Iniciar sessão ou registar-se
    • csar
    • 28 dezembro 2017

     # 1

    Boa tarde.
    Tenho uma moradia de 2004 e somos 4 pessoas em casa.
    Gostaria de saber qual a melhor opção, principalmente em termos de consumos, para AQS.
    Na zona não existe gás natural, por isso a opção seria entre caldeira a gás propano + painel solar ou bomba de calor elétrica (sugeriram-nos 300Lt com potência de 0,900Kw).
    No caso da bomba de calor dizem não ser necessário o painel solar, mas que podia ser um adicional.
    Além disso, disseram-nos que em termos de consumo a bomba de calor de 300Lt para 4 pessoas rondava um gasto de cerca de 20€/mês, será mesmo assim?

    Como estamos a ponderar colocar uma placa de indução, ao usar a bomba de calor não seria necessário a instalação de gás.

    Alguém tem experiência com bombas de calor? O que acham?
  1.  # 2

    Como não pensa usar gas.
    Então pode:
    1) colocar um termoacumulador apenas. Gastará talvez uns 45 euros de luz mensais só para AQS.
    2) colocar sistema solar térmico com acumulador e apoio a resistência eléctrica, qualquer coisa na ordem 3500 euros. Pode ter AQS sem grande gasto energético de Maio a Outubro, no resto do ano, dependendo do sol, pode gastar à volta de 45 euros de energia.
    3) colocar bomba de calor com ou sem paineis solares. Sem paineis solares, deve gastar uns 3500 euros na instalação.
  2.  # 3

    Eu cheguei a ter um orçamento para a montagem de uma bomba de calor da Dimplex, reservatório de 300L e compatível com painéis solares com um custo total de 2800€, já com montagem.
  3.  # 4

    Colocado por: csarTenho uma moradia de 2004 e somos 4 pessoas em casa.


    1- Um TE de 100l, inteligente, rondar os 250€ na aquisição e um custo mensal de 30 a 40€ em eletricidade ( é assim cá em casa - com um TE de 80L, tb somos 4)
    2 - Uma bomba de calor com deposito de 90l... Havia uma promoção EDP, por 1000€, incluindo instalação simples, o custo mensal deve andar entre os 20 a 30€/mês
    ...
    Depois tem as outra opções mais caras....
    A - Um colector por termossifão de 300l, deve rondar uns 2500€, com backup electrico ( no inverno deve dar uns 20-30€/Mês de electricidade)
    B -
    Colocado por: callinas) colocar bomba de calor com ou sem paineis solares. Sem paineis solares, deve gastar uns 3500 euros na instalação.

    ...
  4.  # 5

    Acho que ainda pode por a da EDP financiada pelo estado de 110l pelos comentários gasta em média 10 euros por mês e custa 650euros já com instalação. Acho que é a melhor opção neste momento.
    • csar
    • 28 dezembro 2017

     # 6

    Colocado por: ferreirAcho que ainda pode por a da EDP financiada pelo estado de 110l pelos comentários gasta em média 10 euros por mês e custa 650euros já com instalação. Acho que é a melhor opção neste momento.


    Pois mas para aceder a essa campanha teria que ter um termoacumulador elétrico para troca, o que não é o caso, pois na casa não existe qualquer aparelho.
    • csar
    • 29 dezembro 2017

     # 7

    Relativamente a consumos acham que para 4 pessoas uma bomba de calor de 300Lt é adequado?
    Quanto ao consumo de energia serão mesmo os tais 20€/mês?

    Além disso, e como pretendemos ter aquecimento central (já tem pré-instalação) sugeriram-nos uma caldeira a pellets.
    Será que justifica ter 2 sistemas independentes para AQS e aquecimento central? Ou mesmo sendo gás propano será preferível uma caldeira a gás (e eventual painel solar) para os 2 fins?
    Será que a caldeira a pellets pode estar ligada à bomba de calor?
    •  
      skypt
    • 29 dezembro 2017

     # 8

    Colocado por: csarRelativamente a consumos acham que para 4 pessoas uma bomba de calor de 300Lt é adequado?


    Sim, deverá chegar perfeitamente,
    as regras/cálculos dizem 75lts por pessoa /banho e considerando banhos seguidos, onde irá precisar de toda a capacidade seguida.
    •  
      skypt
    • 29 dezembro 2017

     # 9

    Colocado por: Pedro BarradasUm TE de 100l, inteligente, rondar os 250€ na aquisição e um custo mensal de 30 a 40€ em eletricidade ( é assim cá em casa - com um TE de 80L, tb somos 4)


    TE = ??

    Obr
  5.  # 10

    Colocado por: csar

    Pois mas para aceder a essa campanha teria que ter um termoacumulador elétrico para troca, o que não é o caso, pois na casa não existe qualquer aparelho.


    Como diversas vezes comentado esse problema resolve muito facil e barato. Pois apenas precisa de ter um, não precisa de funcionar.
    • XR2i
    • 29 dezembro 2017

     # 11

    Colocado por: skypt

    TE = ??

    Obr

    Termoacumulador elétrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
    •  
      skypt
    • 30 dezembro 2017

     # 12

    Actualmente (novos projetos desde 2009 ?) não é obrigatório o uso de uma boa percentagem de fontes de energia renovável,
    ou seja o recurso a painéis solares térmicos (não fotovoltaicos) e / ou as BC ?
    • nasf
    • 30 dezembro 2017

     # 13

    Colocado por: XR2i
    Termoacumulador elétrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:skypt

    Só precisa de ter um para tirarem uma fotografia, e levarem não interessa se funciona ou não. Pode adquirir um no Olx
    • csar
    • 30 dezembro 2017

     # 14

    Mas acho que os 110Lt da bomba de calor da EDP não dará para 4 pessoas...
  6.  # 15

    Até dá para mais
    • csar
    • 30 dezembro 2017

     # 16

    Colocado por: Sergio RodriguesAté dá para mais


    Se ninguém usar...
    • csar
    • 30 dezembro 2017

     # 17

    A minha fatura da água dá um consumo médio mensal de 200Lt (claro que tem em conta água fria e quente), mas tenho receio que os 110Lt sejam insuficientes, até porque me recomendaram 300Lt (o que achei exagerado).
  7.  # 18

    Colocado por: csar

    Se ninguém usar...
    um toma banho as 7 outro as 10 outro as 13 outro as 16 outro as 19 outro as 22 outro á 1 quero eu dizer com isto que depende da vivência de cada um há quem tome banho em 5 min há que feche o chuveiro para se enxaguar á quem 40° chegue de temperatura de água etc etc
    Concordam com este comentário: Ivo F.
  8.  # 19

    Exacto, tenho um termoacumulador elétrico de 50l em casa, e chega para 5 pessoas, sem nunca faltar água quente, há quem diga que é impossivel, que é necessário 45l por pessoa
    • VCAC
    • 30 dezembro 2017

     # 20

    Dependendo da temperatura a que se encontra a agua quente acumulada no TE e dependendo da temperatura a que o utilizador gosta da agua do banho, a água que se encontra no TE tem o "dom da multiplicação" 😀
 
0.0206 seg. NEW