Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Primeiro: não percebo nada de construção civíl, mas o dinheiro está curto pelo que tenho de fazer as obras eu mesmo.
    A minha casa tem problemas de salitre nalgumas paredes. Depois de ver as hipóteses de mitigação do problema (sei que não se resolve completamente) acabei por optar por tirar o estuque velho e substituí-lo por um novo, pondo primário anti-salitre da Robiallac por cima. A parede onde comecei tem uma camada fina de (presumo) gesso, com uma camada ligeiramente mais grossa de reboco de cal (pelo menos é o que parece pois quando raspado sai o que parece areia com farinha). O total das duas camadas são cerca de 6~8 mm. Para re-estucar o espaço comprei um saco de 25 Kg de massa de acabamento (ZP149 da Fassa Bartolo) e enchi o espaço quase até ao nível da parede existente, em duas vezadas, pensando agora nivelar com uma massa de nivelamente pré-feita (em baldes pequenos).
    A minha dúvida é se estou a fazer isto bem (usando a massa de acabamento em cima do reboco em vez de meter um outro reboco qualquer antes). É que para além do dinheiro o tempo também está curto e a minha mulher já está farta de olhar para buracos nas paredes.

    Obrigado pelas respostas.
  2.  # 2

    Só uma clarificação: não estou a fazer isto na parede toda, só em faixas de ~60 cm de altura junto ao rodapé.
  3.  # 3

    O problema é que o amigo vai gastar tempo e dinheiro e dentro de um ano o problema do salitre aparece novamente.

    Se tem salitre é porque tem humidades, já viu de onde vem essas humidades e se resolveu esse problema?
  4.  # 4

    Como a casa é num R/C e as paredes com salitre são 2 opostas a WCs, 1 oposta à cozinha do vizinho e 1 oposta ao contador de água (que está no hall de entrada do prédio) julgo que tanto pode ser água do chão ou pequenas fugas nos WCs, cozinha do vizinho e contador de água ou canos a deixar sair água. Para saber ao certo teria de partir ainda mais parede e demorar ainda mais tempo, o que não é uma opção agora, pois pretendo mesmo resolver o problema por uns anitos (até me desfartar de obras e ter mais dinheiro disponível) e se fôr caso na altura então trocar canos, chatear o vizinho, etc.
    A minha preocupação por agora é se o que estou a fazer em termos de rebocar a parede está minimamente bem feito.

    Obrigado pelas respostas.
  5.  # 5

    Já agora, como é que se descobre de onde vem a água ? É que depois de tirar o estuque as paredes ficaram cerca de 1 semana ao ar e não vi nenhuma humidade a aparecer no reboco.
    Uma outra coisa que fiz antes de meter a massa de acabamento foi borrifar o reboco com ácido muriático (1/10 de concentração) e nalgumas zonas aquilo fervilhou, o que julgo indicar reacção com alguma coisa alcalina (eventualmente o salitre à superficie do reboco).
    Mas voltando à questão, como é que se descobre de onde vem a humidade se ela não é visível no reboco e sem partir a casa toda ?
  6.  # 6

    ... a reacção é mesmo com o cimento.
  7.  # 7

    As reparações que pensa fazer não vaõ durar uns aninhos talves uns meses, porque o problema vai rapidamente aparecer.

    Deve tentar perceber de onde vem o problema e anular, para detectar o problema só vendo pessoalmente, mas normalmente os problemas aparecem:
    -banheiras e pratos de duche que não têm silicone em volta;
    -a ligação da banehira ao esgoto poderá estar fora do sitio provocando pequenas fugas de água;
    -canalização.

    Tente colocar aqui umas fotografias...
  8.  # 8

    Antes de mais, obrigado pelas respostas.

    Quanto à parede do WC com banheira, a fonte de água pode ser o silicone, que já vi que ao curar encolheu e água deve estar a passar por aí e também por uma coluna de duche, em cujos o-rings não tenho muita fé. Antes de mexer nessa parede irei refazer isso, usando aquela pasta de poliuretano ou o raio, que supostamente para além do mais não enegrece.
    Quanto à parede do outro WC (que estou agora a mexer) o tubo de entrada do autoclismo tinha uma fuga, que ficou a pingar água (muito pouca mas o tubo tinha verdete e o chão tinha uma mancha) durante cerca de 1 ano (até ter arranjado esse WC). Espero ter resolvido essa fuga.
    Quanto à parede do contador da água, uns dos vizinhos disse-me que uns dos contadores (todos os contadores do andar estão na mesma caixa, por trás dessa parede) teve uma fuga mas que tinha sido arranjada. Portanto também espero que a fuga esteja resolvida.
    Quanto à parede da sala, que dá para a cozinha do meu vizinho, aí não sei se o problema subsiste ou se foi alguma coisa temporaria que já foi resolvida. Como agora tenho montes de coisas metidas na sala e a tapar essa zona não consigo determinar nada agora.
    Quanto a fotos, a 'contador.jpg' é da parede que tem os contadores por trás e a outra é da parede do WC sem banheira.
      contador.JPG
  9.  # 9

    Esta é a parede do WC. Na foto anterior já tinha escavado um pouco do estuque (zona mais escura).
      casa_de_banho.JPG
  10.  # 10

    Pois tem aí um problema para toda a vida, esse salitre nunca mais vai desaparecer.

    Pelo que percebi todas as fugas que existiam foram reparadas excepto a da cozinha do vizinho!!

    -Na banheira substitua o silicone existente por silicone sanitário que não fica preto e dura mais.
    -Abra a portinhola onde estão os contadores e passe a mão e veja se tem humidades.

    Se as paredes a reparar estiverem bem secas deve fazer o seguinte:
    -Picar as paredes até ao tijolo;
    -Aplicar um liquido para travar o salitre, este liquido vai travar o salitre qumicamente Kerakoll Sanabuild Fondo;
    -Aplicar massa para enchimento Kerakoll Sanabuild
    -Aplicar barraemnto de gesso Kerakoll Sanabuild Finitura
    -Lixar as paredes
    -Aplicar um bom primario e tinta.
    -Aplicar um bom primário e pintar

    Esta situação poderá durar 2 anos, mas o ideal seria dar em toda a parede até ao tecto, porque ele irá aparecer por cima da zona tratada.

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
 
0.0157 seg. NEW