Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva, serve este tópico para troca de ideias de como conseguir uma casa com baixa manutenção, quer em tempo, quer monetária.

Há várias soluções que nos permitem poupar dinheiro e/ou tempo com limpeza, reparações, manutenção, substituições e por ai fora e pelo que andei a explorar no fórum não vi nenhum fórum dedicado exclusivamente a este assunto.

Agradeço desde já a vossa opinião e recomendações!

Como vou construir, tenho pesquisado e conversado com o empreiteiro e o arquitecto para encontrarmos soluções que no futuro me economizem tempo e dinheiro, entre elas tenho em cima da mesa as seguintes soluções:

- Fibrocimento, vinil e composito são materiais com grande durabilidade que podem ser explorados substituindo madeiras, cerâmicos e outros;

- As bancadas de quartzo que são mais resistentes e baratas do que outras alternativas;

- Tintas laváveis para não haver necessidade de pintar esporadicamente;

- Toda a iluminação em led devido aos baixos consumos e maior durabilidade;

- No jardim optar pela grama-brasileira já que é de baixa manutenção mas ainda assim tentar reduzir a área germinada já que requer custos com rega e que se corte regularmente a relva;

- Apostar em armários embutidos e com o mínimo de prateleiras abertas possíveis (acumulam muito pó);

- Sanitas embutidas, já que são mais fáceis de limpar;

- Apostar num revestimento exterior de baixa manutenção para não ter de andar esporadicamente a limpar, pintar ou reparar. Pessoalmente estou inclinado para o capoto, até pelas vantagens no isolamento térmico;

- Portões em ferro pela durabilidade e preço (há soluções bonitas e duradouras);

- Estou a estudar como posso incorporar algumas árvores de folha caduca de forma a reduzir os custos com climatização já que fazem sombra no verão e deixam o sol "entrar" no inverno;

- VMC de fluxos cruzado para evitar perdas térmicas maiores na renovação do ar, ou até mesmo um poço canadiano/provençal que, neste caso, para além de renovar o ar climatiza a casa;

- Apostar em túneis de luz e colaborarias para reduzir a despesa com iluminação;

- No meu apartamento os móveis da cozinha são lacados a preto. Muito bonito, mas a evitar já que se nota a sujidade, marcas dos dedos etc com muita facilidade. O mesmo se aplica com os brancos;

- Estou a ponderar uma solução para o duche. O mais habitual são as cabines envidraçadas porém esse vidro está constantemente sujo, quer com marcas de sabão, quer com marcas dos dedos etc. Um chuveiro do estilo "walk-in" poderá ser uma boa opção;

- Aquelas plantas artificiais são muito giras, mas acumulam muito pó e são muito complicadas para limpar, é preferível, na minha opinião, plantas naturais que não precisem de muita manutenção, por exemplo cactos sem espinhos e suculentas;

- Na divisão onde os meus bichanos tem a comida e as caixas de areia tenho de optar por um pavimento cerâmico, fácil de limpar e sem problemas com infiltrações ou o chão levantar por causa da humidade etc;

- A/s parede/s das escadas sujam-se com muita facilidade. Vou optar por revestir a parede do corrimão com pedra, e do outro lado, em vez de vidro (que também se suja muito) um ripado;

- Os meus sogros tem umas persianas muito engraçadas, daquelas que são tipo um ripado na horizontal que se pode subir ou descer. Acumulam muito pó e são um pesadelo para limpar. O melhor nestas situações é optar por algo na vertical;
  2.  # 2

Colocado por: HenDua- Fibrocimento, vinil e composito são materiais com grande durabilidade que podem ser explorados substituindo madeiras, cerâmicos e outros;

asneirada.... não concordo.

Colocado por: HenDua- As bancadas de quartzo que são mais resistentes e baratas do que outras alternativas;

Onde!!!?, em que mundo!?

Colocado por: HenDua- Tintas laváveis para não haver necessidade de pintar esporadicamente;

Tá certo.. mas nada dura para sempre... a utilizaçõ e manutenção da casa inlfuenciam os prazos de repintura...

Colocado por: HenDua- Toda a iluminação em led devido aos baixos consumos e maior durabilidade;

... durabilidade... para já ainda não me provaram.

Colocado por: HenDuaApostar em armários embutidos e com o mínimo de prateleiras abertas possíveis (acumulam muito pó);

Tá correcto...

Colocado por: HenDua- No jardim optar pela grama-brasileira já que é de baixa manutenção mas ainda assim tentar reduzir a área germinada já que requer custos com rega e que se corte regularmente a relva;

Cham-se escalracho... mas quanto menos tiver melhor, pois também dá trabalho e gasta agua...

Colocado por: HenDua- Sanitas embutidas, já que são mais fáceis de limpar;

suspensas e/ou com tanque embutido....

Colocado por: HenDuaApostar num revestimento exterior de baixa manutenção para não ter de andar esporadicamente a limpar, pintar ou reparar. Pessoalmente estou inclinado para o capoto, até pelas vantagens no isolamento térmico;

... Também vai precisar de reparar e pintar tal como um reboco pintado...

Colocado por: HenDua- Portões em ferro pela durabilidade e preço (há soluções bonitas e duradouras);

em aluminio termolacado.... mas depende da execução.

Colocado por: HenDua- Estou a estudar como posso incorporar algumas árvores de folha caduca de forma a reduzir os custos com climatização já que fazem sombra no verão e deixam o sol "entrar" no inverno;

Boa ideia.... mas dará trabalho... podar, varrer ..etc.

Colocado por: HenDua- VMC de fluxos cruzado para evitar perdas térmicas maiores na renovação do ar, ou até mesmo um poço canadiano/provençal que, neste caso, para além de renovar o ar climatiza a casa;

tudo bom.. boa ideia.. mas aumenta os custos de manutenção... e o trabalho...

Colocado por: HenDua- Apostar em túneis de luz e colaborarias para reduzir a despesa com iluminação;

... pois mas são opções caras.... e podem trazer problemas de manutenção no futuro.... impermebilizações, etc... e eventuais perdas/ ganhos termicos indesejados...Nada como planear a arquitectura sem precisar nada disso.

Colocado por: HenDua- No meu apartamento os móveis da cozinha são lacados a preto. Muito bonito, mas a evitar já que se nota a sujidade, marcas dos dedos etc com muita facilidade. O mesmo se aplica com os brancos

è um facto... se não optar por lacados, até é mais durável.... e barato.

Colocado por: HenDua- Estou a ponderar uma solução para o duche. O mais habitual são as cabines envidraçadas porém esse vidro está constantemente sujo, quer com marcas de sabão, quer com marcas dos dedos etc. Um chuveiro do estilo "walk-in" poderá ser uma boa opção;

Existe tratamentos para o vidro.... um walk in também é passível de construir com vidro... Tem de conciliar isso com o arquitecto e o espaço da IS.. senão pode ficar tudo muito apertado/ pouco luminoso...

Colocado por: HenDuaAquelas plantas artificiais são muito giras, mas acumulam muito pó e são muito complicadas para limpar, é preferível, na minha opinião, plantas naturais que não precisem de muita manutenção, por exemplo cactos sem espinhos e suculentas;

Quem é que mete plantas artificiais em casa!!? As naturais também ganham pó... ;)

Colocado por: HenDua- Na divisão onde os meus bichanos tem a comida e as caixas de areia tenho de optar por um pavimento cerâmico, fácil de limpar e sem problemas com infiltrações ou o chão levantar por causa da humidade etc;

Então.. não escreveu lá atras que os vinilicos e os compositos eram melhores!!?... Acho que faz muito bem, seja a escolha em cerâmico ou em pedra natural...

Colocado por: HenDua- A/s parede/s das escadas sujam-se com muita facilidade. Vou optar por revestir a parede do corrimão com pedra, e do outro lado, em vez de vidro (que também se suja muito) um ripado;

Lamento informar.. mas tudo se suja ;) na paerede forre tudo com um material lavavel e resistente à abrasão... quanto mais recantos ( ripas e ripinhas) mais caro e trabalhoso será....

Colocado por: HenDua- Os meus sogros tem umas persianas muito engraçadas, daquelas que são tipo um ripado na horizontal que se pode subir ou descer. Acumulam muito pó e são um pesadelo para limpar. O melhor nestas situações é optar por algo na vertical;

Ai sim.... depois conte qual o modelo escolhido.... seja vertical, horizontal vai ter de limpar ;)

PS: Agora que tentei desmontar a suas ideias, é altura de fazermos todos uma reflexão e ponderar...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HenDua
  3.  # 3

Pelo menos ainda há alguma coisa que se possa aproveitar eheh

Além de reflectir e ponderar, mais ideias são bem vindas :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Os Led podem poupar na utilização diária mas a durabilidade ainda é relativa. Nada de grave se estiver disposto a trocar o controlador (led driver) ocasionalmente.

Concordo nos cerâmicos, tintas laváveis.
    Relva se quer baixo custo e manutenção pode esquecer, contudo tem baixo custo de instalação e fica + agradável que uma solução impermeável...

Clarabóias e túnel de luz, pessoalmente tentaria evitar tudo o que pudesse dar buraco, e essas soluções mal instaladas são difíceis de resolver.
    •  
      mhpinto
    • 4 janeiro 2018 editado

# 5

Colocado por: Pedro Barradassuspensas e/ou com tanque embutido....

Discordo em relação a isto por dois motivos:
    1 - Se a ideia é evitar custos de manutenção, duvido que haja algo mais simples/barato de reparar/trocar do que um tanque não embutido. E isto já para não falar do preço inicial. E o trabalho de limpeza extra que um tanque externo implica é irrisório.
    2 - A facilidade de limpeza das sanitas suspensas para mim é uma falsa questão se compararmos com sanitas que encostam completamente à parede. Quem já tenha usado uma esfregona sabe que tanto dá passar por baixo da sanita como passar só à volta, em termos de trabalho a diferença é absolutamente irrelevante. Para mim, mais importante do que a sanita, a este nível, é ter os suportes do piaçaba e do papel suspensos, fixos à parede, em vez daqueles conjuntos de poisar agora tão em voga.

Colocado por: HenDuaplantas naturais que não precisem de muita manutenção, por exemplo cactos sem espinhos e suculentas;

São boas opções, mas haverá mais.
    Tenho por exemplo uma planta ornamental em casa, que será uma espécie de jarro, para aí há uns 10 anos que a única, mas mesmo única, coisa que lhe faço é, para além de ir regando, cortar umas folhas quando começam a ter mau aspeto ou a planta começa a ficar com folhas a mais, e isto será 1 ou 2 vezes por ano. Nunca lhe troquei a terra sequer. As folhas são enormes pelo que limpar o pó, as raríssimas vezes em que é preciso (como já disse vou cortando folhas), é muito fácil e rápido.

Mas também, a meu ver, não faz muito sentido querer uma vivenda com áreas verdes no exterior, com o trabalho que isso dá, e depois estar com problemas se é preciso regar ou trocar a terra a uns vasos dentro de casa de vez em quando ou limpar o pó a umas folhas. Na minha ótica, mais importante do que tudo isso é arranjar plantas que não atraiam pragas, que isso sim é uma carga de trabalhos e chatices.

Já agora, isso de plantas resistentes às pragas e doenças é tão válido para plantas de interior como de exterior.
    Outra dica em relação às plantas de exterior é optar por plantas autóctones ou que de outra forma não exijam rega depois de adultas. Poupa-se trabalho e dinheiro.

Colocado por: tozepalmaClarabóias e túnel de luz, pessoalmente tentaria evitar tudo o que pudesse dar buraco, e essas soluções mal instaladas são difíceis de resolver.

Concordo. E andar a limpar clarabóias também não deve ser a coisa mais fácil. O melhor mesmo é conceber a casa de forma a ter janelas em tudo o que é divisão.

Colocado por: HenDuaAcumulam muito pó e são um pesadelo para limpar.

Concordo e para mim isso aplica-se a tudo o que sejam estores de lâminas, sejam interiores ou interiores. Os quebra-sol ("brise-soleil") são um exemplo. Ainda que não devam ser dos piores, já que as lâminas são largas, certamente dão mais trabalho a limpar que estores de rolo.
  5.  # 6

depende dos LED's.
    Tenho um amigo que tem uma estufa como os mesmos LED's há 10 anos
  6.  # 7

Agradeço a todos as vossas opiniões.

Realmente as clarabóias e túneis de luz são um risco porque qualquer erro na construção trará problemas no futuro, neste aspecto mais vale manter as coisas simples.

Os Leds já ouvi relatos de pessoas que meteram e nao tiveram problemas e outros que ao fim de um ano ja tinham alguns leds fundidos.

As plantas artificiais sao difíceis de limpar, aquilo acumula muito pó e não sai com muita facilidade, por isso falei mas naturais embora requeiram sempre alguma manutenção.
    As plantas ornamentais, suculentas e cactos sem espinhos parecem ser melhores soluções.
    •  
      aacc
    • 7 janeiro 2018 editado

# 8

HenDua
    Vale mais fugir

0.0157 seg. NEW