Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

E eu estou a construir uma com 200 metros quadrados úteis, 300 brutos , com arranjos exteriores incluídos e vou passar esses 220 mil euros do tiagot uns milhares largos , sem piscina , sem domotica, sem PRH e o terreno foi doado por isso não entra na contabilidade...
    Casas de 200 metros quadrados úteis por 200 mil ou menos tem de ser muito bem pensadas e fazer opções escrpulosas em termos de acabamentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elopes
  2.  # 2

Julgo que o valor de construção dependerá sempre de um sem número de condições que às vezes também não são iguais para todos. Logo dizer que custa X ou Y será sempre relativo em qualquer circunstância. Até no mesmo sítio uma casa pode ter diferentes valores de construção com acabamentos parecidos. Basta pensar no tipo de arquitectura, a existencia de vários pisos ou pisos intermédios, os desaterros etc etc...
    • tiagot
    • 27 dezembro 2017 editado

# 3

Dependerá certamente de muitos factores e os preços podem de facto variar muitíssimo.
    Mas construir o que o Elopes pretende por 75.000€ de raiz, é simplesmente impossível. Hà mínimos que não convém testar...
    A Câmara de Almada tem taxas bastante caras, e mesmo que a casa seja pequena há coisas que dificilmente se consegue evitar (painéis solares, cozinha, 1 wc pelo menos).
    Basta ver a que preços se andam a vender por lá moradias semelhantes, novas ou usadas.
    O mais baixo que vê são moradias a 170k que precisam de obras profundas, logo basta ter um pouco de bom senso para perceber que é pedir demasiado.

É possível construir alguma coisa, mas não tudo o que pretende (com qualidade, pelo menos).
    Concordam com este comentário: andcalvario
  3.  # 4

Eu concordo tiagot mas há pessoas que comparam isso em sítios diferentes e isso é que não deve ser feito para baralhar quem pergunta.
    Claro que há mínimos e nessa zona acredito que esses sejam os preços que se pratiquem agora não se podem comparar construções que são em Almada com as que são no interior ou noutros sítios é só isso. E já nem tou a falar de outras condicionantes como ter acesso a mão de obra mais barata ou até a materiais a outros preços que muitos não têm
    É frequente aqui no fórum apanhar pessoas a dizer que é impossível construir por determinado valor ou determinado preço e não têm em questão mais nenhuma alternativa do que a que têm na vida delas e isso também não pode ser...
    • tiagot
    • 27 dezembro 2017 editado

# 5

Neste caso concreto está a falar-se em Almada e eu não generalizei.
    Como disse antes, dos 75.000€, se for fazer uns 120m2, uns 7000€ são só para taxas. Já só ficam 68k. Alguma coisa irá para projetos e taxinhas várias. Mesmo que seja quase tudo oferecido por algum conhecido/familiar nunca sobram mais de 65k (e estou a ser muito optimista). Agora tire IVA e mais alguns custos fixos, e fica com pouco.

Acho perfeitamente aceitável que as pessoas tenham sonhos mesmo que tenham menos posses que as necessárias para os pagar ( valha-nos isso). Mas não se ajuda ninguém dando-lhe referências perfeitamente irrealistas.
    Por esse valor talvez consiga fazer um open-space amplo, regular com condições mínimas para o presente, e planear as coisas para ir evoluindo conforme as possibilidades.
    O que não pode fazer, é ter a ambição de fazer suites, closets, secalhar uma mesa na sala e outra na cozinha, escritórios, etc que outras pessoas fizeram por mais de 200k.

Será que as outras pessoas (PapoilaVerde, enf.magalhaes, etc) gastaram mais de 200k porque não sabiam o que fazer ao dinheiro ? Creio que algumas dessas obras nem têm requerimentos muito extraordinários e passaram desses valores. Logo acho que o melhor conselho que se pode dar ao ELopes é que deve ter uma mentalidade aberta e explorar outras maneiras de viver (+ lowcost).

Está longe de ser o único nessa situação. Se fosse possível fazer moradias com os requerimentos iniciais dele por 75k, em Almada, com o mínimo de qualidade, amanhã eu ia abrir actividade como empreiteiro !!!

Veja esta casa feita no Brasil que está farta de ganhar prémios de arquitectura !
    https://casaclaudia.abril.com.br/casas-apartamentos/casa-feita-com-r-150-mil-e-uma-das-melhores-construcoes-do-mundo/

O problema, é que por cá nunca há espírito suficientemente aberto para fazer coisas destas. Que depois podem ir sendo melhoradas. Mas é uma possibilidade entre outras.
    Nem sempre precisa de se enterrar em dívidas para viver honradamente.
  4.  # 6

Julgo que o Tiagot não terá visto eu ter dito que foi você que generalizou. Apenas alertei eu para o aspecto de aparecerem sempre pessoas que generalizam o que é diferente.
    A perspectiva neste caso talvez terá que ser esta que o tiagot dá: construir com perspectiva de melhorar no futuro e aí sim olhar para este orçamento apresentado como o iniciar de um projecto e não o seu fim!
  5.  # 7

Ok, se bem que 75k é capaz de ser complicado em qualquer ponto do País para as áreas indicadas.
    Alternativas, por ex.:

1-construção com alguma área, regular e essencial com mais materiais industriais que esteja pensada para poder ter upgrades posteriores em termos de acabamentos.
    2-construir área bastante menor com acabamentos finais e ir acrescentando módulos (quartos à medida que os filhos vão aparecendo, se for o caso), e cortar tudo o que seja redundante.
  6.  # 8

Tinha de ter menos de 100 metros quadrados e ter cuidado com dimensões dos vaos , com o sistema de climatização , etc , isto sem contar com o projecto e as licenças etc.

A minha licença custou 900 euros, mas a licença com projectos , baixada da edp, quadro de obra , restantes taxas e papelada gastei 10 mil euros.
    Se tivesse de dar só 10 000 para a Câmara deduzo que derreteria o que ? Quase 20 mil sem por um único tijolo .
    Uma casa por esse valor tem de ser muito bem estudada e com soluções diferentes do habitual . Na minha opinião claro.
  7.  # 9

desde já agradeço as vossas informações, são-me bastante uteis.
    Informei-me com um construtor e este informou-me que o metro quadrado ronda os 870€ na zona da charneca.
    Esse valor será construção de media alta ou media baixa?
    Obrigado a todos pela ajuda.
    •  
      skypt
    • 30 dezembro 2017

# 10

Media alta
  8.  # 11

Colocado por: ****O enf.magalhaes já explicou que a dele com tudo incluído, anda nos 1000 e qualquer coisa euros m2 , e o terreno oferecido, mas já cansa está história, será que só um fala verdade , é por isso que os empreiteiros fogem, as casas ao fim de 5 anos estão a envelhecer, de uma forma, que depois é impossível reparar, muitas de inverno um frio polar de verão um calor infernal, o arquiteto, engenheiro, empreiteiro, que propõe soluções milagrosas , são charlatões, a construção existe a séculos está tudo inventando.
    Pode sempre fazer como tenho reparado nestes dias que estou por Portugal, casas construídas da forma que se fazia ha 20 anos atrás...
    Concordam com este comentário: jorgferr

0.0180 seg. NEW