Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Ando às voltas e voltas a tentar escolher a forma mais económica de poupar no meu aquecimento central. Já virei a net e continuo com dúvidas. Mudei-me recentemente para uma moradia (sempre vivi em apartamento) e mal chegou o frio deu logo para ver que não é possível manter a caldeira a gasóleo pois o preço do combustível é simplesmente insuportável. Preciso de alguma ajuda para escolher a melhor combinação possível. Não me importo de investir mais um pouco de início o que mais me importa é os gastos anuais. Quero poder ter a casa quente sem ter que estar sempre a pensar que estou a gastar demais. Os dados do imóvel são os seguintes:

    Área: +/-´250 m2 em R/C e 1º andar
    AC atual: Caldeira a gasóleo com radiadores convencionais (cerca de 140 elementos)
    AQS atual: Esquentador a gás natural
    Boas condições para painéis solares
    Zona: interior norte, bastante frio de inverno
    Não é necessário arrefecimento de verão pois a casa está bem isolada e é fresca de verão.

    O que é que vocês escolheriam numa situação destas?

    Obrigado desde já!
  2.  # 2

    Caldeira de condensação a gás natural?
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chronictown312
  3.  # 3

    Eu isolava ainda mais a casa e colocava uma caldeira de condensação a gás assim para não investir nenhuma exorbitância
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chronictown312
  4.  # 4

    Caldeira de condensação a gás natural?


    Não sei se me está a perguntar se tenho esse equipamento ou se está a sugerir-me. Não tenho esse equipamento. Tenho AQS por esquentador normal, de gás natural. O aquecimento central é a gasóleo. Se me está a sugerir essa solução, eu de facto já pensei nisso e acho que é uma boa solução, mas já houve quem me dissesse que para uma moradia vou gastar muito na mesma. Acha então que é uma boa solução na sua opinião?
  5.  # 5

    Eu isolava ainda mais a casa e colocava uma caldeira de condensação a gás assim para não investir nenhuma exorbitância


    Tem ideia de quanto se pode gastar com uma caldeira de condensação a gás numa moradia de tamanho médio bem isolada?
  6.  # 6

    Mil a dois mil euros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chronictown312
  7.  # 7

    Numa situação semelhante meti uma caldeira a pellets. Tem o incoveninente de ter de carregar os sacos de pellets, de carregar a caldeira periodicamente e aspirar cinzas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chronictown312
  8.  # 8

    A caldeira é da Roca. Não sei o modelo mas tem uns 10 anos mais ou menos.
  9.  # 9

    Numa situação semelhante meti uma caldeira a pellets.


    É uma das opções que tenho em cima da mesa tb. O uma a biomassa que possa queimar além de pellets também caroço de azeitona ou casca de amêndoa. Para já os preços do combustível são atrativos mas já andam por aí pessoal a dizer que vão subir... ;)
  10.  # 10

    Se tem gás natural, mas mesmo gás natural, é não gás canalizado, a opção será uma boa caldeira a gás natural de condensação. Já falaram disso atrás.

    Se quer acabar com o gás em casa, então pode ir para uma caldeira a pellets.

    As caldeiras multicombustivel, que queiman ou caroço azeitona, ou casca amendoa, ou pellets, são muito caras. Será que arranja regularmente caroço ou casca de amendoa que compense o investimento adicional ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chronictown312
  11.  # 11

    Tenho uma caldeira a gás para vender por um terço desses valores.

    A utilização dela acabou por ser diminuta...agora se dá para gás natural só investigando. Ela funcionava com gás das botijas grandes.
  12.  # 12

    Colocado por: Chronictown312

    andam por aí pessoal a dizer que vão subir... ;)


    Antes de comprar li algumas discussões sobre isso, mas cheguei à conclusão que essa conversa já é antiga, mas os preços se vão mantendo, o que faz sentido, há mais procura mas também há cada vez mais oferta e matéria prima não falta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chronictown312
  13.  # 13

    Colocado por: callinasSe tem gás natural, mas mesmo gás natural, é não gás canalizado, a opção será uma boa caldeira a gás natural de condensação. Já falaram disso atrás.



    Sim, tenho mesmo gás natural. O esquentador que tenho é para gás natural. EJá vi que as caldeiras de condensação a gás, as novas, têm uma ótima eficiência e agradam-me. Vou pensar bem. Se a caldeira a gás e a caldeira a pellets ficar (em termos de custos anuais) sensivelmente ao mesmo preço então opto por uma a gás, pois é mais prática e ocupa-me menos espaço. Já agora falaram-me em bombas de aquecimento de média e alta temperatura, que sendo menos eficientes que as de baixa temperatura, tb são boas especialmente se combinarmos com energia solar. Alguém tem alguma experiência com isto?
  14.  # 14

    Colocado por: callinasAs caldeiras multicombustivel, que queiman ou caroço azeitona, ou casca amendoa, ou pellets, são muito caras. Será que arranja regularmente caroço ou casca de amendoa que compense o investimento adicional ?


    Isso acho que arranjo, e a preços interessantes. sensivelmente a 2/3 do preço do preço dos pellets. Mas concordo, são caríssimas. O meu receio é queo combustível suba muito e depois fique na mão, como agora estou com o gasóleo.O gás nesse aspeto dá menos surpresas. Não está fácil decidir-me! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
  15.  # 15

    Colocado por: Chronictown312Já agora falaram-me em bombas de aquecimento de média e alta temperatura, que sendo menos eficientes que as de baixa temperatura, tb são boas especialmente se combinarmos com energia solar. Alguém tem alguma experiência com isto?
    se combinar caldeira com solar também tem uma elevada eficiência, mas o custo aumenta exponencialmente pelo que uma boa caldeira a gas natural é a solução adequada e mais económica quer na aquisição quer na utilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chronictown312
  16.  # 16

    Colocado por: jorgealvesse combinar caldeira com solar também tem uma elevada eficiência, mas o custo aumenta exponencialmente pelo que uma boa caldeira a gas natural é a solução adequada e mais económica quer na aquisição quer na utilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Chronictown312


    Acho que vou mesmo por aí. Como arranjo alguma lenha de graça (não muita) talvez ainda compre uma salamandra de sala e mete-lhe uma ventilação para o corredor e ajuda a baixar a utilização da caldeira. Isso até é mais por gosto do que por outra coisa, gosto de ver a lenha a arder. Obrigado pela ajuda! Quando avançar para a compra darei notícias.
 
0.0171 seg. NEW