Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde Caros Senhores,

Sou novo aqui no forum, contudo, já acompanho o mesmo a algum tempo, porém, sem participar. Sou um Eng.º Civil júnior e como tal, ainda tenho que dar o litro para estabelecer uma posição a nível de conhecimento e é isso que pretendo aqui encontrar pela troca de experiências na área da construção.

Sem demoras, neste momento deparo-me com a reabilitação da canalização de um hospital particular que de origem tem canalização em aço inoxidável 304 e 316. Hoje em dia, parece-me que fazer uma canalização com tubagem em aço é cair em desuso e como tal, dada as solicitações da edificação acho que a aplicação de uma canalização em PPR é a melhor opção.

O que acham?

Cumprimentos.
  2.  # 2

Tubagem aço inox 316 l de cravar mete num bolso praticamente todas as outras tubagens, única desvantagem é o preço, de resto na minha opinião é a melhor tubagem de redes de abastecimento e climatização do mercado. Além disso penso que em edifícios tipo hospitalar é mesmo necessário o uso de tubagens aço Inox mas posso estar enganado
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Skinkx, shc
  3.  # 3

Colocado por: Sergio RodriguesTubagem aço inox 316 l de cravar mete num bolso praticamente todas as outras tubagens, única desvantagem é o preço, de resto na minha opinião é a melhor tubagem de redes de abastecimento e climatização do mercado. Além disso penso que em edifícios tipo hospitalar é mesmo necessário o uso de tubagens aço Inox mas posso estar enganado

Confesso que ainda não li nenhum regulamento sobre isso. Contudo, a canalização atual do hospital é um misto de aço 304 e 316 e já se apresenta corroída. Nesse seguimento, as características do PPR chamaram-me a atenção.

Obrigado.
  4.  # 4

Corroída o 316l ? Tem fotos disso?
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  5.  # 5

Colocado por: Sergio RodriguesCorroída o 316l ? Tem fotos disso?

A canalização atual é o 304 e 316, não o 316L. Este ultimo foi apenas uma sugestão minha assim como o PPR. Não tenho fotos ainda, porém, a necessidade de troca passa por a mesma já não estar em condições segundo o que me foi transmitido.

Obrigado.
  6.  # 6

316 L na minha opinião
  7.  # 7

Epá ao inves de PPR,e no sentido que a rede em inox cravada, que é excelente, mas brutalmente cara, em alternativa ia para uma Multicamada tipo UPONOR ou MEPLA... são ambas excelentes soluções também e permitem instalação à vista...
    Agora PPR... isso não.

A GEBERT tem uma excelente linha de tubagem em inox...
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    •  
      aacc
    • 22 dezembro 2017

# 8

JB chamado á cabine de som
  8.  # 9

Eu não tenho a certeza mas acho que existe legislação específica para redes de abastecimento de água para edifícios hospitalares
    Concordam com este comentário: LuisVL
  9.  # 10

10.  # 11

Já vi por alto e de facto fala em uso de material de aço inoxidável 316 ou 316L
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 12

è isso, terá e cumprir as orientações técnicas da :
    As recomendações da ACSS e da DGIES para as redes de distribuição predial
    de AFS e AQS são as seguintes:
     Recomendações e especificações técnicas para edifício hospitalar
    (ACSS, 2011a)).
     Especificações técnicas para tubagens em instalações de águas em
    edifícios hospitalares (ACSS, 2009).
    Na Legislação Nacional é considerado o dimensionamento do SDP de água
    propriamente dito, ou seja, caudais mínimos, pressões, velocidades, entre
    outros requisitos relacionados.
    Nas recomendações da ACSS são aconselhados diversos aspetos técnicos
    que devem ser considerados aquando a instalação de uma rede de distribuição
    predial de água num hospital.
    Segundo as recomendações da ACSS (2011a)) devem ser considerados os
    seguintes aspetos na conceção da rede de AFS e AQS:
     um depósito septado, no mínimo por duas células, com capacidade para
    24 horas de consumo médio diário;
    Implementação de um Plano de Segurança de Águas num Hospital
     um sistema de pressurização de água para consumos gerais
    obrigatoriamente ligado à rede elétrica de emergência;
     as redes de AFS e AQS devem ser executadas preferencialmente em
    aço inoxidável do tipo adequado (AISI 316 L), preferencialmente sem
    soldaduras;
     a rede de AQS deve ser isolada termicamente de acordo com o Decreto
    Lei nº 79/2006, de 4 Abril, e ainda revestida com proteção mecânica nos
    locais à vista;
     a temperatura da rede de AQS deve ser mínimo de 60° C, com uma
    temperatura de retorno de 50° C. No entanto a produção da água quente
    deverá ser superior à temperatura de distribuição, devendo ser no
    mínimo de 70º C e prever a possibilidade do aquecimento a 90° C para
    efetuar um choque térmico;
     pontos de alimentação de centrais de tratamento de água para as
    unidades de tratamento e internamento que o requeiram:
    o fisioterapia e hidroterapia,
    o hemodiálise;
    o produção de água desmineralizada.
    Além das recomendações já mencionadas, devem ser consideradas as
    condições de utilização para os diferentes tipos de matérias nos sistemas de
    distribuição de água que constam nas “Especificações técnicas para tubagens
    em instalações de águas em edifícios hospitalares” da ACSS (2009).
    A título de exemplo no Quadro 1 resumem-se as recomendações presentes
    nas Especificações Técnicas para Tubagens em Instalações de Águas em
    Edifícios Hospitalares da ACSS (2009) para o aço inoxidável, uma vez que as
    redes de AFS e AQS deverão ser executadas preferencialmente com este
    material (ACSS, 2011a)).

Os documentos e orientações técnicas encontra aqui:
    http://www.acss.min-saude.pt/category/prestadores/instalacoes-e-equipamentos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiaguex
  12.  # 13

13.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasEpá ao inves de PPR,e no sentido que a rede em inox cravada, que é excelente, mas brutalmente cara, em alternativa ia para uma Multicamada tipo UPONOR ou MEPLA... são ambas excelentes soluções também e permitem instalação à vista...
    Agora PPR... isso não.

A GEBERT tem uma excelente linha de tubagem em inox...
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues

Pedro, pegue em calibres maiores e veja os preços por metro linear do Geberit Mapress e do Mepla... o que encarece são os acessórios, não o tubo... mas em edifícios hospitalares, acho que o incremente de custo é uma coisa irrisória face ao custo global do edifício, atendendo às condições de serviço do material e à durabilidade da instalação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 15

Colocado por: Anonimo06082021

o que faz isso é o preço e não por ser algo obsoleto....pelo contrario.

falta de experiência!!

que sistema é?....

Obrigado a todos pela ajuda.
    Resumindo. Não vale a pena inventar muito, vai 316L correto?

A minha maior incerteza vem do facto da cliente dizer que a canalização está a ficar corroída.
  15.  # 16

Colocado por: TiaguexResumindo. Não vale a pena inventar muito, vai 316L correto?

Nem pode... é o que esta previsto na documentação para as inst. hospitalares.... ( e está corriodo o quê? ) nos acessórios? nas transições entre materiais?
  16.  # 17

Colocado por: Pedro Barradas
    Nem pode... é o que esta previsto na documentação para as inst. hospitalares.... ( e está corriodo o quê? ) nos acessórios? nas transições entre materiais?

Recebi agora esta foto da tubagem o que acham? Ainda não tive oportunidade de ver pessoalmente esta situação, porém, vejo que o tubo mais danificado parece ser em cobre e tem pinta de remendo.
      IMG-20171228-WA0000.jpg
  17.  # 18

Isso é ferro com forra mecânica de alumínio isso deve ser para climatização, o de aço Inox é o mais pequeno na foto em baixo esse nem pingo de ferrugem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiaguex
  18.  # 19

Colocado por: Sergio RodriguesIsso é ferro com forra mecânica de alumínio isso deve ser para climatização, o de aço Inox é o mais pequeno na foto em baixo esse nem pingo de ferrugem
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiaguex

Confesso que achei estranha a foto e que colei logo nas patologias nem vi o tubo de aço inox junto à parede. Terei que ir ao local.

Muito obrigado.
  19.  # 20

Uma boa solução para substituir as tubagens de ferro do sistema de climatização é por exemplo tubagem aço carbono de cravar

0.0229 seg. NEW