Iniciar sessão ou registar-se
    • HD
    • 26 dezembro 2017

# 1

Boas noites

Sou relativamente novo aqui no fórum mas acho-o tremendamente informativo e gostava que alguns membros me dessem alguns conselhos ou trocas de experiencias que possa usar na construçao da minha casa que está em curso.

Está a chegar a altura de comecar a colocar canalizaçoes portanto tenho mesmo que tomar decisoes. sobre AQS e climatizaçao.

A solução a adoptar em principio passará por uma Bomba de Calor Daikin Altherma de 16kW 3Ph. O Plano e que faça AQS, aquecimento e arrefecimento com 10 VC's ( A casa tem cerca de 230m2).

As minha dúvidas sao várias:

1- A soluçao mais comum é colocar painel solar para fazer AQS, alguém tem optado por colocar paineis solares para produçao de energia e assim fazer o offset do consumo da BC, eventualmente de outros equipamentos ?

2- Os Toalheiros nas casas de banho efectivamente aquecem a casa de banho com uma bomba de baixa temperatura? Neste caso como nao teem ventilacão forçada será que geram calor suficiente por convecçao natural ?

3- Os VC's são bastante volumosos, os que me recomendaram sao o modelo slim (13cm) sera que teem algum inconveniente em relação aos mais comuns ?

Resta dizer que moro no estrangeiro pelo que nesta primeira fase não devo mesmo optar por fazer o investimento nos paineis para AQS para já, como o meu plano é regressar dentro de 4 anos, o meu plano para já é mesmo a montagem de painéis solares para auto consumo nessa altura.

Obrigado desde já por qualquer comentário que queiram fazer
  1.  # 2

Quais são os VC previstos de 13 cm?
    • HD
    • 26 dezembro 2017

# 3

Sao da marca Enertres, Modelos Enerfit ST 200, 400 e 600
  2.  # 4

Parecem bem bonitos.
  3.  # 5

Colocado por: HDalguém tem optado por colocar paineis solares para produçao de energia e assim fazer o offset do consumo da BC,
    as bombas de calor desta capacidade não gostam de trabalhar com solar fotovoltaico.
    ps: invalida a garantia do equipamento.

Colocado por: HD2- Os Toalheiros nas casas de banho efectivamente aquecem a casa de banho com uma bomba de baixa temperatura? Neste caso como nao teem ventilacão forçada será que geram calor suficiente por convecçao natural ?
    é somente uma questão de dimensionamento, apesar de um seca toalhas ter que funcionar todo o ano e não estar somente dependente da activação do aquecimento.

Colocado por: HDOs VC's são bastante volumosos, os que me recomendaram sao o modelo slim (13cm) sera que teem algum inconveniente em relação aos mais comuns ?
    são enormes e muito propensos a ruídos parasitas.
    • HD
    • 26 dezembro 2017

# 6

Colocado por: jorgealvesas bombas de calor desta capacidade não gostam de trabalhar com solar fotovoltaico.
    ps: invalida a garantia do equipamento.

é somente uma questão de dimensionamento, apesar de um seca toalhas ter que funcionar todo o ano e não estar somente dependente da activação do aquecimento.

são enormes e muito propensos a ruídos parasitas.

Bom dia Jorge,

Os paineis solares ligam ao quadro geral da casa, não é para ligar á BC, não me parece que possa ter alguma influencia no funcionamento da máquina ou como pode afectar a garantia.

Numa solução deste tipo o que é que aconselha para aquecimento das casas de banho ?
  4.  # 7

Colocado por: HDOs paineis solares ligam ao quadro geral da casa, não é para ligar á BC, não me parece que possa ter alguma influencia no funcionamento da máquina ou como pode afectar a garantia.
    vai dar exactamente ao mesmo, saliento que tem havido problemas com soluções auto suficientes fotovoltaicas.
    • ik
    • 26 dezembro 2017

# 8

Colocado por: jorgealvesvai dar exactamente ao mesmo, saliento que tem havido problemas com soluções auto suficientes fotovoltaicas.

Sempre com mesma conversa, gostava era de ver provas do que diz
  5.  # 9

Colocado por: ikSempre com mesma conversa, gostava era de ver provas do que diz

nos termos da garantia esta lá bem explicito as exclusões, mas cada qual é livre de fazer o que quiser, só não pode dizer que não sabia de nada.
    • ik
    • 26 dezembro 2017

# 10

Colocado por: jorgealves

nos termos da garantia esta lá bem explicito as exclusões, mas cada qual é livre de fazer o que quiser, só não pode dizer que não sabia de nada.

Mostre quais os problemas que têm dado e onde está essa exclusão nos vários fabricantes de bombas de calor

Isto se houver algo para mostrar
  6.  # 11

Colocado por: ikMostre quais os problemas que têm dado e onde está essa exclusão nos vários fabricantes de bombas de calor
    leia as condições de garantia dos equipamentos.

desengane-se que não é só com bombas de calor mas também com maquinas de ar condicionado,

mas faça como quiser que para mim é igual.
    • ik
    • 26 dezembro 2017

# 12

Quem lança as suspeitas devia ter o cuidado de provar o que afirma.

Já tivemos está conversa mais que uma vez e no entanto nunca mostrou nada, nem avarias nem documentos dos fabricantes
  7.  # 13

Colocado por: ikQuem lança as suspeitas devia ter o cuidado de provar o que afirma.
    deduzo que saiba ler?

Colocado por: jorgealvesleia as condições de garantia dos equipamentos.
    • ik
    • 26 dezembro 2017

# 14

Colocado por: jorgealvesdeduzo que saiba ler?

Você é uma anedota! Lança as suspeitas e foge quando confrontado.

Quem ler o tópico fica devidamente esclarecido!
    • HD
    • 27 dezembro 2017

# 15

Deixem lá isso...

Eu queria mesmo era opiniões. A minha decisao de instalar paineis solares de auto consumo está tomada a não ser que alguém me explique com dados concretos que não é mais eficiente que os paineis para AQS.

Já agora, alguém tem opiniao acerca do aquecimento das casas de banho ?
  8.  # 16

Colocado por: HDalguém me explique com dados concretos que não é mais eficiente que os paineis para AQS.
    compare os rendimentos de ambos.

o resto são cantigas.

Colocado por: ikVocê é uma anedota! Lança as suspeitas e foge quando confrontado.

Quem ler o tópico fica devidamente esclarecido!
    aplica-se a todos os equipamentos e aparelhos electricos á venda em todo o mundo.

Colocado por: jorgealvescondições de garantia
    quer ignora-las? é uma opção sua.
  9.  # 17

Colocado por: HDalguém tem opiniao acerca do aquecimento das casas de banho ?
    radiadores seca toalhas electricos.
    Concordam com este comentário: cmsh
    • emad
    • 27 dezembro 2017 editado

# 18

Colocado por: HDBoas noites

Sou relativamente novo aqui no fórum mas acho-o tremendamente informativo e gostava que alguns membros me dessem alguns conselhos ou trocas de experiencias que possa usar na construçao da minha casa que está em curso.

Está a chegar a altura de comecar a colocar canalizaçoes portanto tenho mesmo que tomar decisoes. sobre AQS e climatizaçao.

A solução a adoptar em principio passará por uma Bomba de Calor Daikin Altherma de 16kW 3Ph. O Plano e que faça AQS, aquecimento e arrefecimento com 10 VC's ( A casa tem cerca de 230m2).

As minha dúvidas sao várias:

1- A soluçao mais comum é colocar painel solar para fazer AQS, alguém tem optado por colocar paineis solares para produçao de energia e assim fazer o offset do consumo da BC, eventualmente de outros equipamentos ?

2- Os Toalheiros nas casas de banho efectivamente aquecem a casa de banho com uma bomba de baixa temperatura? Neste caso como nao teem ventilacão forçada será que geram calor suficiente por convecçao natural ?

3- Os VC's são bastante volumosos, os que me recomendaram sao o modelo slim (13cm) sera que teem algum inconveniente em relação aos mais comuns ?

Resta dizer que moro no estrangeiro pelo que nesta primeira fase não devo mesmo optar por fazer o investimento nos paineis para AQS para já, como o meu plano é regressar dentro de 4 anos, o meu plano para já é mesmo a montagem de painéis solares para auto consumo nessa altura.

Obrigado desde já por qualquer comentário que queiram fazer

Vou dar-lhe a minha opinião.
    1)
    - para AQS caldeira a gas. Se tiver gás canalizado então nem hesite nesta opção.
    - se tiver mesmo gás canalizado coloque radiadores.
    2) se não tiver gás canalizado coloque esquentador para AQS.
    Para aquecimento coloque radiadores aquecidos com recuperador.
    Se está a construir agora vai ter uma casa bem isolada e bem construida. As necessidades de aquecimento nao serao grandes e menores serao as de arrefecimento.
    Se não tiver uma casa bem construída a culpa é sua.
    Mas tudo isto depende da sua zona de localização. A zona pode limitar as soluções ou tornar algumas menos eficientes ou desadequadas ao seu modo de vida.
    Cuidado com o investimento todo nesse equipamento. Às vezes pode ser uma verdadeira dor de cabeça.
    Concordam com este comentário: aacc
    • HD
    • 27 dezembro 2017

# 19

Obrigado Emad,

Mas o aquecimento por recuperador esta fora de questao. A soluçao da Caldeira está em cima da mesa, embora caso venha a ser necessário arrefecimento o investimento entre a caldeira com radiadores mais o custo do ar condicionado já é equivalente á Bomba de calor com ventiloconvectores.

E também nao me parece que o rendimento da caldeira seja sequer parecido com uma bomba de calor.
    • ik
    • 27 dezembro 2017

# 20

Colocado por: jorgealvescompare os rendimentos de ambos.

o resto são cantigas.

aplica-se a todos os equipamentos e aparelhos electricos á venda em todo o mundo.

quer ignora-las? é uma opção sua.

Se não fosse um user tão antigo aqui e com bastante participação iria jurar que é um troll

Continua sem provar nada do que diz e pior, a insistir na mentira

No dia que começar a vender fotovoltaico muda de opinião, até lá mantém as suspeitas

0.0209 seg. NEW