Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa dia,

Estou em fase de desenvolvimento do projecto da minha casa. Tenho agora a primeira planta feita pelo arquitecto, que tem sido fantástico, e gostava de saber outras opiniões sobre o assunto.

No meu terreno tenho uma casa já construída em Pedra até à primeira placa. Essa casa já foi construída em 1985, mas parece estar em boas condições. O objectivo era aproveitar ao máximo aquela estrutura. No entanto, tendo em conta a tipologia de casa que quero, estilo moderno, é um pouco difícil aproveitar tudo. Metade da estrutura será destruída. Como a casa também se encontra perto da estrada principal, tenho como objectivo puxar a casa um pouco para o interior pois tenho 2000 metros quadrados de terreno para construir.

Uma das condicionantes é a largura da casa. Como parte está construída, torna-se difícil encurtar espaço na largura.
    No total está com 280 m2, área esta de viver, excluindo varandas e garagens.

Gostava de saber uma opinião sobre a funcionalidade da planta, se mudavam algum espaço, se as áreas estão boas e se existia alguma possibilidade de reduzir espaço. 280 m2 parece me muito e quando faço contas assusto-me.

O quarto da suite está excessivamente grande, e o posso dividi-lo e criar um outro espaço com acesso ás escadas.
    No piso 0, tambem já pensei em eliminar uma casa de banho.

Obrigado. Entre hoje e amanhã tenho de decidir o que fazer.

Vejam imagens em anexo.

Muito obrigado.
      piso1.png
      piso0.png
  2.  # 2

Colocado por: Daniel Cardoso280 m2 parece me muito e quando faço contas assusto-me

Partindo disto, presumo que não tenha grande margem orçamental. Assim sendo, claramente 280 m2 é excessivo para uma casa.

A informação que nos dá é curta. Não se vêem as áreas das divisões, nem se percebe a orientação da casa. Para que lado é o Norte? Para que lado fica a estrada (presumo que seja para "baixo")?
    Isso em frente às janelas da suite é uma varanda, certo? E o WC da suite é suspenso?
    Que corredor é esse nas traseiras?

Olhando só ao que nos mostra e voltando então ao pressuposto do reduzido orçamento, se fosse eu, ponderaria fazer a maior parte da casa no piso 0 e faria um piso 1 para aí com metade da área do piso 0, ficando o resto em terraço. Mesmo assim ainda ficava com perto de 200 m2 de casa, o que não é nada pouco.

As áreas parecem tão grandes que dá ideia de que facilmente metia no piso 0 toda a zona social e os 2 quartos, podendo remeter para o piso 1 apenas a suite. Isto se quer manter a varanda para a suite, que nesse formato passaria a terraço.
    Se não faz questão na varanda, pode fazer ao contrário: suite em baixo e quartos em cima. Se vir, no fundo já tem uma suite no piso 0, seria só questão de fazer um closet, se faz questão em ter um.

Nessa configuração, se precisa muito de um escritório, pode fazer um mais modesto, roubando área à zona social.
    Por exemplo, a impressão que fica é que a cozinha é muito grande e que tem aí uma sala de jantar enorme que duvido que venha a ter muita utilização. Duplicar zonas de refeição é essencialmente desperdício e, felizmente, cada vez parece estar menos em voga. Ainda por cima, nesse caso, está a criar um percurso algo longo entre a zona de trabalho da cozinha e a mesa de jantar, pelo que alguém terá de andar a "fazer piscinas" nos dias de jantarada.
    Eu optaria por interligar mais esses espaços, dispensando a mesa de refeições na cozinha e área que a mesma ocupa. A meu ver, ganhava em vivência e tirava mais partido daquilo que vai pagar muito para ter. Se quiser manter uma zona para as chamadas "refeições rápidas", pode fazer isso na ilha.
    A sala de estar também poderia ser mais pequena, mas aí eu já acho que, se é para haver áreas grandes, pois que seja na sala de estar, que é onde passamos a maior parte do tempo que estamos acordados.
  3.  # 3

boas, assim a uma primeira vista rápida posso dizer que sim a suite é enorme, a WC da suite é do tamanho de um quarto, o closet tambem...... para lá de excessiva.
    mas tambem está numa primeira fase e tem ainda muito trabalho pela frente já que apenas apresenta um extrato do ambiente de trabalho e não um pdf acabado. tem aquele espaço perdido na circulação dos quartos que nao serve para nada.
    se quer reduzir espaço vá vendo essas coisas..
    tem duas zonas de jantar quando apenas uma serve perfeitamente... reduz espaço....

nao entendo bem a circulação na garagem e á volta da casa.. como funciona isso, mas o projecto ainda vai no inicio...
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  4.  # 4

Obrigado pelas respostas :)

De facto ainda está numa fase muito inicial, mas tenho pouco tempo para decidir. A cozinha tem cerca de 25 m2. Não é excessivamente grande mas podia sim reduzir 3 ou 4 metros quadrados. Como referi, a largura da casa não posso mexer, caso seja possível continuar com o que está feito. E não vejo outras soluções para reduzir o espaço da sala de estar e jantar. A sala de estar e jantar é virada para o jardim. A casa está construída num alto e tem uma boa vista. Daí a ideia de ter janelas grandes para entrar luz por estar virada para SUL.

A suite também é virada a sul. Tem uma varanda grande e a casa de banho fica suspensa sim. A casa de banho é demasiado grande eu sei. Mas não tenho muitas opções. A não ser no quarto da suite. Dividir e colocar ai a casa de banho. No entanto vou perder um pouco de estética exterior, apesar de poupar 11 m2 de casa de banho.

O quarto de vestir está com 13 m2 e não me parece grande. Tenho de ter espaço para roupa e calçado de 2 pessoas. E a minha mulher tem muita roupa mesmo. Não me parece excessivo.

O ideal mesmo era reduzir o espaço na sala de estar e jantar e na suite. A nível de metros quadrados nas restantes divisões está aceitável.

O corredor nas traseiras é uma zona de arrumações.Para colocar cilindro, termo acumulador, caldeira, ou seja, equipamentos de aquecimento e outras arrumações. Na parte de traz da garagem tenho espaço para um local de ferramentas e arrumações e outro espaço para fazer lavandaria. Cada um dos espaços com cerca de 8 m2.

A ideia era manter os quartos na parte superior. no piso 0, passa por ter um escritório, mas que no fundo será um quarto se necessário. Pode adoecer alguém ou partir uma perna, etc. Assim fico com mobilidade no piso 0. Daí ter uma casa de banho com duche ou banheira, já a pensar nessa situação.

Os metros quadrados assustam. Mas também não quero fazer uma casa muito pequena. Queria algo razoável em termos de dimensões. Posso indicar que na minha zona consigo fazer a casa a 600€ m2. ou menos. Fonte segura de 2 empreiteiros diferentes com valores aproximados, sem qualquer análise mais detalhada.

estamos a falar de 168 000€, fora garagens, muros e exteriores. A minha margem seria até 150000. precisava de ganhar uns metros quadrados para baixar o valor. Mas não queria fugir á planta, que está relativamente funcional e prática. AO mexer na planta, vou também mexer na estética exterior. :(

Complicado ....
  5.  # 5

ao nao querer mexer na parede sul está a limitar-se. ao dizer que nao tem muitas opções está a limitar-se. a WC dá para reduzir e muito...

a minha pergunta é se a parede sul á assim tão importante quanto isso? é que eu vejo imensas outras possibilidades. mas vc ao nao se libertar dos constrangimentos que impôs a si mesmo (nao estou a falar do tempo) não vai conseguir reduzir o espaço desnecessário. nao necessita reduzir a largura, mas pode mexer na profundidade sem perder as vistas para sul.

quarto de vestir de 13m é um quarto. pode meter lá uma cama, um arma´rio e uma escrivaninha. pense bem, 3 aqui, 4 ali, 2 acolá e vai somando.

e nao precisa de mexer na organização espacial que tem para ganhar metros, . isso vai ainda no inicio. não se agarre á estética que pensa que vai perder.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 6

Colocado por: Daniel CardosoA cozinha tem cerca de 25 m2. Não é excessivamente grande

Colocado por: Daniel CardosoO quarto de vestir está com 13 m2 e não me parece grande. Tenho de ter espaço para roupa e calçado de 2 pessoas.

dois exemplos que demonstra a relatividade do tamanho dos espaços, o que não parece grande para si, é enorme para mim

Colocado por: Daniel CardosoPosso indicar que na minha zona consigo fazer a casa a 600€ m2. ou menos. Fonte segura de 2 empreiteiros diferentes com valores aproximados, sem qualquer análise mais detalhada.

Colocado por: Daniel CardosoA minha margem seria até 150000

vai dar raia, vai, vai....

faça as contas a 750€ o metro quadrado, se conseguir fazer por menos, óptimo, fica menos endividado e vive melhor a vida. se o seu tecto é de 150.000 euros, tire 20.000 euros para imprevistos, fica 130.000€ o que a 750€ o metro quadrado dá para construir 170m2, o que já dá para fazer uma bela moradia com 3 quartos.

se conseguir construir realmente a 600€ o m2, os 170m2 ficam por 100.000€, pega na diferença e vá aproveitar a vida que andamos neste mundo muito pouco tempo
    Concordam com este comentário: mhpinto, ricat
  7.  # 7

Colocado por: Daniel Cardosofora garagens, muros e exteriores.

E tem orçamento para essas coisas? É que não lhe ficarão propriamente por um par de milenas, nem pouco mais ou menos.

Colocado por: pauloagsantosvai dar raia, vai, vai....

faça as contas a 750€ o metro quadrado, se conseguir fazer por menos, óptimo, fica menos endividado e vive melhor a vida. se o seu tecto é de 150.000 euros, tire 20.000 euros para imprevistos, fica 130.000€ o que a 750€ o metro quadrado dá para construir 170m2, o que já dá para fazer uma bela moradia com 3 quartos.

se conseguir construir realmente a 600€ o m2, os 170m2 ficam por 100.000€, pega na diferença e vá aproveitar a vida que andamos neste mundo muito pouco tempo

Não dá para concordar 10 vezes com o mesmo comentário?
  8.  # 8

Colocado por: Daniel CardosoO quarto de vestir está com 13 m2 e não me parece grande. Tenho de ter espaço para roupa e calçado de 2 pessoas. E a minha mulher tem muita roupa mesmo. Não me parece excessivo.

Desses 13 m2, pouco irá aproveitar em termos de arrumação. Basta ver a planta para se perceber que a área real de arrumação será para aí 20% da área total da divisão. Por isso e pelo já dito por outros, para mim é também excessivo.

Se tem assim tanta coisa para arrumar, será tão abominável assim aproveitar parte dessa muita área na própria suite para meter também uns roupeiros? Pode fazer roupeiros que nem se dê pelas portas, se é isso que lhe faz confusão.

Já agora, voltando à questão do orçamento, já pensou quanto lhe custará mobilar divisões desse tamanho? Não será certamente com uma cama e duas mesas de cabeceira que deixa todos esses quartos minimamente compostos.
    Para mim, causa muito melhor impressão e dá uma muito melhor vivência uma casa com áreas mais modestas mas bem composta em termos de decoração do que uma casa com áreas enormes quase despidas.
  9.  # 9

Esse projeto tem tudo para não dar uma construção barata... Conte com pelo menos 800€/m²
  10.  # 10

Bom dia Senhores.

Passados 2 anos, vou iniciar finalmente a construção da moradia. A planta mudou um pouco em relação ao referido inicialmente no post.
    Tenho aqui 2 ou 3 duvidas que precisava de esclarecer:

-> Na memória descritiva, o arquitecto colocou área total de implantação 237 m2. Tive a verificar em Autocad e bate certo. E colocou ainda área total de construção 408 m2. Não percebo esta área. A primeira medi na parte exterior das paredes do piso de baixo e estava correcto.
    Esta segunda área já medi a parte exterior dos 2 andares e não consigo encontrar este valor. Pesquisei e vi que esta área também é contabilizada a área coberta. Será? Mesmo medindo a área coberta o valor não bate certo, muitos m2 a mais. Estas áreas já estão nas finanças etc.

Como é que se faz a medição dos m2 de uma casa para fazer contas? Com paredes, sem paredes, com zonas cobertas, com ou sem garagem e arrumos.

-> Já tenho orçamento para fazer a casa "Chave na mão". Entreguei a primeira fase, entretanto vou esperar cerca de 6 meses, e depois continuo a segunda fase. Tenho 180.000 € + IVA. O que dá um total de cerca 220 000€. No entanto verifiquei que no orçamento, não fala de fossa, de cozinha, de estores, etc. Chave na mão devia estar tudo incluído certo? Será que o valor vai aumentar, ou eles apenas não colocaram esses pontos no orçamento? Pareceu me por conversa que eles fazem cálculos de orçamento com base em m2. Imaginem que estes 408 m2 estão mal ... Eu ainda não aceitei o orçamento da segunda fase. Portanto gostava de esclarecer estas coisas primeiro.

Se alguém poder ajudar. obrigado
  11.  # 11

Colocado por: Daniel CardosoEstas áreas já estão nas finanças etc.

Como é que estão se ainda não tem a casa!?

Colocado por: Daniel Cardosoesquisei e vi que esta área também é contabilizada a área coberta. Será? Mesmo medindo a área coberta o valor não bate certo, muitos m2 a mais.

questione o arqutiecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Daniel Cardoso
  12.  # 12

Colocado por: Daniel CardosoBom dia Senhores.

Passados 2 anos, vou iniciar finalmente a construção da moradia. A planta mudou um pouco em relação ao referido inicialmente no post.
    Tenho aqui 2 ou 3 duvidas que precisava de esclarecer:

-> Na memória descritiva, o arquitecto colocou área total de implantação 237 m2. Tive a verificar em Autocad e bate certo. E colocou ainda área total de construção 408 m2. Não percebo esta área. A primeira medi na parte exterior das paredes do piso de baixo e estava correcto.
    Esta segunda área já medi a parte exterior dos 2 andares e não consigo encontrar este valor. Pesquisei e vi que esta área também é contabilizada a área coberta. Será? Mesmo medindo a área coberta o valor não bate certo, muitos m2 a mais. Estas áreas já estão nas finanças etc.

Como é que se faz a medição dos m2 de uma casa para fazer contas? Com paredes, sem paredes, com zonas cobertas, com ou sem garagem e arrumos.

-> Já tenho orçamento para fazer a casa "Chave na mão". Entreguei a primeira fase, entretanto vou esperar cerca de 6 meses, e depois continuo a segunda fase. Tenho 180.000 € + IVA. O que dá um total de cerca 220 000€. No entanto verifiquei que no orçamento, não fala de fossa, de cozinha, de estores, etc. Chave na mão devia estar tudo incluído certo? Será que o valor vai aumentar, ou eles apenas não colocaram esses pontos no orçamento? Pareceu me por conversa que eles fazem cálculos de orçamento com base em m2. Imaginem que estes 408 m2 estão mal ... Eu ainda não aceitei o orçamento da segunda fase. Portanto gostava de esclarecer estas coisas primeiro.

Se alguém poder ajudar. obrigado

Não, chave na mão não significa que inclui tudo, significa que a empresa trata de subcontratar e coordenar todas as especialidades e o senhor não tem que se preocupar com (quase) nada. Mas só inclui o que estiver orçamentado. Se a cozinha não está orçamentada, é porque não está incluída. E o mesmo se aplica aos outros pontos que mencionou.

Eu por exemplo vou construir "chave na mão", mas a cozinha não está incluída por opção minha. Será outra empresa a fazer.
    Concordam com este comentário: Daniel Cardoso
  13.  # 13

Não tem medições no projeto? (um documento com a descrição e quantidades de todos os materiais a aplicar)
  14.  # 14

Entretanto já consegui esclarecer as áreas com o arquitecto.

Quanto á chave não mão, aquilo me diz tem lógica e tenho então de falar com o empreiteiro para ele me colocar tudo o que falta no contrato. A cozinha também estou a pensar contratar directamente a outra empresa. Quanto ao resto, visto que estou longe, não tenho outra opção além da chave na mão.

Algumas dicas para ver se está tudo incluído no orçamento?

Por exemplo, esta semana vi que estava referido 15€ m2 para cerâmicas de casa de banho e reparei que não fala do IVA. Vou ter de questionar o empreiteiro. Se estiver já incluído neste material, e como tenho de pagar o IVA total vou estar a pagar IVA 2 vezes. não??

Outra coisa, nas partes eléctricas não refere o numero de interruptores, tomadas, etc. Se eu quiser colocar outra configuração na instalação que não seja standard vou ter de pagar o resto à parte? Por exemplo, queria colocar na sala e corredores com luz embutida nas laterais do tecto falso ... Como a que consigo meter isso no orçamento? Devia ficar tudo mais detalhado certo?

No orçamento:

"Fornecimento e instalação eléctrica e ITED conforme projectos das respectivas especialidades a apresentar futuramente, incluindo todos os quadros, cablagens, pontos de luz, tomadas, interruptores demais acessórios."

O projecto eléctrico não é obrigatório até 6.9 KVA certo?? Esta potência é suficiente para a casa? Não quero ligar a maquina de lavar roupa e louça ao mesmo tempo e a luz ir baixo como casos que eu conheço...

Obrigado
  15.  # 15

ate 10.35Kva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Daniel Cardoso
  16.  # 16

Colocado por: ****

Mas já precisa de vistoria da DGE

graças a deus, fico mais mais descansado.
  17.  # 17

Colocado por: riscosate 10.35Kva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Daniel Cardoso

Depois de ver o seu comentário fui ver os papeis do projecto e de facto na ficha electrotecnia estão lá esses tais 10.35 KVA.

Já que não necessito desse projecto de especialidades, quando devo entregar o projecto ITED na câmara para aprovação? Quando eu quiser certo? Ou convém entregar o quanto antes?
  18.  # 18

Colocado por: Daniel Cardoso

Depois de ver o seu comentário fui ver os papeis do projecto e de facto na ficha electrotecnia estão lá esses tais 10.35 KVA.

Já que não necessito desse projecto de especialidades, quando devo entregar o projecto ITED na câmara para aprovação? Quando eu quiser certo? Ou convém entregar o quanto antes?

Como assim? Tem de entregar tudo na câmara para licenciamento
  19.  # 19

Colocado por: Daniel CardosoPareceu me por conversa que eles fazem cálculos de orçamento com base em m2.

É isso, e como você não definiu nada, eles fazem como lhes apetecer, e com o dono de obra ausente, sem fiscalização, vai ser uma alegria para o empreiteiro.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  20.  # 20

Colocado por: Picareta
    É isso, e como você não definiu nada, eles fazem como lhes apetecer, e com o dono de obra ausente, sem fiscalização, vai ser uma alegria para o empreiteiro.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Pois. Estando ausente vai ser muito complicado mesmo. Vão me lixar, mas nao tenho escolha. Tenho de confiar no empreiteiro. O gajo que me fez o projecto vai fiscalizar a fase inicial mas isso é sempre relativo...

0.0322 seg. NEW