Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No outro dia estava a passar numa zona rural e fiquei um pouco perplexo a olhar para uma linha de distribuição de energia eléctrica a média tensão (umas dezenas de kV, calculo, a avaliar a olhómetro a envergadura da insatalação).

    Ora, o mais comum é ver distribuição em trifásico usando 3 fios (um por fase) ou 6 fios (2 por fase, provavelmente por redundância). Os transformadores em cada extremo da linha estão ligados em triângulo ou zigue-zague.

    Mas desta vez olhei (e olhei, e voltei a olhar) e a instalação estava feita a 4 fios. O mais lógico é pensar em 3 fases mais neutro, mas seria a primeira vez que via tal coisa.

    Alguém me sabe esclarecer um pouco melhor?
  2.  # 2

    Não percebi bem.
    Não será distribuição de energia é o 4o fio para iluminação pública?
    • ClioII
    • 19 dezembro 2017 editado

     # 3

    Colocado por: callinasNão percebi bem.
    Não será distribuição de energia é o 4o fio para iluminação pública?


    A iluminação pública tem tipicamente circuitos próprios e é feita em baixa tensão.

    O caso que vi era uma linha aérea suspensa de postes em treliça, embora não dos "gigantescos" (esses são de alta tensão)

    Imagine isto, mas em vez dos três fios habituais, tem 2 fios de cada lado:

  3.  # 4

    o 4º fio naõ estava por cima?

    Ja tenho visto com o 4º por cima, mas esse é para efetuar as descargas atmosfericas a terra sem atingir os outros cabos.
  4.  # 5

    Colocado por: larkheo 4º fio naõ estava por cima?

    Ja tenho visto com o 4º por cima, mas esse é para efetuar as descargas atmosfericas a terra sem atingir os outros cabos.


    Em jeito de pára-raios, é isso?

    Não, o 4º fio não estava por cima. Se imaginarmos que os fios atravessam uma folha de papel perpendicular a estes, os furos descrevem os cantos de um rectângulo. Daí me ter chamado a atenção...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes
  5.  # 6

    Colocado por: ClioII

    Em jeito de pára-raios, é isso?

    Não, o 4º fio não estava por cima. Se imaginarmos que os fios atravessam uma folha de papel perpendicular a estes, os furos descrevem os cantos de um rectângulo. Daí me ter chamado a atenção...


    Sim em jeito de para raios ,

    Mas quarto fio ou seria Neutro ou seria Terra que no caso da Media Tensao tb é Neutro pois o Neutro e feito com a terra do transformador.
  6.  # 7

    Poderá ser um cabo de fibra óptica,
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Xtrilho, aacc
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro Silva 85Poderá ser um cabo de fibra óptica,
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Xtrilho


    Não me lembrei disso. Eles pareceram-me todos iguais, mas passado este tempo já não digo nada...
  8.  # 9

    Se for a linha que estou a pensar é mesmo 4 condutores.
  9.  # 10

    Colocado por: jorgealvesSe for a linha que estou a pensar é mesmo 4 condutores.


    Não sei que linha é que o Jorge está a pensar, esta em particular fica na zona de São Pedro do Sul, mais coisa menos coisa. Mas imagino que não seja espécime único.

    Caso sejam 4 fios, como se distribuem?
  10.  # 11

    Não sou entendido na área, mas aqui na região temos muito postes desses anormais.
    A fibra óptica por aqui vai por cima não emparelha com nenhum dos três cabos.
    Amanhã se me lembrar tiro uma foto.

  11.  # 12

    Tire uma foto à linha em causa. 4 condutores serão à partida duas linhas para alimentação das subestações dos comboios, que é bifásica.
  12.  # 13

    Colocado por: makambuzioTire uma foto à linha em causa. 4 condutores serão à partida duas linhas para alimentação das subestações dos comboios, que é bifásica.


    Até tirava foto, mas tão cedo não volto ao local. E, sendo São Pedro do Sul, ali não há linha férrea. Já existiu a linha do Vouga, mas nunca foi electrificada (enm nada que se pareça).
 
0.0138 seg. NEW