Iniciar sessão ou registar-se
    • LO
    • 1 janeiro 2018

# 1

Boa tarde.
    Vamos ver se alguém me consegue ajudar.
    Comprei há três anos uma vivenda nova e tenho isenção de IMI até junho de 2018.
    Atualmente vou comprar outra vivenda e queria coloca-la como habitação própria permanente para pagar menos IMT. Irei ficar com as duas vivendas.
    Terei problemas a nível das finanças se alterar a minha morada para a segunda habitação?
    Obrigado
    • RCF
    • 1 janeiro 2018

# 2

Só pode ter uma morada como habitação própria permanente. Na data em que mudar, a primeira deixa de o ser e perde a isenção de IMI a partir dessa data. De resto, com as Finanças não identifico qualquer outro problema, se é que isto é problema...
    • LO
    • 1 janeiro 2018

# 3

Obrigado RCF.
    Sabes-me dizer outra coisa sff. Como comprei a primeira vivenda em 2015, esse ano já conta como isenção? Ou seja, conta 2015, 2016 e 2017 ou conta da data do mês que comprei. Ou seja ano civil ou por meses?
    É que se for por ano, este ano (2018) já não tenho isenção.
    Obrigado
    • RCF
    • 1 janeiro 2018

# 4

Colocado por: LOObrigado RCF.
    Sabes-me dizer outra coisa sff. Como comprei a primeira vivenda em 2015, esse ano já conta como isenção? Ou seja, conta 2015, 2016 e 2017 ou conta da data do mês que comprei. Ou seja ano civil ou por meses?
    É que se for por ano, este ano (2018) já não tenho isenção.
    Obrigado

O IMI é devido ao proprietário a 31 de dezembro. Também por isso dúvido da isenção até Junho...
    De qualquer forma, se a 31 de dezembro de 2015 era proprietário, a isenção de 3 anos, será 2015, 2016 e 2017. Como o IMI é pago apenas no ano seguinte, em 2018 ainda não pagará, pois esteve isento em 2017.
    Concordam com este comentário: sognim
    • LO
    • 1 janeiro 2018

# 5

Obrigado RCF.
    Já fiquei esclarecido.
    Só mais uma coisa...
    O valor do IMI será o mesmo numa habitação própria permanente e numa habitação secundária?
    Obrigado

0.0109 seg. NEW