Iniciar sessão ou registar-se
    • nesd
    • 19 dezembro 2017

     # 1

    Boa tarde,

    No meu prédio vive um casal de idosos sozinho que é visitado regularmente pela filha (40/50 anos). A filha bate e grita com os pais. Todos os domingos de manhã é uma gritaria e, inclusive, já vários vizinhos viram o casal com marcas de violência física. Os pais não fazem queixa da filha e a filha parece ser maluca.

    Os vizinhos chamam regularmente a polícia e recentemente entrámos em contacto com a APAV para saber se se poderia fazer algo por este casal. A resposta foi dada à empresa de condominio, mas não foi conclusiva.

    Ontem houve um incêndio no apartamento do casal de idosos e o senhor foi para o hospital com as mãos queimadas. 1 carro de bombeiros, 2 ambulâncias e 1 carro de polícia. Quando tudo ficou controlado e todos se foram embora, a filha começou aos berros com a mãe.

    Não há palavras suficientes para descrever esta situação. Enquanto moradores do prédio temos tentado de alguma forma ajudar este casal mas a violência tem escalado e começámos a ficar com receio pela nossa segurança. Estes receios foram ontem confirmados, por sorte nada de muito grave aconteceu, mas colocaram em risco a vida de todos naquele prédio.

    Queria saber duas coisas:
    (i) o que se pode fazer para ajudar este casal. APAV não resultou, queixas à polícia não tem resultado.
    (ii) eles moram numa casa arrendada, deve ser um contrato super antigo. O colocarem em causa a segurança de todos não é razão suficiente para despejo? Sinceramente ficariam melhor num lar sem exposição à filha do que ali.

    Obrigada pela ajuda,
    Ines D.
    • RCF
    • 19 dezembro 2017

     # 2

    Colocado por: nesdo que se pode fazer para ajudar este casal. APAV não resultou, queixas à polícia não tem resultado.

    E essas queixas foram formais? Ou foram apenas chamadas telefónicas?
    Efetuem queixa diretamente no Ministério Público (por escrito), juntando todas as evidências das anteriores queixas na APAV e Polícia.
    Concordam com este comentário: reginamar
    • nesd
    • 19 dezembro 2017

     # 3

    As queixas foram apenas chamadas telefónicas.

    Mas a polícia tendo sido já chamada por diversas vezes, já deveria ter sinalizado o casal de idosos e ter avançado com qualquer tipo de processo contra a filha, ou não? Violência doméstica é um crime público.
  1.  # 4

    Isso é muito grave. Veja esta página da APAV
    • RCF
    • 19 dezembro 2017

     # 5

    Colocado por: nesdAs queixas foram apenas chamadas telefónicas.

    Mas a polícia tendo sido já chamada por diversas vezes, já deveria ter sinalizado o casal de idosos e ter avançado com qualquer tipo de processo contra a filha, ou não? Violência doméstica é um crime público.

    Sim, é crime público e as chamadas telefónicas poderiam bastar. No entanto, como se vê, não terá bastado... e não foi por acaso que questionei isso. Apenas com as chamadas, ainda que a Polícia vá a casa dos idosos, se nada constatar e se os idosos referirem que nada se passa, é possível que a Polícia mais nada faça, isto é, que não comunique nada ao Ministério Público.
    Por isso e tal como já atrás referi, se estão minimamente seguros da situação, recomendo que a comuniquem por escrito ao Ministério Público.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nesd
    • nesd
    • 19 dezembro 2017

     # 6

    Hoje quando liguei para a esquadra disseram que não me podiam informar (por telefone) se o caso já tinha sido passado ao Ministério Público.

    Estamos todos seguros do que se passa, eu sou uma habitante recente do prédio, mas todos dizem que esta situação já se arrasta há vários anos. O senhor do talho e a senhora da papelaria aqui no bairro já viram o senhor idoso com um olho negro. Os andares imediatamente vizinhos ouvem explicitamente os berros. E certamente a polícia também o saberá, estiveram lá ontem mas ainda este fim de semana já tinham sido chamados.

    Muito bem, sendo assim vou comunicar à empresa de condopmínio para começarem a preparar a comunicação ao Ministério Público. Não sei quais serão as consequências desta comunicação, gostava que o casal fosse ajudado, mas neste momento por minha segurança preferia até que fossem para um lar para me sentir mais segura.
  2.  # 7

    Chame a comunicação Social, denuncie onde puder.
    Façam o "cerco" à pessoa responsável pelas agressões e mostrem acima de tudo que estão atentos e que não podem permitir o que se está a passar.
    • RCF
    • 19 dezembro 2017

     # 8

    Colocado por: nesdNão sei quais serão as consequências desta comunicação, gostava que o casal fosse ajudado, mas neste momento por minha segurança preferia até que fossem para um lar para me sentir mais segura.

    O Ministério Público abrirá inquérito, sendo provável que delegue na Polícia a investigação (delega na Polícia a investigação, mas dirige-a).
    Recomendo que sejam cautelosos na participação ao Ministério Público. Foquem-se nas marcas (olho negro e outras) visualizadas nos idosos e nos gritos que ouvem, demonstrando as suspeitas da exposição dos idosos a possíveis agressões e a riscos, mas evitando acusar alguém em concreto. A investigação criminal encarregar-se-á de confirmar essas suspeitas e identificar e acusar quem pratica as agressões.
    Concordam com este comentário: sognim
    • nesd
    • 19 dezembro 2017

     # 9

    ok muito obrigada pelo conselho, vamos avançar por esta via.
 
0.0134 seg. NEW