Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: andcalvario
    Não concordo muito com isto... As pessoas quando vão construir já tem ideias do tipo de casas que mais gostam e

OK, eu tinha ideia e sabia o que queria, mas o arquitecto é que maturou as ideias e as colocou no papel de acordo com as limitações e com as regras, para mim isso é o tal estilo arquitectónico.

Colocado por: andcalvarioNão concordo muito com isto... As pessoas quando vão construir já tem ideias do tipo de casas que mais gostam e como a perspectivam. Pelo menos no meu caso assim foi.
    Isso é o estilo arquitectonico julgo eu...

Ok, então talvez eu tenha estilo arquitectónico e não saiba...lol...
  2.  # 62

Colocado por: enf.magalhaesO melhor consultor ? É o dono de obra percorrer o árduo caminho porque mais ninguém o fará por si .

Discordo. Um bom gestor de obra fará-o por si. Especialmente se o DO não tem conhecimentos.

Se os há? Outros quinhentos..Talvez.
  3.  # 63

Colocado por: andcalvarioClaro que invariavelmente no final isso vai-nos custar talvez umas cabeçadas à parede por coisas que deveriam ter sido de outro modo mas acima de tudo o que interessa é estar rodeado de quem nos ajude a chegar à casa que nós idealizamos em função de tudo que fomos vendo ao longo da vida e pensamos para passar grande parte do resto dela.
    Concordam com este comentário:Carla Mendes Martin

Sim, concordo mas acho que o arquitecto do projecto vai dar conta do recado
  4.  # 64

Colocado por: Carla Mendes Martin
    Essa arquitectura é muito específica Pedro. É bonita mas obriga a uma dignidade do todo.
    Se apanhas com um empreiteiro que vai tomar opções por ti ( uma vez que não me transpareces como muito assertivo no estilo arquitectonico, não o serás também em todas as opções que o envolvem..) podes acabar por ficar com uma salganhada.
    Pede ao teu arquitecto uma referência dum empreiteiroelegante, e faz chave na mão.

Eu fazia-te as escolhas, em consultoria, mas estou em Lisboa :o) Posso é ir dando uns toques no fórum.

Muito obrigado Carla pela disponibilidade, fica registado...lol...o meu arquitecto vai acompanhar a obra bem de perto, até porque eu estou longe e ele vai certificar-se de que tudo será feito de acordo com o projecto , nada melhor que o autor do projecto para a tarefa...lol
    Concordam com este comentário: Carla Mendes Martin
  5.  # 65

Sem duvida !
    Mas não deixe que o emad me veja a dizer isto :o)

Colocado por: pedrodasilva82nada melhor que o autor do projecto para a tarefa...lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrodasilva82
  6.  # 66

Pedro,
    Veja esta casa, nomeadamente, os interiores, e o espírito dos interiores, bastante interessante, digo eu, que até pode servir como inspiração.
    http://www.samf.pt/paginas_web/p_1254A_i1.0.html
    • ptuga
    • 22 dezembro 2017 editado

# 67

Colocado por: Carla Mendes MartinOK, eu tinha ideia e sabia o que queria, mas o arquitecto é que maturou as ideias e as colocou no papel de acordo com as limitações e com as regras, para mim isso é o tal estilo arquitectónico.

Discordo em parte, para fazer m***a da grossa bastam 30 minutinhos e n há bom gestor que o valha. E depois dos erros já estarem feitos, na sua grande maioria a sua resolução é sempre muito complicada.
    Um bom gestor (fiscal?) apoia, ajuda, previne e obriga a alterar muita coisa errada, mas se n houve do DO diariamente um trabalho de "fiscalização", como refere o enf. Magalhães existe muita asneira que vai ser feita.

Quanto à planta gosto muito, mas eu daria sempre primazia à sala estar virada para o terreno para se poder ter uma área de lazer exterior, caso a rua não seja de muito movimento.
  7.  # 68

Colocado por: ptuga

Discordo em parte, para fazer m***a da grossa bastam 30 minutinhos e n há bom gestor que o valha. E depois dos erros já estarem feitos, na sua grande maioria a sua resolução é sempre muito complicada.
    Um bom gestor (fiscal?) apoia, ajuda, previne e obriga a alterar muita coisa errada, mas se n houve do DO diariamente um trabalho de "fiscalização", como refere o enf. Magalhães existe muita asneira que vai ser feita.

Quanto à planta gosto muito, mas eu daria sempre primazia à sala estar virada para o terreno para se poder ter uma área de lazer exterior, caso a rua não seja de muito movimento.

Boas, eu sou apologista de que o DO tem que estar presente sempre que possível, agora, fiscalizar ??? Isso é para os fiscais e os arquitetos. Para fiscalizar é preciso saber fazer ou ter conhecimento/credenciação para tal. Se eu soubesse fazer um projecto, não precisava de contratar um arquiteto para o fazer, e eu ate sei fazer uns desenhos, mas não chega... Estar presente, sim... questionar, sem duvida... mandar uns bitaites, porque não ...agora fiscalizar não, mas é a minha opinião...
    •  
      mhpinto
    • 22 dezembro 2017 editado

# 69

Colocado por: ptugamas eu daria sempre primazia à sala estar virada para o terreno para se poder ter uma área de lazer exterior, caso a rua não seja de muito movimento.

Bem, ok, sendo que já somos 3 a dizer o mesmo, e mesmo sabendo que de nada deve valer, eu digo o que mais me incomoda nessa planta. Não o disse antes pois parto sempre do princípio de que quando as plantas são aqui apresentadas o "grande plano" já foi devidamente pensado e cimentado pelo que normalmente me cinjo a coisas mais de pormenor que possam ter escapado. Mas aqui não me parece ser o caso e, seja como for, hoje pouco mais tenho para fazer (viva o pré-Natal), por isso cá vai:

É o facto de a casa estar muito pouco interligada com o exterior. É um defeito (na minha ótica é um defeito e dos grandes) infelizmente muito frequente em vivendas no nosso país, que não consigo entender. Para mim, se se compra um terreno - e se paga bem pago cada m2 - com bastante mais área do que o necessário para a casa, só faz sentido que casa e terreno - todo o terreno - sejam vistos como um espaço único para uma família viver, com o detalhe de uma parte do espaço ser coberto porque às vezes chove e faz frio. De outra forma, faria mais sentido fazer/comprar uma casa daquelas geminadas dos dois lados com um quintalzito atrás, ou até um apartamento com logradouro, sendo que este último caso, desculpe-me a frontalidade, é o que quase parece ser o conceito da sua casa, em que apenas foram tidos em conta dois pequenos pátios como verdadeira extensão exterior da casa. Nesta planta, tudo o que fica para trás do pátio 1 parece ter sido desprezado, tipo anexo. Quanto mais não seja, pense em quanto lhe custou todo esse terreno e se não merecia ter mais retorno desse investimento.

Tudo bem que não conheço o terreno pelo que é provável que me esteja a escapar algo que impeça que seja feito de outra forma, mas, assim à partida, para mim essa casa devia ter sido concebida ao contrário, com a zona dos quartos para a frente do terreno e a zona social para trás.
    Como já disse, o seu terreno é muito parecido ao meu e foi exatamente isso que pedi ao meu arquiteto, mas, aí está, a frente do meu terreno é para norte, pelo que estava mesmo a pedi-las.

"Ai mas isso não faz sentido que a zona social fica muito longe da entrada", poderão dizer. Pois para mim, problema das visitas se têm de andar mais uns metros para me entrar em casa - eu cá adoro andar - e eu nunca abdicaria de tirar o máximo de partido do terreno - que paguei bem pago - por uma questão tão secundária como essa.
    "Ai mas assim as visitas têm de passar pelos quartos antes de entrar e espreitar pelas janelas e os quartos ficam muito expostos da rua". Isso já é problema para o arquiteto resolver da melhor forma e o meu resolveu de uma forma que muito me agradou. Quanto às visitas poderem ver o interior dos quartos, convém lembrar que se alguém passa o portão é como se já tivesse sido recebido dentro de casa, pelo que nada tenho a obstar se conseguir ter um vislumbre do interior dos quartos. Mas até isso se pode controlar facilmente, por exemplo com umas meras cortinas.

Essa planta, passando a zona social para a outra ponta, permitiria criar aí um belo e bem reservado espaço de lazer exterior entre a zona social e a garagem, que deveria ser ótimo no verão pois a própria casa faria sombra. Ao mesmo tempo, ficava com a garagem "à mão" da zona social, pelo que o que atrás referi, de como gerir a rotina de chegar com o carro carregado de compras, era logo resolvido.
    Poderia até fazer a coisa de maneira a ficar com um espaço já pensado para um dia fazer eventualmente uma piscina. Pode até não valorizar isso agora, mas pode mudar de ideias no futuro e, num cenário de uma eventual venda, é algo que pode tornar a casa mais vendável. Eu, antes de me decidir pela construção, descartei muitas casas apenas com base nisso. Pode dizer que assim também dá, mas é bem diferente ter uma piscina em que possa controlar o que lá se passa sem ter de estar lá ao pé, acredite.

A impressão que me fica é que o pedrodasilva82 não tem filhos (mas pensa ter, vendo o número de quartos da casa) ou se os tem são ainda muito pequenos ou, de outra forma, ainda não percebeu a importância e enorme vantagem de poder controlar o máximo do espaço exterior a partir de dentro de casa. Assim, basta-lhe agora ter onde meter um par de espreguiçadeiras.
    Já agora, nessa ótica, onde irão os miúdos brincar dentro de casa?

(as minhas desculpas pelo "testamento")
  8.  # 70

Colocado por: pedrodasilva82Estar presente, sim... questionar, sem duvida... mandar uns bitaites, porque não ...agora fiscalizar não, mas é a minha opinião...

Uma eficiente fiscalização é aquela que está presente sempre que necessário, nem que isso seja todos os dias.
    Hoje qualquer fiscal está à distância de um clique.
    A "presença" do DO é fundamental para fazer chegar o executado ao fiscal. Grande parte das vezes, o fiscal não necessita de estar na obra para efetivamente ser uma mais valia para a mesma.
    Concordam com este comentário: pedrodasilva82
  9.  # 71

Sim é preciso o DO fiscalizar... o fiscal não está lá numa base diária.
    Eu vou lá sempre que possível ( quase diário) e de todas as vezes existem dúvidas em pequenos pormenores, muitas vezes resolvo eu , outras vezes quando acho que é um assunto mais relevante chamo o engenheiro e o arquitecto para opinaram.
    Além de que tenho de avisar sobre pequenos pormenores para não se esquecerem , ou pequenos pormenores que é preciso melhorarem o acabamento.
    Lhe garanto que é a melhor maneira de diminuir o erro e mesmo assim , as vezes descobrimos erros passados uns meses de estarem executados ...
    Concordam com este comentário: pedrodasilva82
  10.  # 72

Colocado por: enf.magalhaesSim é preciso o DO fiscalizar... o fiscal não está lá numa base diária.
    Eu vou lá sempre que possível ( quase diário) e de todas as vezes existem dúvidas em pequenos pormenores, muitas vezes resolvo eu , outras vezes quando acho que é um assunto mais relevante chamo o engenheiro e o arquitecto para opinaram.
    Além de que tenho de avisar sobre pequenos pormenores para não se esquecerem , ou pequenos pormenores que é preciso melhorarem o acabamento.
    Lhe garanto que é a melhor maneira de diminuir o erro e mesmo assim , as vezes descobrimos erros passados uns meses de estarem executados ...
    Concordam com este comentário:pedrodasilva82

Nessa perspectiva concordo plenamente, mas isso para mim não é fiscalizar...
  11.  # 73

Ok - fiscalizar / supervisionar , claro que não me refiro a fiscalizar estrutura , ferro , etc para isso existem os profissionais mas sim é necessária muita " supervisao" do DO .
  12.  # 74

Colocado por: mhpintonão conheço o terreno pelo que é provável que me esteja a escapar algo que impeça que seja feito de outra forma

Peço desculpa mas foi a unica coisa sensata e coerente que disse

Como já disse, o seu terreno é muito parecido ao meu e foi exatamente isso que pedi ao meu arquiteto

Lá está, é o seu projeto, se não conhece o meu terreno, não tem que comparar com o meu, parece que todas as soluçoes dos problemas do meu projeto estão no seu projecto.
    Fico feliz por si...

parto sempre do princípio de que quando as plantas são aqui apresentadas o "grande plano" já foi devidamente pensado e cimentado pelo que normalmente me cinjo a coisas mais de pormenor que possam ter escapado.

Foi exatamente este o objectivo que me levou a iniciar o tópico

De outra forma, faria mais sentido fazer/comprar uma casa daquelas geminadas dos dois lados com um quintalzito atrás, ou até um apartamento com logradouro, sendo que este último caso, desculpe-me a frontalidade, é o que quase parece ser o conceito da sua casa

Peço desculpa se o meu projecto não vai de acordo com a sua ambição, mas para mim esta muito bom tendo em conta todas as limitações.

pense em quanto lhe custou todo esse terreno e se não merecia ter mais retorno desse investimento.

Ja disseste isto uma serie de vezes, fazer jardim não e rentabilizar, serventia também não... vou la plantar bananeiras para vender bananas, não vejo outra maneira de rentabilizar terreno nessa perspectiva... já agora, o terreno foi dado...

"Ai mas isso não faz sentido que a zona social fica muito longe da entrada", poderão dizer. Pois para mim, problema das visitas se têm de andar mais uns metros para me entrar em casa - eu cá adoro andar - e eu nunca abdicaria de tirar o máximo de partido do terreno - que paguei bem pago - por uma questão tão secundária como essa.

Gosta de andar mas disse em outro comentário anterior que fazer 7m do quarto a casa de banho era desconfortável ou levar as compras da garagem a cozinha não era cómodo...

Éra optimo ter os quartos do lado da estrada, sempre que tivesse insónias, em vez de contar carneirinhos.... contava carros...

"Ai mas assim as visitas têm de passar pelos quartos antes de entrar e espreitar pelas janelas e os quartos ficam muito expostos da rua". Isso já é problema para o arquiteto resolver da melhor forma e o meu resolveu de uma forma que muito me agradou. Quanto às visitas poderem ver o interior dos quartos, convém lembrar que se alguém passa o portão é como se já tivesse sido recebido dentro de casa, pelo que nada tenho a obstar se conseguir ter um vislumbre do interior dos quartos. Mas até isso se pode controlar facilmente, por exemplo com umas meras cortinas

Parece que o problema de as visitas terem que "invadir" area pessoal para irem à casa de banho que reportaste num dos teus comentários ja está resolvido.

Poderia até fazer a coisa de maneira a ficar com um espaço já pensado para um dia fazer eventualmente uma piscina. Pode até não valorizar isso agora, mas pode mudar de ideias no futuro e, num cenário de uma eventual venda, é algo que pode tornar a casa mais vendável. Eu, antes de me decidir pela construção, descartei muitas casas apenas com base nisso. Pode dizer que assim também dá, mas é bem diferente ter uma piscina em que possa controlar o que lá se passa sem ter de estar lá ao pé, acredite.

Eu gostava de ter uma casa com todas as características que tens mencionado, infelizmente piscina está fora do meu "paygrade" a não ser que ganhe o euro milhões, o qual vai ser muito difícil porque não jogo...

Possivel venda!! Esta casa é um investimento para a família, não uma oportunidade de negocio

A impressão que me fica é que o pedrodasilva82 não tem filhos (mas pensa ter, vendo o número de quartos da casa) ou se os tem são ainda muito pequenos ou, de outra forma, ainda não percebeu a importância e enorme vantagem de poder controlar o máximo do espaço exterior a partir de dentro de casa. Assim, basta-lhe agora ter onde meter um par de espreguiçadeiras.
    Já agora, nessa ótica, onde irão os miúdos brincar dentro de casa?

Por acaso tenho 2 filhos, eu moro actualmente num t3 com cerca de 90m2 num sitio onde chove 90% dos dias do ano, se eles conseguem arranjam espaço para brincar em 90m2, penso que não terão problemas em arranjar espaço em 180m2.
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
  13.  # 75

Colocado por: ****No forum existe os técnicos, os que querem ser técnicos e os que pensam que são técnicos , por isso não se sinta mal , até os grandes arquitetos criticam os seus projetos, existe sempre algo que faríamos diferente..
    Concordam com este comentário:box

Eu nao sou alérgico a critica, acredito que a critica nos faz crescer, desde que seja construtiva e coerente, quando passa a depreciativo e ao sabor do momento a conversa é outra. Pensava que este forum servia para ajudar e esclarecer os menos entendidos, cada vez me sinto mais confuso, se calhar avaliei mal a coisa...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  14.  # 76

Colocado por: pedrodasilva82

Eu nao sou alérgico a critica, acredito que a critica nos faz crescer, desde que seja construtiva e coerente, quando passa a depreciativo e ao sabor do momento a conversa é outra. Pensava que este forum servia para ajudar e esclarecer os menos entendidos, cada vez me sinto mais confuso, se calhar avaliei mal a coisa...
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021

Se tirar o melhor de cada comentário que outros users pela sua vivência/experiência colocam, vai ver que até consegue alguma ajuda. Acredito que já leu por aqui coisas que nunca nunca tinha pensado.
    Eu por exemplo não sou técnico, limito me a partilhar experiências para tentar impedir que outros como você cometam os mesmos erros que eu.
    Concordam com este comentário: pedrodasilva82, mhpinto
  15.  # 77

Caro pedrodasilva82,
    As minhas desculpas se o meu último comentário lhe pareceu ofensivo.
    Relendo-o, percebo que o tom não foi de todo o mais apropriado. Talvez resultado de uma semana difícil e de estar fortemente necessitado de férias.
    Permita-me apenas dizer que algumas das partes que mais parecem tê-lo incomodado não sei dirigiam diretamente a si, pretendiam apenas antecipar o tipo de comentários que já me habituei a ver por aqui, mas isso não desculpa o resto.
    Procuro sempre ser construtivo nos meus comentários mas concordo que desta vez não fui feliz.
    Mais uma vez as minhas desculpas.
    Concordam com este comentário: Ivo M
  16.  # 78

Colocado por: mhpintoCaro pedrodasilva82,
    As minhas desculpas se o meu último comentário lhe pareceu ofensivo.
    Relendo-o, percebo que o tom não foi de todo o mais apropriado. Talvez resultado de uma semana difícil e de estar fortemente necessitado de férias.
    Permita-me apenas dizer que algumas das partes que mais parecem tê-lo incomodado não sei dirigiam diretamente a si, pretendiam apenas antecipar o tipo de comentários que já me habituei a ver por aqui, mas isso não desculpa o resto.
    Procuro sempre ser construtivo nos meus comentários mas concordo que desta vez não fui feliz.
    Mais uma vez as minhas desculpas.
    Concordam com este comentário:Ivo M

Nao tem problema amigo, a unica coisa que eu nao quero e sair daqui mais confuso do que o que entrei....lol
    • vcd
    • 14 julho 2018

# 79

Colocado por: pedrodasilva82

Boas, com esse nick name estou certo que trabalhas na base ou pelo menos moras la perto...lol
    Em relação ao sacana do poste, esta mesmo na estrema, vou tentar falar com a PT para o chegar para o fundo da terra, ou então que o tire dali, em ultimo recurso fica, so estrova a fazer o muro. Se poderes diz-me alguns empreiteiros dai da zona, pode ser por mensagem privada, para começar a sondar...lol

Quanto ao projecto, foi o meu cunhado que fez, é um rapaz ja com alguma experiencia em gabinetes que agora se esta a lançar por conta propria, chama-se Tomé Gouveia e é do Casal Dos Claros, Amor, Leiria, caso haja alguem interessado, eu dou o contacto

Pedro podia enviar-me o contacto do seu cunhado? Estou agora a começar a procura por um arquitecto para a construção de uma moradia em Leiria.
  17.  # 80

Colocado por: vcd
    Pedro podia enviar-me o contacto do seu cunhado? Estou agora a começar a procura por um arquitecto para a construção de uma moradia em Leiria.

Claro, diz-me o teu e-mail

0.0369 seg. NEW