Boas malta, tenho uma dúvida e gostaria da vossa ajuda. - vou ter uma garagem com 6mts de frente. O eng. responsável aconselha dois portões de garagem com pilar ao centro ao invés de um único portão com cerca de 5mts de largura. Segundo ele, a estrutura teria de ser reforçada para suportar um vão tão grande e a probabilidade de problemas é superior do que colocando dois portões. Opiniões?
Se o calculo da estrutura ficar bem feito, não me parece haver qq problema. Se em obra seguirem o projecto, idem. Pode-lhe é ficar umas centenas de euro mais caro essa zona da estrutura, mas nada de exorbitante. Outro problema que pode´ra haver é não ter altura para a viga... Mas pelos vistos não há impedimento geométrico. Um portão de 5m, é muito mais pratico e versátil do que ter dois de 3.... se calahr no alçado tam´bem irá ficar melhor... Nao sei.
O que lhe diz o Arquitecto autor do projecto de arquitectura.
Aconselha dois portões. Por uma questão de estética e de experiência. Segundo ele, quanto maior o portão, mais caro e maior probabilidade de problemas.
Se falhar a luz ou avariar consegue abrir à mão um portão dessa envergadura?
Mas colocando um "super motor" em principio livra-se de avarias até porque na gama alta dos motores já só devem andar os bons. Pois para portões pequenos já existem motores de "mil" marcas à venda... com a respectiva qualidade e fiabilidade em teoria piores.
e cada vez que vai a garagem, ou andar cá por fora, no entra e sai, vai querer abrir esse portão de 5 metros? ou vai colocar uma daquelas portas de homem no meio do portão?
entre dois portões mais pequenos e um maior com a tal porta, são opções..