Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola, gostaria de saber se alguem me sabe dizer se e obrigatorio uma porta corta fogo de uma moradia com cave com cerca de 130m
  2.  # 2

    Em principio não. Mas se tiver Estacionamento deve meter uma porta E30C no mínimo.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasEm principio não. Mas se tiver Estacionamento deve meter uma porta E30C no mínimo.


    Ou casa de máquinas, por exemplo. Já estive numa casa onde a caldeira de lenha ardeu e a chaminé desapareceu e conheço pelo menos outro caso onde a caldeira a pellets ardeu no sentido do silo e também gerou incêndio no interior da casa (não estive nesta pessoalmente, falei com quem lá foi). Digo eu que, em casos destes, é de todo o interesse que a porta que separa a casa deste espaço (se for esse o caso) tenha resistência ao fogo melhorada.
  4.  # 4

    Em princípio numa cave não há equipamentos a gas...
    Dependendo da potencia instalada... Mas só é local de risco C, acima de 70kW de potencia....
    Mas concordo se houver uma caldeira, para mim acima de 20kW, deve ser dotada de porta CF
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasEm princípio numa cave não há equipamentos a gas...
    Dependendo da potencia instalada... Mas só é local de risco C, acima de 70kW de potencia....
    Mas concordo se houver uma caldeira, para mim acima de 20kW, deve ser dotada de porta CF


    Não é a questão do gás, Pedro, neste momento a queima a biomassa é tão perigosa como o gás, com algumas chaminés que para aí se fazem!

    E claro, onde houver acumulação de combustível, como quando há silos de pellets em zona técnica no interior de uma casa (cave, zona técnica, etc) acho que deve ser tido particular cuidado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    a minha cave centra-se em estacionamento da minha viatura e para guardar coisas.

    no entanto segundo o meu arquiteto nao faz falta porta corta fogo.

    o problema e que a arquiteta da autarquia reprovou o meu projeto, com a desculpa da porta corta fogo. por isso gostaria de saber a legislação
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasEm principio não. Mas se tiver Estacionamento deve meter uma porta E30C no mínimo.


    Veja
    DL224/2015 que Altera o DL 220/2008 - RJ-SCIE
    e o Regulamento técnico - Portaria 1532/2008, não esquecer de ler o previsto para as UT I.
  8.  # 8

    Se o local onde está o estacionamento tiver >50m2 e< 200m2 considerado local de risco C. Tem de lavar a E30C.
    De qq maneira, sendo ou não obrigatórrio, eu na minha casa meteria sempre uma compartimentação entre a zona habitável e o Estacionamento.

    qual é o problema de em vez de um porta "normal, meter um aE30C!? Na vicaima tem portas E30C e superior, com aspecto normal. não precisa ser porta metalica standard ..
  9.  # 9

    eu na minha casa meteria sempre uma compartimentação entre a zona habitável e o Estacionamento.
    e vaziz bem, ha dois anos vi arder um alpendre vizinho por causa de um curto circuito num trator.
 
0.0138 seg. NEW