, não há FTH.
    O apartamento ja é velhinho, na caderneta predial diz que a data da inscrição na matriz é 1997, penso que seja essa a idade do apartamento certo?
  4.  # 84

Colocado por: DR1982Como assim?

vai ver o apartamento vai classificá-lo e vai fazer recomendações para melhorar a eficiência energética,depois só as faz se quiser.
  5.  # 85

Colocado por: Anonimo06082021também eu me ri quando vi aqueles tubos pendurados lá nas paredes ao melhor estilo do bota pra lá....tubos de uma marca quenão temsistema de paredes nem tectos radiantes.

Ó Bond, não me diga que aquela coisa das certificações e das ETAG só funciona quando é para os outros?...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo06082021
  6.  # 86

Colocado por: DR1982Como assim?

Sim, em condições normais, o PQ visita a fracção, faz o levantamento das situações visíveis, pode considerar outras (não visíveis) mediante fornecimento de projectos ou outras peças que comprovem soluções e no fim, mediante o levantamento e o cálculo de acordo com essas evidências, emite-lhe o certificado sobre o existente, inc/ um estudo de medidas de melhoria relativos a possíveis obras passíveis de serem implementadas, que melhorem o conforto do imóvel.

Como em tudo, haverá preços díspares. Mas mais 100 euros num lado pode obter além do certificado muitas das recomendações que procura e aconselhamento técnico relativamente à implementação dessas soluções. Em boa verdade, ninguém faz isto, pelos preços que se praticam, mas esse até seria o propósito maior da certificação energética, só que como à ADENE apenas importa verdadeiramente a cobrabça das taxas, andamos todos aqui a fazer de conta que isto é uma coisa muito séria e proveitosa. E poderia ser, mas não é.
    Concordam com este comentário: marvi
  7.  # 87

Colocado por: SkinkxÓ Bond
    ó xinks, vai p´ró cesto da gávea.
  8.  # 88

Colocado por: Skinkx

Sim, em condições normais, o PQ visita a fracção, faz o levantamento das situações visíveis, pode considerar outras (não visíveis) mediante fornecimento de projectos ou outras peças que comprovem soluções e no fim, mediante o levantamento e o cálculo de acordo com essas evidências, emite-lhe o certificado sobre o existente, inc/ um estudo de medidas de melhoria relativos a possíveis obras passíveis de serem implementadas, que melhorem o conforto do imóvel.

Como em tudo, haverá preços díspares. Mas mais 100 euros num lado pode obter além do certificado muitas das recomendações que procura e aconselhamento técnico relativamente à implementação dessas soluções. Em boa verdade, ninguém faz isto, pelos preços que se praticam, mas esse até seria o propósito maior da certificação energética, só que como à ADENE apenas importa verdadeiramente a cobrabça das taxas, andamos todos aqui a fazer de conta que isto é uma coisa muito séria e proveitosa. E poderia ser, mas não é.
    Concordam com este comentário:marvi
    Daí a minha pergunta se o CE era de fiar, neste caso falei com o proprietário que precisava disso para a escritura e ele ligou me depois a dizer que ia arranjar um amigo que lhe fazia isso e tal...
    Conclusão vai ser um CE para inglês ver, não me posso fiar nele!
    O que irei fazer, assim que o apartamento for meu é chamar um técnico especializado para que me faça uma avaliação como deve ser, uma avaliação baseada no que realmente está lá feito e nao com base nos projetos, um técnico que perceba realmente do assunto com capacidade para me aconselhar de que forma posso realmente melhorar o apartamento, quanto gastarei nisso e a quem devo recorrer?
  9.  # 89

Havia um user do fórum que fazia isso recorrendo inclusivamente a uma câmara térmica para ver as pontes térmicas...
  10.  # 90

Na minha modesta opinião, acho que todos os peritos deveriam ter câmara termográfica e aparelho para medir vidros.
    Mas, já chegou a chulice de terem que tirar cursos e formações, depois falta o dinheiro para ferramentas de trabalhos.
  11.  # 91

Isso é porque a maior parte das pessoas vê no CE apenas mais um papel que so serve para gastar dinheiro e quanto mais barato melhor, eu queria era saber o que tenho e como posso melhorar... Um CE para inglês ver ja vou ter feito pelo dono!
  12.  # 92

e infelizemente, anda por aí muito técnico que de técnico tem pouco...portanto os CÊ são chapa 5, e quando questionados, patinam....
  13.  # 93

Boas,

Eu então, se não for o recuperador de lareira a aquecer durante o fim de semana, passava menos bem por estes dias.

Durante a semana, como chego tarde, climatizo com o AC. As pedras de aquecimento que estão por dentro das paredes, liguei-as uma vez e está fora de questão ligá-las novamente; gastou-me ~10/12 Kwh, em cerca de 10h, a uma temperatura programada de 19/20º.

Mudei-me há pouco tempo para a Malveira, e a casa que comprei está a sair o contrário daquilo que eu pensava que tinha comprado....fria, fria, fria....chego a ter ter temperaturas de 10º nestas noites mais frias, e sobem quando a temperatura mínima exterior, faz o mesmo. Por norma, anda entre 13º e 16º, com temperaturas mínimas exteriores mais agradáveis.

É um 2º andar (e último) e tenho o sotão por cima.

O CE é B-, e na respectiva ficha técnica do apartamento, diz o seguinte:

Paredes interiores de separação com 15cms
    - Paredes confinantes com outros fogos 25cms
    - paredes entre o fogo e os espaços comuns do edifício 25cms
    - paredes exteriores com 35 cms e caixa de ar com isolamento térmico de poliuterano projectado, com 3 cms.
    - pavimento entre fogos com 30 cms
    - pavimento entre o fogo e espaços comuns 30 cms
    - esteira (separação entre o fogo e cobertura) 30 cms - lage de betão armado, revestida interiormente com estuque projectado e superiormente com placas de poliestereno
    - janelas com vidro duplo sem corte térmico

A construção do telhado parece-me boa, mas não me foi possível verificar se levou roofmate entre a telha e a placa de betão, Uma coisa é certa, antes da telha existe uma altura de ~20cms, desde a face de baixo da placa do telhado.

De espaços a espaços (poucos) existe o respiro da placa, que foi por onde vi que a mesma terá ~10/12cms, depois tem cimento onde assentam as vigotas de betão e a minha dúvida é se entre as vigotas e antes de colocarem a telha, se meteram então a roofmate.
  14.  # 94

Ah, o apartamento tem 2 frentes N/S, mas de Inverno como o Sol está mais baixo, poucos ou nenhuns raios apanha nessa frente, por causa de 1 monte.
  15.  # 95

Colocado por: jorgealvesó xinks, vai p´ró cesto da gávea.

Bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz. O seu fornecedor é que anda sempre a falar em soluções certificadas e já aqui houve um membro que teve de escrever para a Alemanha para informar convenientemente os outros users, porque nem fornecedor nem executante foram capazes de dar explicações obre isso.

Um bom domingo para si também.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  16.  # 96

Colocado por: Skinkxum membro
    exacto foi o Ivo Silva escondido atrás do nome Ecogreentretra team, a mando do manel,

simplesmente deliciosas algumas das questões colocadas.
  17.  # 97

O que irei fazer, assim que o apartamento for meu é chamar um técnico especializado para que me faça uma avaliação como deve ser, uma avaliação baseada no que realmente está lá feito e nao com base nos projetos, um técnico que perceba realmente do assunto com capacidade para me aconselhar de que forma posso realmente melhorar o apartamento, quanto gastarei nessa avaliação e a que técnico devo recorrer?
  18.  # 98

quer a cópia dos mail´s?
  19.  # 99

Colocado por: DR1982e a que técnico devo recorrer?

Fale como sabichão do skinkx, ele sabe tudo e é perito qualificado.
  20.  # 100

Colocado por: DR1982quanto gastarei nessa avaliação e a que técnico devo recorrer?
    existem empresas de diagnosticos habtitacionais: http://checkhouse.pt/ (via google)
    outra: http://www.peritagemdeedificios.com/contactos.html

0.0286 seg. NEW