Iniciar sessão ou registar-se
    • ana65
    • 5 julho 2009 editado

     # 1

    Como estou com problemas com a minha lareira, encontrei este fórum...!
    O que acontece é que tenho uma lareira de canto em que a chaminé é comum à saída de gases do fogão da cozinha. Parece que o construtor da casa dividiu a lareira em duas mas não deve ter sido até ao topo da mesma. Então, quando acendo a lareira na sala tenho de abrir uma janela da cozinha pois caso contrário a cozinha fica cheia de fumo (o que me dá a entender que a saída da lareira é boa mas que o fumo chega a meio da chaminé e faz o retorno para a conduta contigua, descendo e saindo para a cozinha)

    Alguma sugestão???
    Desde já, obrigado
  1.  # 2

    Ana65
    Quando há 2 fugas contiguas (mesmo que vão até ao topo da chaminé) corre-se sempre o risco de o fumo da lareira DESÇA pelo tubo do lado.

    O fumo é mais pesado que o ar, só que como o fumo está quente (portanto aumenta de volume, fica menos denso = mais leve) sobe pela chaminé. Mas quando chega lá acima, já arrefeceu o suficiente e volta a descer.

    A possibilidade de fazer «circuito fechado» (o ar/fumo que sai da sala pela lareira, tem de ser compensado por ar que entre por algum lado) é enorme, e por isso é que uma boa parte do fumo é sugado para baixo pelo tubo que vem da cozinha.

    Ao abrir uma janela na cozinha (ou na sala) está a compensar a saída do ar quente (e fumo) pela lareira, pelo que diminui o problema de o fumo ser sugado de volta para dentro de casa.

    Uma sugestão é AFASTAR as duas saídas (lareira e cozinha), colocar uma extracção estática num deles e garantir que quando acende a lareira EXISTE uma entrada de ar do exterior que compense a saída do ar-quente/fumo (grelha, janela aberta, qualquer coisa!).
  2.  # 3

    Não sei se a moradia/apartamento ainda está na garantia, mas isso é um problema de construção.

    Tire a parte de cima da chaminé e vejam como está feito, se os tubos vêm separados e estão á face da chaminé.

    Coloque um dos tubos uns 30cm mais alto que o outro e se necessário coloque uma divisão entre ambos os tubos, pode ser que resulte (eu já fiz assim em um ou dois casos e resuktou).


    Se não resultar terá de fazer como o amigo Luis explicou e muito bem...
  3.  # 4

    Obrigado

    No entanto, no percebo bem "AFASTAR as duas saídas". Terei de efectuar alterações na chaminé?

    Em relação à janela aberta é o que fazemos e resulta mas é insuportável a corrente de ar que se sente de inverno, neste caso na cozinha.

    Também já houve alguém que me falou na instalação de uma válvula na chaminé da cozinha para que apenas saia o ar e não entre. Não sei bem do que se trata mas também não sei se poderei dar credibilidade a esta solução (?!)

    Ana
  4.  # 5

    Ana65
    A válvula anti-retorno não é eficaz nestes casos. É utilizada - e funciona mais-ou-menos - nos casos de colunas de ventilação comuns com motor de extracção na cobertura.
    Enquanto o motor estiver a funcionar, os cheiros das cozinhas dos vizinhos de baixo não entrarão com tanta facilidade nas dos andares superiores.

    Afastar as duas saídas implica, pelo menos, colocar tubos flexíveis no topo. Depende do que lá tem.

    As lareiras têm uma coisa engraçada. É que podem tornar a casa MAIS FRIA do que estava antes de ser acesa. :-))
    Suponha que está num castelo medieval, de paredes grossíssimas e minusculas janelas, e lá fora está um frio do caraças.
    Ao acender a lareira, o fumo e o ar quente irão subir pela chaminé acima, pelo que algum ar terá de ENTRAR para compensar esta saída. E este ar virá do exterior (pelas frinchas das portas, etc.) e será mais frio que o ar que estava no interior.
    Por isso é que os cadeirões que estavam diante das lareiras eram enormes, até com protecções laterais, para proteger as pessoas que estavam sentadas a aquecer-se com a radiação da lareira do vento frio que lhes vinha das costas. ;-)
  5.  # 6

    Uma questão relacionada com este tema, para quem não sabe abri outro tema aqui.

    https://forumdacasa.com/discussion/8072/moradia-em-sesimbra-reconstrucao/

    Tenho a ideia de nesta moradia construir uma lareira de canto, e partilhar a parede para colocar tubos de extracao do fumo com a chamine da cozinha.
    Ao Fazer uma chamine mais larga que o normal quadrado, na parte de fora, e so mesmo ai a face, a saide de fumos ficar próxima, apanhando todas as correntes de ar, irei ter eses problemas do fumo sair, e voltar a entrar?
    Qual a medida dos tubos que normalmente se usam, e qual a largura que as paredes ficam?
  6.  # 7

    Também tenho um problema de defumação em casa. Nem com janelas abertas lá vai.
    Então se estiver vento, é o caos total: a sala enche-se de fumo e depois persiste o cheiro.

    Para os interessados ficam aqui umas dicas que encontrei através de pesquisa sobre o assunto.

    http://poliscalor.com/Varios/lareiras.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
 
0.0149 seg. NEW