Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia para todos,

    Queria saber as vantagens/custos/inconvenientes das seguintes soluções
    de investimento de casas:

    - Alojamento Local
    - Arrendamento a estudantes
    - Arrendamento "clássico"

    Se houver pessoas que tenham este tipo de investimento e que queiram partilhar
    a sua experiência, ficaria agradecido.

    Doctor Z.
  2.  # 2

    Há um mês criou um tópico com o mesmo assunto aonde acabou por dizer que ganha mais dinheiro em investimentos financeiros do que no imobiliário. Agora abre outro tópico para quê ??
    https://forumdacasa.com/discussion/52621/1/comprar-apartamento-para-arrendar-quartos/
    Concordam com este comentário: Slavik
  3.  # 3

    Colocado por: CarvaiHá um mês criou um tópico com o mesmo assunto aonde acabou por dizer que ganha mais dinheiro em investimentos financeiros do que no imobiliário. Agora abre outro tópico para quê ??
    https://forumdacasa.com/discussion/52621/1/comprar-apartamento-para-arrendar-quartos/

    Acho que me expliquei mal ou acho que percebeu mal ou até talvez os 2.

    Imaginamos que compre um apartamento de 100000€ e deia uma entrada de 20000€, se tiver um lucro anual
    de 2000€ (limpos, impostos e despesas todas pagas) o que resultará em 10% relativamente a entrada, parece-me
    que já é interessante era disso que me estava a referir. Agora há casos em que é possível obter mais do que 10%.

    Agora se compararmos os 100000€ com os 2000€ de lucro, só já dará de retorno apenas 2%.

    Mais ainda, se não der entrada nenhuma para esse mesmo apartamento e que tenha 2000€ de lucro então
    terei 2000€ basicamente a partir de nada, visto ser o banco a financiar-me e os inquilinos a pagarem o crédito.

    Era mais neste aspecto que queria colocar as coisas.

    Agora, neste tópico o que pretendia era fazer uma comparação entre um alojamento local e um arrendamento
    clássico e ver qual seria o mais interessante, embora eu sei que para cada deste tipo de investimento a zona
    do bem conta (escolas, universidades, museus, monumentos, etc...).

    Por isso, para quem queira partilhar informações, agradecia.
  4.  # 4

    Considerando que a zona é de fator crucial, se for em uma zona próxima do centro e/ou com facilidade nos transportes, eu apostava em AL tipo Airbnb, se não me engano a legislação está um pouco mais facilitada para quem pretende iniciar a atividade e sempre está mais seguro pela própria empresa, penso eu!
    Já para arrendar, tenho meus receios, acho que apostaria em arrendamento para estudantes por ter a "certeza" que o imóvel fica vago, os arrendamentos tradicionais aparentam dar alguma dor de cabeça acrescida por causa dos inquilinos, claro, não são todos, mas aqueles que dao
    ...
    Concordam com este comentário: Doctor Z
  5.  # 5

    invista em bitcoin! dizem que dá muito retorno!
  6.  # 6

    Já faltava a bitcoin... ;)

    Do meu ponto de vista, o Alojamento Local pode ser mais rentável, porém também tem mais custos, como a decoração da casa, custos com limpeza, manutenção, água, eletricidade,... Se for o próprio a tratar do check in e check out dos hóspedes, também implica disponibilidade de tempo, caso contrário terá também o custo de contratar alguém para este serviço. Pode também contratar logo uma empresa que trate da limpeza e receção dos hóspedes (como a Portoconcierge), mas aí vai abdicar de uma parte considerável dos "lucros". Também é preciso notar que a ocupação não será uniforme ao longo do ano, por isso pode haver períodos com 100% de ocupação, como outros com 10% de ocupação, mas quanto melhor for o alojamento (o que também implica mais investimento do proprietário) maior será a taxa de ocupação mensal.

    O Arrendamento a estudantes é vantajoso para quem queira ter o imóvel ocupado temporariamente, mas sem grandes compromissos a longo prazo, normalmente também implica custos a equipar a casa com eletrodomésticos e mobília. Penso que as grandes desvantagens deste tipo de arrendamentos é o desgaste rápido da casa (normalmente a renda é dividir e nunca se sabe muito bem quanta gente vive no apartamento), ou seja, implica muita manutenção, e os potenciais problemas com a vizinhança (especialmente se existirem muitas festas!).

    O Arrendamento "clássico" é o que dá menos trabalho, porque pode arrendar o imóvel sem estar equipado e mobilado, porém normalmente dão menos rendimento que os AL (sobretudo em época alta), e são uma lotaria. Pode ter sorte no arrendatário, que pague certinho e estime a casa, como pode ter azar, e apanhar um que não pague e destrua a casa (neste caso, entre o prejuízo e o recurso aos tribunais lá se vai o lucro de muitos meses!).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doctor Z
  7.  # 7

    Falei no bitcoin pq o Doctor Z diz que tem menos risco a investir na bolsa que em imobiliário. aliás, do outro tópico fiquei com a sensação que ele lançou o tópico com dúvidas mas ele é que sabia mais
  8.  # 8

    Colocado por: SlavikFalei no bitcoin pq o Doctor Z diz que tem menos risco a investir na bolsa que em imobiliário. aliás, do outro tópico fiquei com a sensação que ele lançou o tópico com dúvidas mas ele é que sabia mais


    Apenas sei o que pode dar o investimento em bolsa! O investimento imobiliário, nunca investi, o porquê de abrir
    este tópico e o outro, embora este trata do AL vs arrendamento.
  9.  # 9

    só pode comparar o investimento imobiliário comum com aplicações de capital garantido (depósitos a prazo, seguros etc). Comparar com investimento em bolsa, por mais seguro que lhe pareça, não tem nada a ver. quer ganhar muito dinheiro rapidamente vá para investimentos em bolsa

    no outro tópico teve posts que lhe explicaram as vantagens e desvantagens de cada tipo de arrendamento, n percebo o interesse em abrir um novo tópico a falar do mesmo
  10.  # 10

    Colocado por: Slaviksó pode comparar o investimento imobiliário comum com aplicações de capital garantido (depósitos a prazo, seguros etc). Comparar com investimento em bolsa, por mais seguro que lhe pareça, não tem nada a ver. quer ganhar muito dinheiro rapidamente vá para investimentos em bolsa

    no outro tópico teve posts que lhe explicaram as vantagens e desvantagens de cada tipo de arrendamento, n percebo o interesse em abrir um novo tópico a falar do mesmo

    Não quero ganhar dinheiro rapidamente, pretendo ter um investimento sustentável e durador.
  11.  # 11

    se bem me lembro achava ridículo ganhar 4% ao ano de forma sustentável e duradoura...
  12.  # 12

    Colocado por: Slavikse bem me lembro achava ridículo ganhar 4% ao ano de forma sustentável e duradoura...

    Uma coisa é comparar o investimento com o lucro, outra coisa é comparar o preço de aquisição
    com o lucro, ou seja no exemplo que dei mais acima:

    - preço de compra: 100000€
    - investimento: 20000€
    - lucro anual: 2000€
    - percentagem de lucro anual relativamente ao preço de aquisição: (2000 / 100000) x 100 = 2%
    - percentagem de lucro anual relativamente ao investimento: (20000 / 20000) x 100 = 10%

    Claro que nenhum DP com 20000€ de investimento lhe vai dar 2000€ limpos ao final do
    ano e na bolsa para ter estes 10% é preciso alguma ginástica, mas não é impossível.

    Mas aqui estou virado para o investimento imobiliário.

    E sim, há pessoas que conseguem mais do que 10% ao ano.
 
0.0146 seg. NEW