Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    a minha questão é: quais são os projetos que o empreiteiro necessita para me dar o orçamento?

    Contratei o arquitecto e já foi elaborado o projeto com as áreas que nos pretendemos e entrada e area envolvente. O arquiteto fez o projeto e o projeto contém (desculpem se não estou a utilizar os termos corretos):

    - áreas da casa ( quartos, wc, cozinha, sala, etc)
    - vista da frente
    - vista de trás
    - vistas laterais
    - cortes (um de vista frontal e outro de vista lateral
    - e mais uma folha onde vem o tipo de tijolo, caixilharia da janela e pouco mais)

    Este projeto foi inseri para aprovação na câmara (estando neste momento à espera).

    A minha questão é se o empreiteiro consegue-me dar um orçamento com este projeto?
  2.  # 2

    Colocado por: ricardo202020Bom dia,

    a minha questão é: quais são os projetos que o empreiteiro necessita para me dar o orçamento?

    Contratei o arquitecto e já foi elaborado o projeto com as áreas que nos pretendemos e entrada e area envolvente. O arquiteto fez o projeto e o projeto contém (desculpem se não estou a utilizar os termos corretos):

    - áreas da casa ( quartos, wc, cozinha, sala, etc)
    - vista da frente
    - vista de trás
    - vistas laterais
    - cortes (um de vista frontal e outro de vista lateral)
    - e mais uma folha onde vem o tipo de tijolo, caixilharia da janela e pouco mais)

    Este projeto foi inseri para aprovação na câmara (estando neste momento à espera).

    A minha questão é se o empreiteiro consegue-me dar um orçamento com este projeto?
  3.  # 3

    Faltam os projectos das especialidades sem os quais ninguém pode dar um orçamento correcto
    • RCF
    • 3 janeiro 2018

     # 4

    Colocado por: ricardo202020Bom dia,

    a minha questão é: quais são os projetos que o empreiteiro necessita para me dar o orçamento?

    Contratei o arquitecto e já foi elaborado o projeto com as áreas que nos pretendemos e entrada e area envolvente. O arquiteto fez o projeto e o projeto contém (desculpem se não estou a utilizar os termos corretos):

    - áreas da casa ( quartos, wc, cozinha, sala, etc)
    - vista da frente
    - vista de trás
    - vistas laterais
    - cortes (um de vista frontal e outro de vista lateral
    - e mais uma folha onde vem o tipo de tijolo, caixilharia da janela e pouco mais)

    Este projeto foi inseri para aprovação na câmara (estando neste momento à espera).

    A minha questão é se o empreiteiro consegue-me dar um orçamento com este projeto?

    Não. No mínimo, faltam os projetos de especialidades, onde estará descrito o método construtivo. Esse projeto de arquitetura não dirá sequer se a construção será em madeira ou em alvenaria.
  4.  # 5

    Colocado por: jorgferrFaltam os projectos das especialidades sem os quais ninguém pode dar um orçamento correcto

    E se quiser um orçamento em condições, no mínimo um caderno de encargos.
    A troco de meia dúzia de tostões poderá poupar uns bons milhares de euros
    Concordam com este comentário: jorgferr, NTORION
  5.  # 6

    Colocado por: jorgferrFaltam os projectos das especialidades sem os quais ninguém pode dar um orçamento correcto

    Andam por aí empreiteiros que não precisam de projectos de especialidade.
  6.  # 7

    Pois, é essa a ideia que tenho.
    A questão é que o arquiteto só começa a elaborar os projectos de especialidades quando vier aprovado da câmara o projecto inicial. Isto é um procedimento normal?

    Isto porquê?! Porque eu necessitava neste momento de ter uma estimativa de valores para pedir um emprestimo ao banco. Como a aprovação da câmara é demorada eu queria ir adiantando trabalho e tratar já do empréstimo.

    Sabem-me orientar como proceder? Ou terei mesmo de esperar pelos projetos de especialidades para ter um valor em concreto?
  7.  # 8

    Colocado por: zedasilva
    E se quiser um orçamento em condições, no mínimo um caderno de encargos.
    A troco de meia dúzia de tostões poderá poupar uns bons milhares de euros


    Esse caderno de encargos é da responsabilidade do arquitecto. É costume estar incluido nos projectos de especialidades ou é um pedido à parte?
  8.  # 9

    Colocado por: Picareta
    Andam por aí empreiteiros que não precisam de projectos de especialidade.


    Acredito mesmo nisso, dão valores assim por alto e depois existem derrapagens enormes.
  9.  # 10

    Colocado por: ricardo202020Sabem-me orientar como proceder?

    Pede ao arquiteto uma estimativa real do custo da obra. Ele é a pessoa mais indicada para o fazer.
    Para ter um valor correto só depois de ter todos os projetos e consultar alguns empreiteiros.
    Esqueça os valores de 800€/m2, pode ser muito ou pouca para o seu tipo de casa e local onde vai construir
    • RCF
    • 3 janeiro 2018

     # 11

    Colocado por: ricardo202020Pois, é essa a ideia que tenho.
    A questão é que o arquiteto só começa a elaborar os projectos de especialidades quando vier aprovado da câmara o projecto inicial. Isto é um procedimento normal?

    Isto porquê?! Porque eu necessitava neste momento de ter uma estimativa de valores para pedir um emprestimo ao banco. Como a aprovação da câmara é demorada eu queria ir adiantando trabalho e tratar já do empréstimo.

    Sabem-me orientar como proceder? Ou terei mesmo de esperar pelos projetos de especialidades para ter um valor em concreto?

    Sim, esse é o procedimento normal, se bem que as especialidades devem ter a participação de um engenheiro.
    Mas o arquiteto já pode e deve dar lhe uma estimativa de custo. Aliás o trabalho dele deve ser orientado para uma estimativa de custo.
  10.  # 12

    Colocado por: ricardo202020Esse caderno de encargos é da responsabilidade do arquitecto. É costume estar incluido nos projectos de especialidades ou é um pedido à parte?

    Pode ser, o ideal era que não fosse. Assim já tinha uma pequena revisão ao projeto a custo zero
    Não é costume estar incluído nos projetos. É algo contratado à parte
  11.  # 13

    Sim, o arquiteto já me deu uma estimativa do valor. Disse que ficava por 150 000€

    Ok, vou ter mesmo de esperar pelos projetos de especialidades para ter valores mais reais.

    Quanto ao caderno de encargos vou ter de questionar o arquiteto. Mas na altura não se falou em caderno de encargos.

    Têm alguma ideia de valores de um caderno de encargos, ou varia consoante a dimensão da moradia?

    A minha moradia é de 2 pisos - 1º piso e Cave
  12.  # 14

    Colocado por: ricardo202020Sim, o arquiteto já me deu uma estimativa do valor. Disse que ficava por 150 000€

    Ok, vou ter mesmo de esperar pelos projetos de especialidades para ter valores mais reais.

    Sim, os projetos de especialidades vão ser feitos pelos engenheiros.

    Quanto ao caderno de encargos vou ter de questionar o arquiteto. Mas na altura não se falou em caderno de encargos.

    Têm alguma ideia de valores de um caderno de encargos, ou varia consoante a dimensão da moradia?

    A minha moradia é de 2 pisos - 1º piso e Cave
  13.  # 15

    Colocado por: ricardo202020Têm alguma ideia de valores de um caderno de encargos, ou varia consoante a dimensão da moradia?

    Tenho!
    Varia consoante a complexidade do projeto. Fazer um CE para uma moradia de 400m2 pode demorar menos tempo e ser mais barato que fazer para uma de 150m2
  14.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Tenho!
    Varia consoante a complexidade do projeto. Fazer um CE para uma moradia de 400m2 pode demorar menos tempo e ser mais barato que fazer para uma de 150m2


    Agora não tenho aqui o projeto, mas o R/Chão e a cave deve andar a rondar 320m2
    • RCF
    • 3 janeiro 2018

     # 17

    Colocado por: ricardo202020

    Agora não tenho aqui o projeto, mas o R/Chão e a cave deve andar a rondar 320m2

    150.000€ pode ser curto. Se a cave não for habitável e ficar em bruto, talvez dê.
  15.  # 18

    Sim, a cave é a garagem e 3 divisórias para arrumos e coisas assim. O local de construção é em Braga
  16.  # 19

    Colocado por: ricardo202020Agora não tenho aqui o projeto, mas o R/Chão e a cave deve andar a rondar 320m2

    150.000 não chega, é preferível reduzir áreas ....mas já está na Câmara.
  17.  # 20

    150.000 não chega, é preferível reduzir áreas ....mas já está na Câmara.


    nao tenho a certeza se é 320m2. mas vou ver o projeto quanto é ao certo.
 
0.0205 seg. NEW