Gostaria antes de mais a todos os que poderem contribuir para este caso.
À cerca de 4 anos atrás aluguei uma casa e nunca falhei com nenhuma renda nem pagamento de contas ( àgua, luz...), apenas em alguns meses paguei com 2/3 dias de atraso pois devido ao meu trabalho viajo muito e por vezes aconteceu de não conseguir pagar no dia certo, mas nunca mais do que esses 2/3 dias, sempre por transferência bancária.
Desde o primeiro momento falei com a minha senhoria para assinarmos o contrato de arrendamento, coisa que ela recusou, dizendo que não podia ( devido ao empréstimo bancário bonificado, acredito).
E a coisa foi andando e estou ao fim de 4 anos sem contrato, durante estes 4 anos a mesma nunca foi apartamento 1 única vez e sempre que lhe falava que era necessário algum tipo de manutenção ( torneira a pingar na cozinha e casa de banho, frigorifico com fuga etc.) nunca em momento algum se mostrou receptiva a ajudar, ou a mandar alguém reparar, ou dizer para eu reparar e abater a fatura no valor da renda... basicamente eu que me virasse e que o valor da renda caísse na conta no dia certo. Neste momento quero sair da casa e existem 3 situações de danos, vou expor as 3 e saber a vossa opinião sobre o que devo fazer:
1 - Chão da sala riscado - A casa estava com alguma mobília e o chão da sala é de madeira e a mesa e as cadeiras têm pés em metal, ao fim de 4 anos de utilização, parece-me normal haver riscos no chão;
2 - Sofá arranhado - Outra mobília da sala é um sofá que neste momento se encontra arranhado porque temos um gato e o mesmo arranhou de facto o sofá, mas nunca foi dito\escrito que que não podíamos ter animais em casa;
3 - Porta arranhada - A mesma situação do sofá mas com uma porta.
A questão aqui é que danos é que eu posso ser responsabilizado a pagar e quais não devo, eu pondero falar com a senhoria e chegar a um valor para lhe pagar, mas de qualquer forma gostaria de saber a vossa opinião e o que devo fazer.
Colocado por: manelvcNão paga nada. No dia em que for embora é só dizer adeus. Se as pessoas não cumprem os deveres não podem exigir os seus direitos...
Pois eu também concordo consigo e daí ter colocado a dúvida no fórum para ter a opinião de outras pessoas porque muitas vezes as regras da lei são diferentes das regras do senso comum.