Colocado por: andcalvario
Não concordo muito com isto... As pessoas quando vão construir já tem ideias do tipo de casas que mais gostam e
Colocado por: andcalvarioNão concordo muito com isto... As pessoas quando vão construir já tem ideias do tipo de casas que mais gostam e como a perspectivam. Pelo menos no meu caso assim foi.
Isso é o estilo arquitectonico julgo eu...
Colocado por: enf.magalhaesO melhor consultor ? É o dono de obra percorrer o árduo caminho porque mais ninguém o fará por si .
Colocado por: andcalvarioClaro que invariavelmente no final isso vai-nos custar talvez umas cabeçadas à parede por coisas que deveriam ter sido de outro modo mas acima de tudo o que interessa é estar rodeado de quem nos ajude a chegar à casa que nós idealizamos em função de tudo que fomos vendo ao longo da vida e pensamos para passar grande parte do resto dela.
Colocado por: Carla Mendes Martin
Essa arquitectura é muito específica Pedro. É bonita mas obriga a uma dignidade do todo.
Se apanhas com um empreiteiro que vai tomar opções por ti ( uma vez que não me transpareces como muito assertivo no estilo arquitectonico, não o serás também em todas as opções que o envolvem..) podes acabar por ficar com uma salganhada.
Pede ao teu arquitecto uma referência dum empreiteiroelegante, e faz chave na mão.
Eu fazia-te as escolhas, em consultoria, mas estou em Lisboa :o) Posso é ir dando uns toques no fórum.
Colocado por: pedrodasilva82nada melhor que o autor do projecto para a tarefa...lol
Colocado por: Carla Mendes MartinOK, eu tinha ideia e sabia o que queria, mas o arquitecto é que maturou as ideias e as colocou no papel de acordo com as limitações e com as regras, para mim isso é o tal estilo arquitectónico.
Colocado por: ptuga
Discordo em parte, para fazer m***a da grossa bastam 30 minutinhos e n há bom gestor que o valha. E depois dos erros já estarem feitos, na sua grande maioria a sua resolução é sempre muito complicada.
Um bom gestor (fiscal?) apoia, ajuda, previne e obriga a alterar muita coisa errada, mas se n houve do DO diariamente um trabalho de "fiscalização", como refere o enf. Magalhães existe muita asneira que vai ser feita.
Quanto à planta gosto muito, mas eu daria sempre primazia à sala estar virada para o terreno para se poder ter uma área de lazer exterior, caso a rua não seja de muito movimento.
Colocado por: ptugamas eu daria sempre primazia à sala estar virada para o terreno para se poder ter uma área de lazer exterior, caso a rua não seja de muito movimento.
Colocado por: pedrodasilva82Estar presente, sim... questionar, sem duvida... mandar uns bitaites, porque não ...agora fiscalizar não, mas é a minha opinião...
Colocado por: enf.magalhaesSim é preciso o DO fiscalizar... o fiscal não está lá numa base diária.
Eu vou lá sempre que possível ( quase diário) e de todas as vezes existem dúvidas em pequenos pormenores, muitas vezes resolvo eu , outras vezes quando acho que é um assunto mais relevante chamo o engenheiro e o arquitecto para opinaram.
Além de que tenho de avisar sobre pequenos pormenores para não se esquecerem , ou pequenos pormenores que é preciso melhorarem o acabamento.
Lhe garanto que é a melhor maneira de diminuir o erro e mesmo assim , as vezes descobrimos erros passados uns meses de estarem executados ...
Colocado por: mhpintonão conheço o terreno pelo que é provável que me esteja a escapar algo que impeça que seja feito de outra forma
Como já disse, o seu terreno é muito parecido ao meu e foi exatamente isso que pedi ao meu arquiteto
parto sempre do princípio de que quando as plantas são aqui apresentadas o "grande plano" já foi devidamente pensado e cimentado pelo que normalmente me cinjo a coisas mais de pormenor que possam ter escapado.
De outra forma, faria mais sentido fazer/comprar uma casa daquelas geminadas dos dois lados com um quintalzito atrás, ou até um apartamento com logradouro, sendo que este último caso, desculpe-me a frontalidade, é o que quase parece ser o conceito da sua casa
pense em quanto lhe custou todo esse terreno e se não merecia ter mais retorno desse investimento.
"Ai mas isso não faz sentido que a zona social fica muito longe da entrada", poderão dizer. Pois para mim, problema das visitas se têm de andar mais uns metros para me entrar em casa - eu cá adoro andar - e eu nunca abdicaria de tirar o máximo de partido do terreno - que paguei bem pago - por uma questão tão secundária como essa.
"Ai mas assim as visitas têm de passar pelos quartos antes de entrar e espreitar pelas janelas e os quartos ficam muito expostos da rua". Isso já é problema para o arquiteto resolver da melhor forma e o meu resolveu de uma forma que muito me agradou. Quanto às visitas poderem ver o interior dos quartos, convém lembrar que se alguém passa o portão é como se já tivesse sido recebido dentro de casa, pelo que nada tenho a obstar se conseguir ter um vislumbre do interior dos quartos. Mas até isso se pode controlar facilmente, por exemplo com umas meras cortinas
Poderia até fazer a coisa de maneira a ficar com um espaço já pensado para um dia fazer eventualmente uma piscina. Pode até não valorizar isso agora, mas pode mudar de ideias no futuro e, num cenário de uma eventual venda, é algo que pode tornar a casa mais vendável. Eu, antes de me decidir pela construção, descartei muitas casas apenas com base nisso. Pode dizer que assim também dá, mas é bem diferente ter uma piscina em que possa controlar o que lá se passa sem ter de estar lá ao pé, acredite.
A impressão que me fica é que o pedrodasilva82 não tem filhos (mas pensa ter, vendo o número de quartos da casa) ou se os tem são ainda muito pequenos ou, de outra forma, ainda não percebeu a importância e enorme vantagem de poder controlar o máximo do espaço exterior a partir de dentro de casa. Assim, basta-lhe agora ter onde meter um par de espreguiçadeiras.
Já agora, nessa ótica, onde irão os miúdos brincar dentro de casa?
Colocado por: ****No forum existe os técnicos, os que querem ser técnicos e os que pensam que são técnicos , por isso não se sinta mal , até os grandes arquitetos criticam os seus projetos, existe sempre algo que faríamos diferente..
Colocado por: pedrodasilva82
Eu nao sou alérgico a critica, acredito que a critica nos faz crescer, desde que seja construtiva e coerente, quando passa a depreciativo e ao sabor do momento a conversa é outra. Pensava que este forum servia para ajudar e esclarecer os menos entendidos, cada vez me sinto mais confuso, se calhar avaliei mal a coisa...
Colocado por: mhpintoCaro pedrodasilva82,
As minhas desculpas se o meu último comentário lhe pareceu ofensivo.
Relendo-o, percebo que o tom não foi de todo o mais apropriado. Talvez resultado de uma semana difícil e de estar fortemente necessitado de férias.
Permita-me apenas dizer que algumas das partes que mais parecem tê-lo incomodado não sei dirigiam diretamente a si, pretendiam apenas antecipar o tipo de comentários que já me habituei a ver por aqui, mas isso não desculpa o resto.
Procuro sempre ser construtivo nos meus comentários mas concordo que desta vez não fui feliz.
Mais uma vez as minhas desculpas.
Colocado por: pedrodasilva82
Boas, com esse nick name estou certo que trabalhas na base ou pelo menos moras la perto...lol
Em relação ao sacana do poste, esta mesmo na estrema, vou tentar falar com a PT para o chegar para o fundo da terra, ou então que o tire dali, em ultimo recurso fica, so estrova a fazer o muro. Se poderes diz-me alguns empreiteiros dai da zona, pode ser por mensagem privada, para começar a sondar...lol
Quanto ao projecto, foi o meu cunhado que fez, é um rapaz ja com alguma experiencia em gabinetes que agora se esta a lançar por conta propria, chama-se Tomé Gouveia e é do Casal Dos Claros, Amor, Leiria, caso haja alguem interessado, eu dou o contacto
Colocado por: vcd
Pedro podia enviar-me o contacto do seu cunhado? Estou agora a começar a procura por um arquitecto para a construção de uma moradia em Leiria.