Colocado por: enf.magalhaesBom : existem pessoas que compram a seguinte arte :
Colocado por: pedrodasilva82
Já agora e visto que e da zona pode-me sugerir alguns empreiteiros, grato pela atenção...
Abraço
Colocado por: larkhe
Se bem me recordo na Serra de Porto de urso existiam la uns empreiteiros jeitosos.
Colocado por: enf.magalhaesBom : existem pessoas que compram a seguinte arte :
Colocado por: mhpintoMais um terreno parecido ao meu. Raios que parece que só com terrenos destes é que a malta consegue ter uma área decente. Adiante.
Não sou arquiteto nem nada que se pareça. Dito isto, de uma forma geral o projeto parece interessante, mas há uma série de aspetos funcionais que pergunto se terão sido devidamente tidos em conta:
Se ou quando tiver filhos, não lhes será muito agradável:
1- a distância a percorrer até ao WC caso seja necessário a meio da noite. Da cama do quarto 3 à sanita da IS1 são quase 10 m.
2- ir ao WC um dia que haja visitas em casa que fiquem para um pouco mais tarde, se forem ainda pequenos e se deitarem cedo como manda a lei.
Por outras palavras: concordo com a ideia de ter apenas 2 WC, eu próprio fiz questão também nisso mesmo, mas nessa configuração acho que o WC comum está longe demais dos quartos e muito exposto à área social.
Se receber uma visita enquanto alguém dorme até mais tarde, será quase inevitável esse alguém acordar. Por outras palavras, nessa configuração de casa creio que facilmente daria para ter a zona dos quartos fisicamente separada da entrada. No mínimo, seria de ponderar uma porta algures no corredor à direita de quem entra em casa, mas ao mesmo tempo isso seria mais uma barreira no circuito quartos-WC comum.
Parte destes "problemas" a meu ver derivam do tamanho do pátio 2, que se traduz em mais área de circulação dentro de casa, e do facto de terem colocado a porta de entrada nessa zona, a meio da casa, sem que pareça haver razão para tal. No meu caso também ficou a meio, mas isso foi porque a zona social ficou para as traseiras do terreno, e não foi por isso que deixou de ficar bem distante da zona mais íntima da casa.
Em termos de áreas, nada a dizer, está mesmo muito parecida à minha ;)
Já reparou na percentagem de terreno que, na prática, vai ficar dedicada à circulação dos carros? Se pensar em quanto lhe custou esse terreno, não acha que merecia uma utilidade mais nobre? Para mim, podendo, e aí não vejo porque não se poderia, os carros devem ficar o mais perto possível da entrada do terreno, para que se possa usufruir o máximo possível do resto do terreno.
Pensa ter uma zona de lazer no exterior? Se sim, onde ficará? O mais natural seria junto ao envidraçado da cozinha mas aí fica completamente exposto a quem passa na rua. Ou então nesse pátio 1, com acesso pela sala de estar, mas esse parece-me algo pequeno, principalmente tendo que deixar livre uma boa passagem para a porta de entrada.
A melhor zona, a meu ver, seria entre a casa e a garagem, mas aí fica no ponto oposto à parte social da casa, o que parece pouco lógico.
Esse grande envidraçado junto à cozinha, que diz estar virado a oeste (poente), vai ficar devidamente sombreado no verão, para essa zona não ficar um forno? Essa pala oblíqua não me parece suficiente (mas se calhar até é, mais uma vez não sou arquiteto).
O mesmo se aplica ao envidraçado na sala de estar (virado a sul, certo?) onde não vejo qualquer pala.
Colocado por: pedrodasilva82o terreno que uso para a circulação do carro é mal aproveitodo, concordo plenamete, mas se fosse a garagem a frente da casa(que era a ideia inicial) perdia o acesso a mais de 1000m de terreno que tenho por traz da casa.
Colocado por: pedrodasilva82A porta de entrada na casa é na frente da casa, junto ao janelão (que acabou de ficar mais pequeno, agora terá apenas 3,60m) e não no patio1, que serã uma janela oscilobasculante
Colocado por: pedrodasilva82patio1, que serã uma janela oscilobasculante
Colocado por: pedrodasilva82o janelão (que está virado a oeste/noroeste) e o envidraçado da sala em principio levarão estores brisa solar, penso que seja sificiente
Colocado por: pedrodasilva82porque repare, se chegar a casa de banho para a area dos quartos vou afasta-la da area social, e como ter 3 casas de banho não é opção, acho que terá que ficar assim, no entanto, a sugestão da porta no corredor parece fazer todo o sentido.
Colocado por: pedrodasilva82sempre que tiver visitas posso sempre fazer na parte de traz da casa, fica um bocado longe da area social, e certo,
Colocado por: pedrodasilva82Muito obrigado pela tua opinião e pelos comentários
No meu caso os carros ficam à frente. Isso não inibe que tenha ficado espaço para que uma viatura aceda às traseiras, caso necessário. Essa zona não será ajardinada, o que poderá levar alguns a dizer que isso vai dar no mesmo, mas para mim é bem diferente saber que está ali um espaço onde não posso meter nunca nada para não travar o acesso dos carros, outra bem diferente é poder meter lá o que quiser desde que seja mais ou menos amovível.
Já agora uma coisa: já imaginou a sua rotina quando chegar a casa vindo das compras? Como a imagina? Meter o carro na garagem e andar tudo até à cozinha carregado com os sacos (quase vale a pena arranjar um carrinho de supermercado), ou parar junto à entrada, sair do carro para meter as compras em casa, e voltar para o carro para o meter na garagem? Qualquer das opções não parece muito prática. Já se o carro ficasse logo à frente... ;)
O facto de eu não ter reparado leva-me a pensar que, ainda que tal seja uma questão muito subjetiva, talvez queira ponderar que seja mais bem definida a zona de entrada. No meu caso, a entrada tem semelhanças à sua e vai ter um ripado em madeira de alto a baixo para definir a área.
Outra coisa, eu considero de extrema utilidade ter um armário logo junto à entrada, para casacos e até calçado (em dias de chuva faz toda a diferença). Facilmente poderia integrar isso aí, com a vantagem de que poderia aproveitar, tal como eu fiz, para dissimular o quadro eléctrico no mesmo armário.
Então porquê um pátio tão grande que acaba por lhe dar uns bons metros a mais de área de circulação?
Sei da vantagem em ter as divisões "canalizadas" todas alinhadas, mas por exemplo se passasse o WC comum para onde tem a essa janela, ficando de frente para o WC da suite (não deixa de ser também um "alinhamento", ainda que tivesse de passar canalizações por baixo do corredor) já ficava mais "à mão" dos quartos, podia ter janela no WC da suite e:
a) Podia encurtar o corredor, poupando em área de circulação e de construção, ou
b) Mantinha o corredor como está e aumentava o pátio da churrasqueira
Não digo que a ideia seja genial, por exemplo é provável que esse pátio tenha essa área para permitir que o sol entre à vontade na sala no inverno, é só para o espevitar a pensar em alternativas.
A solução que propus ao arquiteto e foi adotada foi que nenhum dos dois WC tivesse apenas uma função. O WC da suite está junto à entrada da suite e terá um pequeno hall com uma porta de cada lado (ideia tirada de um hotel) para que possa ser integrado na suite ou no corredor. Ou seja, pode ser WC da suite e WC comum.
O WC comum, tal como no seu caso, serve também de WC de serviço. Entre os quartos e esse WC há outra porta, que também terá a função de isolar os ruídos entre zona social e quartos.
No dia-a-dia, a porta "interior" do hall da suite fica aberta e a suite funciona como tal. Os miúdos usam o WC comum à noite.
Quando houver visitas, a porta "interior" do hall da suite é fechada, abre-se a "exterior" e os miúdos usam esse WC. Fecha-se a porta junto ao WC comum e esse passa a ser exclusivamente WC de serviço.
Com essa configuração do WC da suite, se a festa for grande, esse WC pode também ser usado pelas visitas sem a suite ser "invadida".
No seu caso poderia fazer o mesmo, se conseguir resistir à moda da entrada nos WC das suite ser feita pelo closet ;) Convenhamos que pode até ser "giro" (eu não acho), mas ainda não consegui discernir nisso qualquer mais-valia prática.
Isso é longe de ser a opção ideal. Não me parece muito complicado arranjar forma de ter uma boa área de lazer junto à área social, teria era de se mexer um bom bocado nesse desenho, ao qual me parece que já está muito preso. Por exemplo, repensar esses pátios, puxar a casa toda mais para trás ou, melhor ainda, passar a garagem para a frente do terreno que já a podia usar para criar uma área mais privada entre a garagem e a casa, junto à zona social ;)
Colocado por: pedrodasilva82Concordo, vai ser trabalhado essa ideia... já agora, ripado em madeira como?? fiquei curioso...lol
Colocado por: pedrodasilva82grelhas de relvamento
Colocado por: pedrodasilva82Se reparar na entrada, do lado esquerdo será um armario e não uma parede, esse armário dará apoio ao hall e a sala de refeições...
Colocado por: pedrodasilva82se for como na casa que tenho actualmente, tem uma garagem mas o carro esta sempre na rua...lol
Colocado por: pedrodasilva82pressoponho que estejas a construir ou tenhas construido recentemente
Colocado por: pedrodasilva82quanto é que achas que será o orçamento para este projecto??
Isso é péssimo para se andar a pé em cima. Então se a senhora da casa gostar de saltos altos, ui ui.
Colocado por: Anonimo06082021
que para mim acho que "copiam" muito este homem....John Pawson
são muitas as evidencias.....ou coincidências.
Colocado por: PalhavaPode-se poupar fazendo nós próprios?
Colocado por: Carla Mendes MartinGosto muito do conceito da casa. Está de parabéns pela escolha. Se souber fazê-la condignamente, nessa linguagem, vai resultar muito interessante.
E com um empreiteiro elegante.
Gosto de alguns trabalhos de Aires Mateus, quase todas as casas particulates que vejo deles, não me lembro de ter visto uma que achasse feia. (Já o terminal de Lisboa, não gostei, mas é o que é).