Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qual é chave usada para apertar a torneira ao lavatorio?

    Estive a espreitar e aquilo já está tudo cheio de ferrugem a largar para o chão, está na hora de trocar aquela placa de metal que segura, mas o espaço para maos e chave inglesa é muito apertado!
      IMG_04012018_120819.jpg
  2.  # 2

    Chave de tubo: essencialmente um tubo comprido de forma hexagonal, ou com a extremidade hexagonal. O próprio varão roscado fica dentro do tubo enquanto este roda para apertar/desapertar a porca.
  3.  # 3

    A chave tubular 10/11.
  4.  # 4

    Esta chave correcto?

    E o que leva ali no orificio da chave para rodar? Ou trás logo quando comprar algum tipo de "ferro" para ajudar a rodar?
      Jan. 04 12.29.png
  5.  # 5

    em principio será uma chave de 12.
    O melhor será umas chaves de caixa/roquete ou em alternativa essa tubular que mostra na imagem (no meu caso a medida é de 12) no orificio pode colocar uma chave de fendas para rodar mas não deve ser muito fácil devido ao espaço reduzido..
  6.  # 6

    Ok
    agradecido a todos!
    Realmente isto com uma mini chave inglesa é bem complicado e fico sempre com a sensação de ficar meio solto.

    Aproveito tambem para lançar outra questão,

    é normal aquela placa de metal que fica por debaixo da torneira enferrujar num par de meses? Se em cima leva aquela borracha para vedar a água, ou eu estou a colocar mal o que até poderá ser o caso. Será muito errado colocar silicone na torneira para fixar/vedar o espaço entre a torneira e o lavatório?
      Jan. 04 12.42.png
  7.  # 7

    O espaço entre a torneira e o lavatório costuma levar essa anilha de borracha redonda igual à que está na imagem.

    Não é muito normal essa placa de metal enferrujar. Só enferruja porque há humidade nessa zona.

    Quanto ao silicone não é errado desde que não fique à vista. Mesmo com a borracha se levar um pouco de silicone só reforça para que não passe ablolutamente nada de água.
  8.  # 8

    Obrigado Sognin
    Realmente deve estar a passar algum fio de água, e eu suponho que nao é a vedação entre torneira e lavatorio mas sim, se voces verem a imagem da torneira, ela tem incorporada um sistema de abertura e fecho da tampa, e deve ser por esse orificio que ao limpar a torneira escorre alguma água semanalmente e vai começando a destruir a placa de metal :\
  9.  # 9

    Enferruja porque é de má qualidade, qualquer torneira decente traz essa placa em Inox....
  10.  # 10

    Colocado por: larkheEnferruja porque é de má qualidade, qualquer torneira decente traz essa placa em Inox....

    Esta já tem uns 10 anos, a placa que veio inicialmente durou uns 7/8 anos
    Agora que troquei e começei a comprar na drogaria, as placas pouco tempo duram. Aliás, esta ferrugem da imagem, a placa penso que troquei o ano passado, quase de certeza e foi bem complicado de apertar pois pelos vistos falta-me umas chaves de tubo como referiram aqui.
  11.  # 11

    Colocado por: larkheEnferruja porque é de má qualidade, qualquer torneira decente traz essa placa em Inox....


    Roca Florentina.....nao diga mal do material.... =D
  12.  # 12

    Não qurendo minar o tópico mas relacionado, alguém me sabe dizer se existe o modelo Roca Dama em sanitários? não falo de Dama-N, Dama Senso, etc. É que os apoios da tampa da sanita lá de casa partiram e no leroy há uns pernos á venda: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Casa-de-banho/Acessorios/Tampas-de-sanita/13294204.aspx mas não sei se dão. A tampa da Sanita só diz Roca Dama. Obrigado
  13.  # 13

    Colocado por: jorgferrNão qurendo minar o tópico mas relacionado, alguém me sabe dizer se existe o modelo Roca Dama em sanitários? não falo de Dama-N, Dama Senso, etc. É que os apoios da tampa da sanita lá de casa partiram e no leroy há uns pernos á venda:http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Casa-de-banho/Acessorios/Tampas-de-sanita/13294204.aspxmas não sei se dão. A tampa da Sanita só diz Roca Dama. Obrigado


    Sim existiu tenho disso na minha "casa de ferias" a ultima vez que comprei achei muito caro .....
  14.  # 14

    Colocado por: larkhe

    Sim existiu tenho disso na minha "casa de ferias" a ultima vez que comprei achei muito caro .....
    Pois é que se derem esses pernos do Leroy são 9 euros. A tampa toda além de estar esgotada custa mais de 50 paus, um bocado caro....
  15.  # 15

    Colocado por: loverscout

    Roca Florentina.....nao diga mal do material.... =D


    Não sei se é Roca ou não mas essas placas em torneiras Grohe ou hansgrohe são em inox e nunca vi nenhuma ganhar ferrugem :)
  16.  # 16

    Foto do aspecto depois de ter tirado a torneira do sitio
    e já depois de ter colocado um silicone na parte de baixo para tentar eliminar alguma passagem de água

    Mais de 1h neste processo... pelos vistos, as placas de metal não são todas iguais, e a que tinha nova estava a não conseguir passar pelos tubos da água e estive a "espalmar" as bichas e a lixar um pouco a placa de metal para ver se conseguia que tudo entrasse.

    Já está no sitio, silicone a secar durante a noite. Aparentemente parece ter ficado ok!
    Excelente a dica desta chave, bem fácil assim e vá lá que a drogaria da esquina até tinha uma chave destas!!! :)
      Webp.net-compress-image.jpg
    • ajcr
    • 27 fevereiro 2019

     # 17

    Boa tarde,
    Peço desculpa master_chief mas vou reaproveitar o teu tópico para meu pedido de apoio, pois não sou muito entendido neste tipo de trabalho.
    Tenho uma torneia que está solta e está pingar.
    Quero remover a torneira para levar a loja para ver se tem arranjo ou adquirir uma nova com mesmo tamanho.
    Mas, antes de fazer isso, preciso de fechar a canalização, a peça que devo comprar para fechar o tubo ligado a torneira é chamada junta cronica?
      IMG_20190227_073327.jpg
      IMG_20190227_073320.jpg
    • tmmc
    • 27 fevereiro 2019

     # 18

    Existe uma chave propria tubular para apertar/desapertar essa porca.
  17.  # 19

    Mas ninguem mais experiente ajuda?!?!?

    Eu se fosse a ti ia a uma loja, nem que leves uma fotografia chega...
    compras similar a essa ou mais alta (eu tenho uma alta no lavatorio pois dá me jeito
    Já tens a tal chave para apertar o parafuso por debaixo da torneira?!
  18.  # 20

    Colocado por: master_chiefFoto do aspecto depois de ter tirado a torneira do sitio
    e já depois de ter colocado um silicone na parte de baixo para tentar eliminar alguma passagem de água

    Mais de 1h neste processo... pelos vistos, as placas de metal não são todas iguais, e a que tinha nova estava a não conseguir passar pelos tubos da água e estive a "espalmar" as bichas e a lixar um pouco a placa de metal para ver se conseguia que tudo entrasse.

    Já está no sitio, silicone a secar durante a noite. Aparentemente parece ter ficado ok!
    Excelente a dica desta chave, bem fácil assim e vá lá que a drogaria da esquina até tinha uma chave destas!!! :)
      Webp.net-compress-image.jpg


    tentar trocAr esse varao e porca por um inox, pelo menos das próximas vezes que tiver que trocar a chapa, não ia ter problemas com a rosca, a continuar assim, vai ter uma dor de cabeça um dia, ou uma torneira nova
 
0.0217 seg. NEW