Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Obrigada pela sugestão :)

    essas escadas já conhecia, mas queríamos umas fixas para acessos mais fáceis. O problema de colocar uma porta ao cimo é que o sótão será completamente em open space. Não tem paredes onde colocar a porta. E o acesso é mesmo no meio, que é onde o pé direito é maior. Gostava mesmo de colocar uma "porta horizontal".
    Até já pensei se calhar colocar uma porta interior adaptada com dobradiças hidráulicas só para ser mais fácil abrir.... Gostava de uma coisa mais profissional, mas se não encontrar, lá terei de inventar :D:D
  2.  # 42

    Há coisas desses totalmente motorizadas: com um botão cá em baixo faz a porta do tecto abrir e uma escada desdobra-se até cá abaixo. A recolha é também eléctrica.
  3.  # 43

    Colocado por: caturrinhaO problema de colocar uma porta ao cimo é que o sótão será completamente em open space.

    Fecha tudo em vidro.
    Fecha na mesma com a sensação de um open space mas limita as perdas térmicas
  4.  # 44

    Colocado por: zedasilva
    Se está ainda em projeto, não deve aceitar soluções de recurso. Faça as coisas com pés e cabeça
    Estas pessoas agradeceram este comentário:caturrinha


    Ainda só está em projeto na minha cabeça! Estamos de olho num lote mas está a decorrer na Câmara um processo de alteração de loteamento e só depois é que avançamos para o projeto propriamente dito. Dito isto, sei que é cedo para pensar em todos estes pormenores, mas gostava de ter uma ideia do que existe, para depois não ter de tomar decisões precipitadas e desinformadas.

    Obrigada!
  5.  # 45

    Colocado por: zedasilva
    Fecha tudo em vidro.
    Fecha na mesma com a sensação de um open space mas limita as perdas térmicas


    É uma ideia interessante. Deve é ficar um bocado carota eheheheh E depois o medo de encalhar lá com alguma coisa e partir o vidro.... Mas não deixa de ser interessante ;)
  6.  # 46

    Colocado por: ClioIIHá coisas desses totalmente motorizadas: com um botão cá em baixo faz a porta do tecto abrir e uma escada desdobra-se até cá abaixo. A recolha é também eléctrica.


    Pois já vi, mas parecem-me sempre tão frágeis. Verdade seja dita que ainda não vi nenhuma ao vivo. Talvez esse seja o próximo passo.
  7.  # 47

    Colocado por: caturrinhaDeve é ficar um bocado carota eheheheh

    Não mais que andar com invenções de alçapões e outros truques que só lhe vão desvalorizar a casa.

    Colocado por: caturrinhaE depois o medo de encalhar lá com alguma coisa e partir o vidro..

    Se ainda nem existe projeto, está tudo em aberto.
    Qualquer projetista com o mínimo de brio profissional lhe resolve o problema sem necessidade de alçapões e outras soluções manhosas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caturrinha
  8.  # 48

    Tem muito por onde inventar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caturrinha
      Sem Título5.png
  9.  # 49

    Colocado por: zedasilva
    Não mais que andar com invenções de alçapões e outros truques que só lhe vão desvalorizar a casa.


    Se ainda nem existe projeto, está tudo em aberto.
    Qualquer projetista com o mínimo de brio profissional lhe resolve o problema sem necessidade de alçapões e outras soluções manhosas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:caturrinha


    Obrigada! Tem toda a razão.

    Está a ser um pouco difícil gerir a espera pela Câmara, que já dura há uns meses. Quando pensamos que vamos fazer casa já só vejo ideias para a casa em todo o lado!! ahahahaha
    Mas tem razão, é melhor esperar pela câmara e depois falar com o arquiteto quando já existir o projeto no papel.
    Prometo que partilho a solução encontrada!!

    Obrigada!!!
  10.  # 50

    e se em vez de colocar a porta um cima não a coloca em baixo?
  11.  # 51

    Colocado por: caturrinhaPrometo que partilho a solução encontrada!!

    Nós prometemos que iremos dizer que está tudo mal e que deve trocar de técnico o quanto antes.
    :)
    Concordam com este comentário: caturrinha
  12.  # 52

    Também estou com esse problema, primeiro tenho que encontrar alguém que me faça um telhado novo e que me colque o Sotão Habitável com isolamento acústico e térmico, puxada de eletricidade quadro novo na Zona de Loures e estou com o mesmo problema do alçapão do sotão, preciso que o buraco seja do tamanho que está na foto marcado com Giz e em Preto, o actual é muito pequeno, vindo uma escada em L de baixo para cima para o sotão, essa entrada nao vai ser só entrada de pessoas para o sotão, estou a pensar instalar um guinho na Parede e fazer subir coisas e descer,uma rack de 60cm de largura e 1m de altura e pesa nas horas e tenho certos equipamentos que são pesados que estarei sempre a colocar no sotão e tirar. Para carregar essa rack pelas escadas seriam precisas umas 5 pessoas e lembrei me de um guinho, mas para isso o buraco do sotão precisa de ser como está na Foto agora que porta vou colocar numa abertura daquelas ? De pladur ? Pesada. Esperovite ? Obrigado todos
      20210513_161730.jpg
  13.  # 53

    Um estore de janela é capaz de ser uma solução fixe... não isola brutalmente mas também não deixa haver deslocação de ar, minimiza bastante a transferência de calor, e quando abre fica enrroladinho, nao ocupa espaço.
    Concordam com este comentário: zeportuga
  14.  # 54

    Colocado por: GT_racingUm estore de janela é capaz de ser uma solução fixe... não isola brutalmente mas também não deixa haver deslocação de ar, minimiza bastante a transferência de calor, e quando abre fica enrroladinho, nao ocupa espaço.
    Concordam com este comentário:zeportuga


    Boa noite.
    Após alguns anos, cá estamos novamente para retomar o assunto.
    Tenho deixado andar a situação mas este inverno tem sido rigoroso quanto ao frio, e voltei à carga.
    Pedi recentemente um orçamento para colocar um estore térmico com motor eléctrico, para fechar / isolar (térmica) o acesso ao sótão.
    Terei sempre de cortar o corrimão para instalar este sistema.
    Irei também contactar uma empresa que faça uma proteção flexível (tipo manta) que se possa aplicar por cima do guarda corpos do sótão. Certamente mais barata que a opção estore, e não havendo a necessidade de cortar corrimão.
    Também já pensei isolar as paredes dos três quartos (orientação nordeste) com placas xps, pois tenho grandes dúvidas que a opção de fechar o acesso ao sótão resolva de forma significativa o problema térmico.
  15.  # 55

    zeportuga

    porque não fazer uma caixa grande em eps, envolvendo tudo corrimãos incluídos e com uma porta no cimo das escadas,
    podia até ser algo facilmente desmontável e no verão até podia tirar e arrumar.
    naquelas fotos iniciais tem lá uma solução com uma caixa em eps
  16.  # 56

    Colocado por: marco1zeportuga

    porque não fazer uma caixa grande em eps, envolvendo tudo corrimãos incluídos e com uma porta no cimo das escadas,
    podia até ser algo facilmente desmontável e no verão até podia tirar e arrumar.
    naquelas fotos iniciais tem lá uma solução com uma caixa em eps


    Está a referir-se à foto da rapariga vestida de preto??
    A solução da "manta" por cima dos guarda corpos, seria idêntica à essa solução da caixa em EPS, sendo até mais fácil de retirar.
    Desde que essa "manta" seja feita de um material apropriado para o efeito.
    Veja a foto da proteção cinzenta, seria algo desse género.
    Na sua opção, não estou a ver como colocar uma porta ao cimo das escadas que fosse igualmente desmontavel, no período do verão.
    Convem referir que no Verão é uma mais valia ter esta passagem aberta, pois o calor sobe, fazendo com que o andar de baixo seja mais fresco. No Verão muito raramente necessito de ligar o AC.
  17.  # 57

    porta desmontável?
    é só puxar pela cabeça
    preferia isso do que ver ali uma especie de tenda termica.
  18.  # 58

    Colocado por: marco1porta desmontável?
    é só puxar pela cabeça
    preferia isso do que ver ali uma especie de tenda termica.


    Concordo que a tenda não é a opção esteticamente mais favorável.
    Quanto à praticidade ganha pontos em relação à caixa.
 
0.0231 seg. NEW