Iniciar sessão ou registar-se
    • ecb
    • 3 janeiro 2018

     # 1

    Boa tarde,
    Num dos quartos de minha casa, tenho vindo a verificar que há um problema de condensação. Durante o dia deixo as janelas abertas, para arejar e de noite 15/20 min antes de nos deitarmos ligo o ar condicionado (que é desligado quando nos deitamos). Mas, no dia seguinte uma das paredes escorre água e as janelas (duplas) por vezes também.

    Tendo em conta que neste momento não posso fazer um grande investimento, qual seria uma solução viável para resolver este problema? Obrigada
  1.  # 2

    Compre um desumificador.
    • ecb
    • 3 janeiro 2018

     # 3

    E é suficiente?
  2.  # 4

    Colocado por: PicaretaCompre um desumificador.


    Se tem Ar condicionado provavelmente já tem essa função no AC , basta deixar o AC ligado no modo desumidificaçao
  3.  # 5

    Boas,
    Estou com um problema semelhante numa moradia que conta já com bastantes anos (cerca de 40) moradia essa que não tem paredes exteriores duplas, e com os dia de frio condensa nas janelas e no tecto notando-se as vigas da lage absorvendo a humidade.
    Gostaria dos vossas preciosas opiniões, se é melhor colocar um sistema de varrimento de ar ou se o isolamento exterior irá resolver.
    Obrigado pelas vossas conclusões
    • ecb
    • 5 janeiro 2018

     # 6

    Colocado por: larkhe

    Se tem Ar condicionado provavelmente já tem essa função no AC , basta deixar o AC ligado no modo desumidificaçao


    Já fiz o que foi sugerido e, de facto, ajuda um pouco quando se liga o AC em modo desumidificação. No entanto, o problema é durante a noite pois desligamos e no dia seguinte tudo é igual.

    Falaram-me de fazer dois buracos no quarto, um em zona superior e outro inferior na parede para o ar circular. Colocando respiradores. Será que assim resolve? Já alguém fez isto? Obrigada
    • emad
    • 5 janeiro 2018 editado

     # 7

    E porque não climatizar a casa com os acs ligados a 18 ou 20 graus em 24h. Não vai gastar muito, porque as máquinas não vao estar a trabalhar no limite e fica com a casa com uma temperatura mais difícil de original condensações.
    Se calhar está a colocar o AC a 25 graus para a casa ficar um forno e depois com as pontes térmicas o contraste de temperatura faz a condensação. Quanto menor o contraste de temperaturas menor sera condensação? Estarei errado?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Miguel Pinto, eu
  4.  # 8

    Colocado por: emadQuanto menor o contraste de temperaturas menor sera condensação? Estarei errado?
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    O ar tem uma capacidade limitada de armazenar vapor de água. Quando fica saturado o vapor é libertado em forma de água. O ar quente tem uma capacidade maior de armazenar esse vapor do que o ar frio. Por esse motivo nos sítios mais frios da casa, como p. ex. paredes exteriores, vidros ou outras pontes térmicas, o ar arrefece de tal forma que se criam as condensações. O aquecimento é uma ajuda valiosa para evitar esse fenómeno mas em alguns pontos da casa poderá não ser suficiente. Nessas zonas só um isolamento 100% eficaz poderá resolver o problema.
  5.  # 9

    Acham que o isolamento exterior (capoto) é a solução apontada para o caso de humidades por condensação?
    Obrigado
    • mec
    • 5 janeiro 2018

     # 10

    Boa tarde, se já tem ar condicionado, compre um desumidificador a parte, não use o desumidificador do ar condicionado, mete a temperatura no AC a 20/21 graus e ligue o desumidificador nas zonas mais problemáticas,vai ver que vai ajudar e muito a condensação com poucos euros gastos, foi o que eu fiz.
    cumprimentos
  6.  # 11

    Se o problema for condensação a solução primária é ventilação.
  7.  # 12

    Colocado por: ecbFalaram-me de fazer dois buracos no quarto, um em zona superior e outro inferior na parede para o ar circular. Colocando respiradores. Será que assim resolve? Já alguém fez isto? Obrigada


    Não!!

    deve fazer apenas um, para entrada de ar.
    existem grelhas próprias para isso.
    meta fotos das janelas.

    a Extracção de ar deve ser feita pelas zonas humidas, Casas de Banho / cozinha / despensas / lavandarias.
    • mec
    • 6 janeiro 2018

     # 13

    A ventilação com ar exterior como os colegas de forum falam ,nos dias de chuva e de humidade que têm estado, vai piorar a situação uma vez que o ar que entrar na habitação vem carregado de humidade,
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • Bamp
    • 13 janeiro 2018

     # 14

    Boas preciso da vossa ajuda , vivo no último andar e temos actualmente nos quartos temperatura ambiente de 15a17% no inverno achamos a casa fria e notamos alguma condensação no ar ...o aparelho indica na madrugada 65%a 68% de humanidade durante dia ronda os 50 a 55%...penso que tem a ver com o facto de viver no último andar ... Na ficha técnica indica que a cobertura têm mosaico cerâmico de 1.5cm +betonilha de 3cm+politureno extrudido 8cm+betonilha de 3cm+lage betão armaco 20cm+estuque projectado

    queremos saber se colocando um tecto falso com isolamento térmico pode ajudar a manter a temperatura mais alta assim como poderá melhorar a dita condensação...deram-me um orçamento de 2000€ para um trabalho de tecto falso com roofmate 3cm +lá de rocha para 40m2 não acham caro?acham resolve este problema ...
  8.  # 15

    Colocado por: Bampderam-me um orçamento de 2000€ para um trabalho de tecto falso com roofmate 3cm +lá de rocha para 40m2 não acham caro?acham resolve este problema ...

    Esqueça o roofmate para o tecto falso, coloque 10cm de lã de vidro.
    1200€ é o preço justo, incluindo a pintura...ou um pouco mais, mas 2000€ é caro.
    • Bamp
    • 14 janeiro 2018

     # 16

    Mas acha que vai melhorar a temperatura ,assim como a condensação...resulta ??
  9.  # 17

    Colocado por: BampMas acha que vai melhorar a temperatura

    Não melhora a temperatura, melhora o isolamento térmico, se quer aquecer a casa tem que comprar um aquecedor ou um ar condicionado.

    Colocado por: Bampassim como a condensação


    A condensação tem a ver com a temperatura, humidade, isolamento das paredes exteriores, vidros, ventilação, ...etc, como depende de muita coisa, melhorando apenas o isolamento térmico do tecto, não vai resolver o problema da condensação.
    • emad
    • 14 janeiro 2018

     # 18

    Só não percebo como 65% e 68% de humidade e mau. O ideal não é entre 60% a 70%?
  10.  # 19

    Colocado por: emadSó não percebo como 65% e 68% de humidade e mau. O ideal não é entre 60% a 70%?

    Agora que fala nisso é que eu reparei:


    Colocado por: Bampnotamos alguma condensação no ar


    !!! isso é o quê? chuva?
  11.  # 20

    Boa noite estou a remodelar um vivenda antiga na zona de Braga e tenho uma dúvida em relação a colocação de gesso cartonado nos tectos, no
    wc será hidrofugo a questão é a sala que é junta com a cozinha cerca de 40 m2 neste caso posso pôr do normal ou vou ter melhor controlo da condensação com o hidrofugo. O teto leva 10cm de lá mineral entre a placa de gesso e a lage. Obrigado
 
0.0204 seg. NEW