Que sugestões me dão para prolongar a vida dos canos de ferro «galvanizado»?
Colocado por: Luis K. W.Paulo, :-)
Não fazer nada ou fugir dali para fora está excluído. Não é opção.
Trata-se de uma amiga de família que todos os 3 anos tem uma moradia para (eu) reconstruir de alto a baixo. E é a pessoa (comercialmente falando) mais correcta que conheço.
Nunca me passou pela cabeça é que a lindíssima casa dela estivesse em vias de ser toda esburacada para meter canalização nova.
Colocado por: MDADe qualquer das formas uma maneira de substituir a canalização sem muitos buracos seria inserir tubo pex de menor diâmetro por dentro dos tubos de galvanizado, depois destes serem limpos com um bom banho acido para tirar o calcário e a ferrugem.Creio que isso é impraticável numa canalização doméstica (os diâmetros já são muito pequenos).
Colocado por: MDAEu disse com menos buracos, não disse sem nenhum, .Eu reparei.
Colocado por: Luis K. W.Hoje sou eu que inicío uma discussão.
Fui chamado há dias a uma moradia (Restelo-Lisboa), porque era a segunda vez em pouco tempo que ocorria uma rotura no mesmo cano de água (quente).
Da primeira vez, a Cia de Seguro colocou uma braçadeira onde o tubo (ferro galvanizado, com menos de 20 anos) estava perfurado e pingava.
Desta vez foi lá um canalizador da minha confiança e, como o cano em questão não estava embebido na parede (estava atrás de um pano de tijolo, mas suspenso da lage, na zona oca por cima de um roupeiro), substituimo-lo integralmente.
Este tubo , de 1" (25mm, no interior) em ferro galvanizado, já apresentava mais 2 pontos de corrosão e estava quase completamente entupido. O diâmetro estava reduzido a menos de 1cm.
Em toda a casa a água das torneiras de água quente sai castanha, de ferrugem.
Vim depois a saber que a casa tem uma bomba de circulação da água quente (com retorno), para que leve menos tempo a sair das torneiras.
Se não me engano, é devido à circulação da água pelos metais de diferentes electronegatividades (ferro dos canos; cobre? da caldeira) que a corrosão do ferro está a ser tão acelerada.
Que sugestões me dão paraprolongar a vidados canos de ferro «galvanizado»?
Colocado por: MDADe qualquer das formas uma maneira de substituir a canalização sem muitos buracos seria inserir tubo pex de menor diâmetro por dentro dos tubos de galvanizado, depois destes serem limpos com um bom banho acido para tirar o calcário e a ferrugem.