Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Instalei uma nova caldeira a biomassa Hidromatik 30 no meu sistema de aquecimento central com AQS por acumulação.

Antes tinha só uma caldeira a gasóleo para AC.

Sistema esteve parado alguns anos devido ao preço do gasóleo.

As tubagens e acessórios na sala de máquinas, são novos ,válvulas Caleffi. 120 elementos de radiador em dois pisos. Tubagem da instalação 1/2 polegada.
    Pressão da instalação 1.5 Bar no inicio pelo grupo de enchimento, agora depois de trabalhar mais de 24 horas está a 1.8 Bar.

O problema é o seguinte:

A caldeira arranca normalmente e dá prioridade ao termo-acumulador. A válvula anti-condensação fica quente nas 3 ligações.

Quando a válvula de 3 vias inverte, os radiadores começam a aquecer na parte superior (ida) mas não aquecem totalmente mesmo que espere muitas horas. Verifico que a válvula anti-condensação fica fria na ligação “azul”, sinal que está a receber água do retorno dos radiadores.

A minha pergunta é:

A válvula anti-condensação está montada corretamente ? Haverá algum lixo na válvula que não a deixa funcionar corretamente ? Ou será a tubagem do circuito que não tem caudal suficiente por ser de ½ polegada e a bomba de circulação da caldeira puxa também água da válvula anti-condensação ? As tubagens ou radiadores estarão obstruídas, devido aos sistema ter estado parado alguns anos ?

Isto porque a entrada com o ponto vermelho e a saída para o retorno estão sempre muito quentes, dando a ideia que a agua quente que sai da caldeira é desviada para o retorno da caldeira…

Dai a caldeira atingir a temperatura programada (65 graus) e fica em stand-by e os radiadores ainda não estão quentes…

Fechando todos os radiadores, e começando a abrir pelo que está mais perto consigo aquecer alguns radiadores, e o retorno já fica quente, mesmo na entrada da válvula anti-condensação, chegando ao ultimo do primeiro piso já demora muito e não chega a aquecer bem.

Se puderem ajudar agradeço, pois queria passar um natal quentinho....
  2.  # 2

Diagrama da instalação
      Caldeira_05.jpg
  3.  # 3

Tubagem com 12mm diâmetro???
  4.  # 4

Pois.... funcionava com a caldeira a gasóleo....O Picheleiro á 17 anos atrás fez a instalação em PPR 1/2 ! Então será esse o defeito ?
    A instalação que fiz está correta ?
  5.  # 5

Experimente aumentar a temperatura para 75°
    •  
      aacc
    • 20 dezembro 2017

# 6

Colocado por: Gil SilvaTubagem da instalação 1/2 polegada

1/2 ?
    Não devia ser de 3/4?!
  6.  # 7

Purgar radiadores
  7.  # 8

Obrigado pela vossa ajuda. Pois certamente deveria ser 3/4, mas agora só abrindo ranhuras secionando os tubos que alimentam os dois andares poderei melhorar o caudal. Entretanto consegui estabilizar a caldeira mas para isso tive de a colocar no mínimo, poder 1. Assim já se mantém no modo normal.
    Agradeço o vosso comentário em relação a instalação se está bem feita ou se algo poderá estar mal, além da tubagem claro.
    • ik
    • 21 dezembro 2017

# 9

Colocado por: Sergio RodriguesExperimente aumentar a temperatura para 75°

Com ppr? È aguenta?
  8.  # 10

Colocado por: ik

Com ppr? È aguenta?
    em princípio sim mas a ideia era para ver outra coisa
  9.  # 11

Colocado por: Gil SilvaObrigado pela vossa ajuda. Pois certamente deveria ser 3/4, mas agora só abrindo ranhuras secionando os tubos que alimentam os dois andares poderei melhorar o caudal. Entretanto consegui estabilizar a caldeira mas para isso tive de a colocar no mínimo, poder 1. Assim já se mantém no modo normal.
    Agradeço o vosso comentário em relação a instalação se está bem feita ou se algo poderá estar mal, além da tubagem claro.
    ja experimentou aumentar a temperatura?
  10.  # 12

Boa tarde,

Afinal o problema não era da tubagem como referi anteriormente, mas sim da válvula anti-condensação que faz diminuir muito o caudal.
    Foi retirada a válvula e os radiadores já aquecem totalmente. No entanto a caldeira ainda não está a funcionar bem porque não consegue estabilizar a temperatura e desliga-se quando passa o set point em 2º, ficando em st-by á espera de baixar a temperatura para iniciar novo ciclo de ignição. Isto acontece ciclicamente.
    Vamos ver se a fábrica consegue resolver o problema senão não sei o que fazer.

Obrigado pela vossa ajuda.
  11.  # 13

deposito de inercia, isso é por ter potencia a mais!! coloca um deposito depois da caldeira e antes de entrar para a tubagem dos radiadores
  12.  # 14

Colocado por: Gil SilvaBoa tarde,

Afinal o problema não era da tubagem como referi anteriormente, mas sim da válvula anti-condensação que faz diminuir muito o caudal.
    Foi retirada a válvula e os radiadores já aquecem totalmente. No entanto a caldeira ainda não está a funcionar bem porque não consegue estabilizar a temperatura e desliga-se quando passa o set point em 2º, ficando em st-by á espera de baixar a temperatura para iniciar novo ciclo de ignição. Isto acontece ciclicamente.
    Vamos ver se a fábrica consegue resolver o problema senão não sei o que fazer.

Obrigado pela vossa ajuda.
  13.  # 15

Olá boa tarde,
    O meu pai também está com o mesmo problema com uma caldeira igual, infelizmente o instalador é zero e não consegue resolver o problema. A cadeira chega muito de pressa á temperatura defenida no display depois entra em modulação e em seguida standby. Fica no para arranca. Inicialmente os radiadores esqueciam pouco eu fui verificar os caudais estavam os detentores tudos quase fechados, acabei por regular eu o caudal e aí sim já aquecem ,mas por pouco tempo pois a caldeira acaba por entrar em standby sem chegar á temperatura defenida no cronotermostato. O manual da caldeira tem pouca informação, eu gostaria de saber a temperatura de impulsão para fazer uma experiência, cheira- me que deve ser baixa . Por acaso o Gil sabe ver? Relativamente ao ter muita potência ... até pode ter mas no modo automático ela faz modulação de p1 a p6 logo essa questão nao se põe. Ela devia manter a água à temperatura defenida em modo modulação.
  14.  # 16

Relativamente á válvula anticondensaçao, imagine que a água está a sair a50° e a válvula é tarada a 55° deve complicar o sistema, digo eu na minha ignorância!!!!
  15.  # 17

Colocado por: Sergio Rodriguesdeposito de inercia, isso é por ter potencia a mais!! coloca um deposito depois da caldeira e antes de entrar para a tubagem dos radiadores
    Concordam com este comentário: jorgealves

0.0190 seg. NEW