Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, ja algum tempo tenho acompanhado este forum, e agora chegou a altura em que me decidi que comprar terreno, casa feita esta cada vez mais difícil para o que procura/zona/preços

Entao decidi comprar terreno, esta feito, a escritura será dia 27/12/2017
    O terreno apos a compra vai ser destacado para começar a tratar de tudo para a construção.
    Ainda ando a procura de arquitecto e praticamente de tudo porque nunca construí nem faço ideia do que me espera para alem de dores de cabeça...
    O terreno é o da imagem seguinte,
    https://i.gyazo.com/ac47079d3c2be841b51394a92ddf97bb.jpg
    é tudo mas a minha parte é so a que esta a verde, a parte vermelha vai ser destacada para outro casal da familia.
    As medidas sao 10metros e 30cm de largura por 102metros de comprimento.
    O interesse é numa moradia "tradicional" 4 aguas, t4 de primeiro andar

Alguém daqui recomenda na zona de Aveiro/Ilhavo arquitecto de confiança?
    Se ja tiverem trabalho feito por ele ainda melhor
  2.  # 2

É meu "vizinho". Eu comprei casa chave na mão por não ter conhecimentos nem tempo útil, uma vez que queria dar melhores condições ao meu filho que vinha a caminho. Boa sorte, é uma carga de trabalhos! Informe-se e coloque um bom fiscal independente a ver o que estipula com o arquiteto e empreiteiro.
  3.  # 3

Colocado por: nunoxadAlguém daqui recomenda na zona de Aveiro/Ilhavo arquitecto de confiança?
    Se ja tiverem trabalho feito por ele ainda melhor

Tem aqui pelo menos 2 arquitetos de Aveiro.
    O 2arquitetos e o Rafael Fortes.
    O ultimo tem aqui uma obra exposta.
    https://forumdacasa.com/discussion/51523/70/mhouse/#Item_19
  4.  # 4

Validou junto da camara municipal o que pode construir nesse terreno?

vai ter que pensar muito bem no projecto da tirar o melhor partido desse terreno. com 10m de frente terá que ser uma casa alongada
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 5

conheço o Nuno Silva,

nu . ma | unipessoal, lda

rua de castro matoso, 26A
    3810-079 aveiro

office +351 234 024 396 | mobile +351 962 281 948
  6.  # 6

Colocado por: pauloagsantosValidou junto da camara municipal o que pode construir nesse terreno?

vai ter que pensar muito bem no projecto da tirar o melhor partido desse terreno. com 10m de frente terá que ser uma casa alongada

Eu consigo saber isso antes de ter o terreno a meu nome? Segundo o que me foi informado o terreno tem de estar a meu nome para proceder a essa informação e começar a tratar das papeladas, só depois de dia 27
  7.  # 7

Colocado por: nunoxadEu consigo saber isso antes de ter o terreno a meu nome?

Claro que sim.
  8.  # 8

Colocado por: SupporterÉ meu "vizinho

Meu também...!
    Concordam com este comentário: Supporter
  9.  # 9

Colocado por: sousa tavares

Meu também...!

Esta chafarica está cheia de gafanhões?
  10.  # 10

Pois to a ver que sim :) fui da Gafanha da encarnação, to na Gafanha da Nazaré e vou para a Gafanha do Carmo
  11.  # 11

Colocado por: nunoxadfui da Gafanha da encarnação, to na Gafanha da Nazaré e vou para a Gafanha do Carmo

Há gente mesmo com azar na vida ...
    :)))
  12.  # 12

Colocado por: nunoxadvou para a Gafanha do Carmo

Tenho terreno na Ermida - Ílhavo.

Estou à espera que a respetiva Câmara autorize um pedido de alteração do projeto. De seguida irei fazer um muro de separação do terreno vizinho e,

ao mesmo tempo, de sustentação de terras.

Tenho andado com um grande dilema:

1 - construo ou compro já feito?

2 - se avançar com a obra, qual o sistema construtivo que devo escolher?
  13.  # 13

Gafanha da Nazaré! Bela terra, que muito me orgulha de ser. Tem o senão da poluição das empresas já conhecidas e das estradas eternamente inacabadas.

Sousa Tavares... se tem experiência e percebe algo construa... Caso contrário agarre num bom arquiteto e faça um projeto e peça orçamentos chave na mão. Arranje é um fiscal de obra para acompanhar isso e andar em cima da execução conforme caderno de encargos detalhado...

Seja como for, dá sempre dor de cabeça!
  14.  # 14

Colocado por: sousa tavares1-construo ou compro já feito?

Construa, os gajos da fiscalização precisam de trabalho.

Colocado por: sousa tavares2-se avançar com a obra, qual o sistema construtivo que devo escolher?

O que der mais problemas, para o fiscal ter muito trabalho.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  15.  # 15

Colocado por: nunoxad

Eu consigo saber isso antes de ter o terreno a meu nome? Segundo o que me foi informado o terreno tem de estar a meu nome para proceder a essa informação e começar a tratar das papeladas, só depois de dia 27

vai comprar um terreno sem saber o que pode construir lá?

não é necessário fazer um PIP, mas uma conversa com algum técnico da camâra municipal é de borla e podia tranquiliza-lo.

por exemplo, num terreno com 10m de frente, se poder encostar a casa a um dos lados, ficando sem janela nesse lado, e deixar 3m de distancia para a outra extrema, ainda fica com uma casa com 7m de frente, mas e se a camara não deixar encostar a casa a um dos lados? fica com uma casa com que frente? já pensou nisso.

tente ver se a camara tem um Sistema de Informação Geográfico online para ver se pelo menos o terreno é urbano.
  16.  # 16

Supporter, a minha "experiência" passa pela leitura quase diária dos diferentes tópicos (relacionados com a construção, obviamente...) deste fórum.

Já tenho uma ideia muito precisa do que pretendo. Tão precisa que poderia fazer já um caderno de encargos/mapa de acabamentos sem qualquer

alteração até final da obra.

Também sou adepto da "chave na mão", com exceção de algumas especialidades. Três ou quatro!

O fiscal é imprescindível. Inclusivamente, já cheguei a pedir orçamento ao homem que mais fiscaliza neste fórum.

Com tudo muito bem arrumado/disciplinado pode ser que não dê muita dor de cabeça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  17.  # 17

Colocado por: pauloagsantosvai ter que pensar muito bem no projecto da tirar o melhor partido desse terreno. com 10m de frente terá que ser uma casa alongada

E veja os afastamentos que tem de cumprir em relação aos terrenos vizinhos. No meu caso, também um terreno alongado, a menos de 3 metros não podia meter janelas. Vá lá que, com alguma "engenharia arquitetónica", e pelo facto de a casa ser térrea (com 1º andar era para esquecer) deu para encostar a casa a uma das estremas (à partida não se podia, tinha de ficar a 1,5 m, se não me engano), pelo que a outra lateral já ficou a 3 metros. Se essa "engenharia" não tivesse resultado ia ser um caso bicudo.
    No seu caso, se não der para encostar à estrema de forma nenhuma e se as regras forem parecidas ao meu caso, desses 10 m de largura vai ter de deixar 1,5 m para cada lado. Ou seja fica com 7 metros, mas isso é se não quiser/precisar de dar acesso a um carro às traseiras. Para isso, já tem de dar pelo menos mais 1 m de um dos lados.
    Claro que tudo se resolve, pode é o resultado final não ser do seu agrado. Por exemplo, pode ver-se forçado a fazer a casa mais em altura do que aquilo que gostaria.
    Mas isto é tudo teórico e posso estar a falar de uma realidade que nada tem a ver com a desse local.
    De qualquer forma conviria muito verificar tudo isto antes de avançar para a compra. O ideal seria ter já um arquiteto que o auxiliasse nisso.
  18.  # 18

Colocado por: zedasilvaO que der mais problemas, para o fiscal ter muito trabalho.

Isso não corresponde à verdade. Penso eu... O Zé está à vontade num sistema que não seja a alvenaria?
  19.  # 19

Colocado por: sousa tavaresO Zé está à vontade num sistema que não seja a alvenaria?

Não!
    Teria o dobro do trabalho e certamente alguma coisa ir-me-ia escapar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  20.  # 20

A única "construção alternativa" que fiscalizei era um misto de aço leve e placas de silicato de cálcio.
    Fui chamado quase já no fim da obra, deu para aprender com os erros que tinham sido cometidos.
    :)

0.0206 seg. NEW