Iniciar sessão ou registar-se
    • Lieber
    • 26 fevereiro 2008 editado

     # 1

    olá a todos e parabéns pelo fórum.
    Venho aqui expor a minha situação pois estou cheia de medos. Eu e o meu marido vamos construir uma moradia independente por cima da vivenda do meu pai. A casa do meu pai é muito húmida ( e o clima em Caldas da Rainha também é) e mesmo dormindo com alguma roupa de cama e com o aquecedor toda a noite ligado, sente-se a humidade a entrar pelo corpo, é mesmo horroroso. De dia só se está bem nas divisões se a lareira e os aquecedores estiverem todos a trabalhar, o que se torna muito dispendioso.
    Para nós alimentarmos todas estas fontes de calor mensalmente torna-se incomportável, não temos ordenados para isso, o meu pai vive sozinho e nós somos 4 (nós os dois, mais 2 filhos), seriam precisos 2 ordenados para pagar electrecidade, lenha, etc.
    Por isso gostava de logo na construção isolar um bocado a casa, não sei como hei-de fazer? Alguém me pode dar umas luzinhas do que será preciso fazer em fase de construção para combater tanta humidade e que materiais devo utilizar?

    obrigada
    • FLR
    • 27 fevereiro 2008

     # 2

    Parede exterior: regularização do existente com uma argamassa hidrófuga de base, seguida de isolamento térmico pelo exterior (ETICS), vulgo "Capotto" a revestir TODA a casa, existente e ampliação. Não basta revestir a parte nova, senão a humidade entra na mesma por baixo. Cerca de 25 eur/m2 de fachada, descontando janelas. Talvez, na parte nova, parede dupla: uma parede de tijolo de 7/11 cm pelo interior, com afastamento de 3/4 cm (caixa de ar) à parede exterior de tijolo 15cm (atenção: parede dupla na mesma com o isol. termico por fora). Finalmente, no interior, pintura anti-fungica, só para proteger o bom aspecto da parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lieber
  1.  # 3

    Mas Lieber... tem concerteza algum técnico habilitado a fazer-lhe o projecto de alterações... ou não?!? é para isso que este serve para o aconselhar, para cumprir com os regulamentos em vigor, nomeadamente o de comportamento térmico. Será para isso que lhe paga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lieber
  2.  # 4

    FLR... se estás a recomendar sistema ETICS ou capotto... na ampliação é de manter o mesmo sistema... parede simples pode ser com o bloco termico de 25 da MAXIT ou ARTEBEL... para Q gastar dinheiro em parede dupla e em revestimentos não continuos e não retrocompatíveis...

    Atenção à ventilação da casa é importante ventilar a casa, diminui a formação de condensações...
    • FLR
    • 27 fevereiro 2008

     # 5

    Pedro,
    Foi o que eu disse: "capotto em TODA a casa", e "parede dupla na mesma com o isol. térmico por fora". Portanto, o capotto sempre, reveste por fora novo e antigo, e até ajuda a "unir" a nova linguagem e a existente. A parede interior é uma segunda "casca", independente da parede principal isolada. Funcionou bem sempre que utilizei o sistema, para além da questão que já sabemos da abertura de roços para águas, electricidade, etc., sem prejudicar a parede única nem a possível estrutura, mas também para vedar pelo interior caixas de estore e ajudar a resolver a vedação da caxilharia. Na caixa de estore, o que acontece é que ela está totalmente no exterior, e o percurso "circular" do ar entra e sai sem influência no interior. A caixilharia esta atrás, aplicada na parede interior, e o estore corre por fora. Aquela situação em que a caixa ocupa toda a espessura da parede e é coberta por dentro apenas por uma placa de contraplacado ou coisa parecida não funciona nada bem. A minha solução tem resultado, e dispensa bloco térmico, etc. Se quiseres, envio-te um pormenor-tipo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 6

    Quanto às tintas no interior, utiliza uma tinta à base de silicato, de preferência uma tinta natural. Não necessita de antifúngico. Ficas com a casa no interior sem químicos.
    Depois conta como foi o resultado de todas as alterações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lieber
    • Lieber
    • 27 fevereiro 2008 editado

     # 7

    Mas Lieber... tem concerteza algum técnico habilitado a fazer-lhe o projecto de alterações... ou não?!?
    O meu pai é engenheiro civil, só que de certeza que me vai dizer q não vale a pena fazer nada contra as humidades por causa do clima de Caldas.
    Ainda por cima nós vamos dividir a casa ele irá ficar com o r/c e nós com o 1º andar, por isso vamos aproveitar algumas divisões da casa e construir outras de início. Eu ainda não falei com ele sobre o isolamento pois sei que ele me irá dizer que não há dinheiro para tudo, mas eu prefiro isolar a casa ainda em construção para que não tenha no futuro despesas ainda maiores.
    Falámos agora em dividir a casa e fazer-se as obras, ainda não iniciámos os projectos, mas a minha primeira preocupação foi realmente a humidade da casa, uma vez que cresci nela e sem bem como é horroroso. Vim então à Internet à procura de algumas dicas, mas deparei-me com imensas empresas de isolamento e nenhuma resposta às minhas dúvidas, foi quando descobri este fórum, pois o meu objectivo é falar com o meu pai já com algumas dicas para que ele saiba que já reuni alguma informação e que o isolamento é um factor essencial (ele sabe-o, mas em casa de ferreiro espeto de pau…).
    Eu sou uma leiga neste assunto e o que aqui me aconselharam para mim é muito importante.
    • Lieber
    • 27 fevereiro 2008 editado

     # 8

    Obrigada a todos pelos conselhos e dicas.

    <Colocado por: Rui Fernandes...
    Obrigada a todos pelos conselhos e dicas.
    A casa ainda está em fase embrionária e muitas dúvidas ainda ainda irão surgir por isso virei cá seguramente será também uma forma de ir relatando os resultados do que se vai fazer.
  4.  # 9

    Passa por Aki www.isolaaguas.pt
  5.  # 10

    Só mais uma questão caro FLR (ou outro conhecedor!!):

    No meu caso, vou afundar uma cave e fazer nascer paredes para fazer divisórias. Que cuidados especiais devo ter para fazer um pavimento novo impermeável e também evitar que as paredes de tijolo façam de esponja e absorvam humidade da terra?

    Obrigado,
 
0.0153 seg. NEW