Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Pergunto a quem saiba, se é permitido cobrar 2 vezes a deslocação de técnicos para o arranjo, neste caso, de uma máquina de lavar loiça. Isto, porque pedi assistência e os técnicos vieram só que como não tinham a peça, tiveram de a encomendar e, por isso, não fizeram nada. Nesta visita, paguei a deslocação bem como a mão de obra.
    Pergunto isto, porque numa outra situação igual mas com um outro aparelho, o técnico só me cobrou a peça na segunda vez que cá veio.
    Existe alguma lei que protege o consumidor nestas situações ou é a política da empresa?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: clasusBoa Tarde,

    Pergunto a quem saiba, se é permitido cobrar 2 vezes a deslocação de técnicos para o arranjo, neste caso, de uma máquina de lavar loiça. Isto, porque pedi assistência e os técnicos vieram só que como não tinham a peça, tiveram de a encomendar e, por isso, não fizeram nada. Nesta visita, paguei a deslocação bem como a mão de obra.
    Pergunto isto, porque numa outra situação igual mas com um outro aparelho, o técnico só me cobrou a peça na segunda vez que cá veio.
    Existe alguma lei que protege o consumidor nestas situações ou é a política da empresa?

    Obrigado!


    duas deslocações duas cobranças...está certo.
    • clasus
    • 4 janeiro 2018 editado

     # 3

    Colocado por: mcabritaduas deslocações duas cobranças...está certo.

    Eu percebo isso e até concordo em parte. No entanto, não tenho culpa que os técnicos não tivessem a peça que está avariada.
  3.  # 4

    Realmente é injusto para o cliente mas temos que compreender que niguém anda com todas as peças atrás e tem stock de tudo.

    Às vezes compensa levar à loja ou o tecnico vir logo buscar a casa para arranjar na oficina.
  4.  # 5

    Colocado por: ragdollRealmente é injusto para o cliente mas temos que compreender que niguém anda com todas as peças atrás e tem stock de tudo.

    Já lidei com muitas empresas que trazem tudo o que necessitam para tratar de um problema. E quando não tinham uma determinada peça, não cobravam segunda deslocação.

    Colocado por: ragdollÀs vezes compensa levar à loja ou o tecnico vir logo buscar a casa para arranjar na oficina.

    Levar uma MLL não é a mesma coisa que levar um secador ou um microondas.
  5.  # 6

    Era suposto eles saberem qual era a avaria/peça avariada antes da primeira deslocação?
  6.  # 7

    Colocado por: PicaretaEra suposto eles saberem qual era a avaria/peça avariada antes da primeira deslocação?

    Dada a explicação que dei (não sou técnico mas indiquei o problema e tudo o que fiz para resolver) quando telefonei a pedir assistência, eu diria que sim ou pelo menos deveriam de vir preparados para resolver um problema relacionado.
  7.  # 8

    Colocado por: clasusDada a explicação que dei (não sou técnico mas indiquei o problema e tudo o que fiz para resolver) quando telefonei a pedir assistência, eu diria que sim ou pelo menos deveriam de vir preparados para resolver um problema relacionado.

    E se tivessem comprado a peça e depois afinal não era aí que estava a avaria, quem é que pagava a peça?
  8.  # 9

    Colocado por: Picareta
    E se tivessem comprado a peça e depois afinal não era aí que estava a avaria, quem é que pagava a peça?

    Picareta, eu percebo o seu ponto de vista e espero que perceba o meu! O que eu quero saber é se efectivamente a cobrança de uma segunda deslocação é ou não normal (legal). Como havia dito anteriormente, em outras situações nunca me foi cobrada segunda deslocação.
  9.  # 10

    Colocado por: clasusO que eu quero saber é se efectivamente a cobrança de uma segunda deslocação é ou não normal (legal).

    Não existe nenhuma lei a explicar isso, não pode colocar a questão assim.
    Se eles fizeram duas deslocações, você só poderia contestar a cobrança das duas deslocações, se conseguir provar que eles antes de fazerem a primeira deslocação já deveriam saber qual era a avaria, e isso ainda não foi aqui demonstrado.
  10.  # 11

    Colocado por: PicaretaSe eles fizeram duas deslocações, você só poderia contestar a cobrança das duas deslocações, se conseguir provar que eles antes de fazerem a primeira deslocação já deveriam saber qual era a avaria, e isso ainda não foi aqui demonstrado.

    Até poderia indicar com precisão qual o problema da máquina aquando do telefonema mas nunca conseguiria provar que o tinha feito pelo que esse argumento não é válido.
  11.  # 12

    Colocado por: clasusAté poderia indicar com precisão qual o problema da máquina aquando do telefonema

    Se quando fez o telefonema disse qual era a peça que estava avariada, e eles não a trouxeram, deve contestar. Já o fez?

    Uma coisa é dizer: "a água não sai da máquina", outra é dizer: "tenho a bomba avariada, venham cá substituir a bomba".

    Sem sabermos exactamente qual é o seu caso, também não podemos ajudar mais.
  12.  # 13

    Bom dia.

    A propósito deste tema, queria pedir a vossa opinião. Estou com dificuldades em aceitar uma factura que me cobra mais tempo de mão-de-obra do que ele que foi realmente despendido. Quando questionada, a empresa respondeu o seguinte: "As nossas horas são debitadas unitariamente. Significa que em uma intervenção de 15 minutos, é debitado uma hora de trabalho. O tempo de trabalho inicia-se a partir do momento em que os nossos funcionários estão a trabalhar e a usar tempo para a sua obra. Quer seja para ir reunir materiais para a preparação da obra, ou quando estes iniciam a deslocação até à sua obra, incluindo o regresso."

    Acrescento a informação que, além da mão-de-obra, também foi cobrado um valor de deslocação (55€+IVA), isto é, estão a cobrar-me a deslocação e o tempo da deslocação.

    Faz sentido e será legal (1) cobrarem horas inteiras, mesmo que a intervenção seja inferior e (2) cobrarem a deslocação + tempo de deslocação (na mão-de-obra)?

    Obrigada pela vossa ajuda.
  13.  # 14

    Faz sentido se essa informação estiver disponivel para o cliente antes de contratar o serviço, seja escrita em algum sitio seja informada verbalmente. Obviamente que depois do serviço estar feito não faz sentido questionar de preços/condições do mesmo. Só isso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, PoisÉ
  14.  # 15

    Se a lei não mudou, o valor da deslocação é cobrado a 1/3 do valor do combustível por km. Nunca é debitado o tempo da deslocação pois o cliente não tem culpa se perdemos 1 hora na VCI ou se o transito flui. Por regra, as empresas têm tabelas que devem estar á disposição do cliente e que contemplam períodos, por exemplo dentro do conselho ou fora dele e ainda longas distancias em que aí aplica-se o preço ao km. Quanto à mão de obra, a maioria cobra sempre uma hora como valor mínimo. Não é, que eu saiba ilegal mas deve estar ao dispor do cliente. Se o valor for considerado exorbitante o cliente tem direito a contestá-lo em tribunal e aí terá que ser a empresa a justificar tal valor.
    Eu cobro diversos valores de deslocação, dentro da localidade, no concelho e ao km quando são longas viagens que serão facilmente entendidos pelos clientes. A mão de obra é cobrado em períodos de meias horas.
    Lembro que o negócio só é bom se for satisfatório para ambas as partes.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15.  # 16

    Sem ferir suscetibilidades, posso dizer que parte do meu trabalho compreende assistências ao estabelecimento do cliente... por norma, as pessoas acham sempre caro a deslocação de um técnico ao local, mas quando lhe digo que poderia poupar essa deslocação se ela própria levasse a máquina à empresa, poucos ou nenhuns estão para isso... daí que, antes de pedirem qualquer tipo de assistência, inteirem-se bem dos valores cobrados e se há alternativas a tal.
    Concordam com este comentário: mrsp
  16.  # 17

    Colocado por: cmmoreiraFaz sentido e será legal (1) cobrarem horas inteiras, mesmo que a intervenção seja inferior e (2) cobrarem a deslocação + tempo de deslocação (na mão-de-obra)?

    Nunca fez uma revisão a um carro?
    Cobra-se o tempo necessário para determinada tarefa mas, essa tarefa nunca demora aquele tempo.

    Por exemplo, mudar as escovas custa 15 minutos mas um marmanjo qualquer faz aquilo em 2 ou 3 minutos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 18

    Colocado por: cmmoreiraBom dia.

    A propósito deste tema, queria pedir a vossa opinião. Estou com dificuldades em aceitar uma factura que me cobra mais tempo de mão-de-obra do que ele que foi realmente despendido. Quando questionada, a empresa respondeu o seguinte: "As nossas horas são debitadas unitariamente. Significa que em uma intervenção de 15 minutos, é debitado uma hora de trabalho. O tempo de trabalho inicia-se a partir do momento em que os nossos funcionários estão a trabalhar e a usar tempo para a sua obra. Quer seja para ir reunir materiais para a preparação da obra, ou quando estes iniciam a deslocação até à sua obra, incluindo o regresso."

    Acrescento a informação que, além da mão-de-obra, também foi cobrado um valor de deslocação (55€+IVA), isto é, estão a cobrar-me a deslocação e o tempo da deslocação.

    Faz sentido e será legal (1) cobrarem horas inteiras, mesmo que a intervenção seja inferior e (2) cobrarem a deslocação + tempo de deslocação (na mão-de-obra)?

    Obrigada pela vossa ajuda.
    Posso dar-lhe uma achega na questão das deslocações, pois tive recentemente experiências díspares em casos idênticos, mas tendo em conta que:
    1 - Não é de bom senso, imaginar que o utilizador seja capaz de diagnosticar uma avaria ao ponto de poder indicar ao reparador qual a peça de que deve ser portador para efectuar a reparação. Como tal a visita de diagnóstico e se necessário recolha da máquina é incontornável.
    2 - Por norma os custos de deslocação/trabalho estão disponíveis ou devem ser transmitidos ao cliente quando este solicita a assistência. A maior parte dos prestadores tem uma tabela que tipifica o tipo de intervenção com tempos adequados de excecução por profissionais qualificados. A deslocação tem um raio kilométrico, o qual sendo ultrapassado tem forma própria de taxação e um limite máximo.
    Isto quer dizer que a mudança de uma peça que a marca obriga o reparador a substituir em 30 minutos é debitada ao cliente por 30 minutos de mão de obra quer o profissional faça a substituição em 10 ou 40 minutos o cliente irá pagar sempre o mesmo.
    Na deslocação o raciocínio é idêntico. Parte-se do princípio que o custo hora de trabalho do profissional já está incluído no valor até "x" kilómetros ou mais "y" se ultrapassar esse limite.

    Nos 2 casos que tive (ambos em MLL):
    - No caso de um reparador multimarca (whirlpool), o reparador visitou, diagnosticou em 10 minutos que era uma avaria para cuja reparação tinha de levar a máquina consigo e que informariam o orçamento via e-mail.
    O detalhe foi: Deslocação do técnico e diagnóstico 60€ Reparação e material 92€ Entrega na casa do cliente 40€
    - No caso da assistência Siemens, o reparador visitou, correu um diagnóstivo geral à máquina, substituiu a peça danificada, testou e ao fim de 45 minutos emitiu a fatura no local com refª. MB a meu pedido, paguei e foi embora.
    O detalhe foi: Assistência standart a domicílio - check-up geral, diagnóstico e mão de obra 70€ Peças 114€

    Diferenças:
    No caso da Siemens a reparação foi feita na hora, e o funcionário (engº. eletrotécnico) ainda teve tempo de tomar um café e de me explicar que quando saem para uma assistência há um prédiagnóstico feito pelo operador e mediante o modelo da máquina trazem consigo um kit com todos os componentes susceptíveis de serem necessários à reparação. Em não sei quantos anos de serviço, nunca tinha recolhido uma máquina para levar. A reparação foi no Concelho de Baião, o reparador vinha do Porto.

    No caso da Whirlpool, o reparador obviamente não tinha a peça em stock, demoraram 48h a enviar orçamento e outras 72h a reparar e entregar após OK. Estive 1 semana sem máquina. A deslocação era dentro do concelho do Porto.

    Nada contestei, porque fui devidamente avisado por ambos os reparadores. No entanto, recomendo vivamente a todos os meus conhecidos que recorram sempre que possível à assistência oficial da marca.
  18.  # 19

    A deslocação não foi para diagnóstico de uam avaria, mas para instalação de uma bomba de pressão.
    Fui informada de que a deslocação custava 55€+iva e que a mão-de-obra custava 20€+iva/hora. Nada foi dito sobre o tempo mínimo de mão-de-obra a cobrar nem sobre a inclusão na mão-de-obra do tempo de deslocação. O que aqui me choca é que a deslocação está a ser cobrada duas vezes e de formas diferentes.
  19.  # 20

    Alto lá. Então se é fornecimento e/instalação de uma Bomba de pressão, o seu post não tem nada a vêr com o tema que deu origem ao tópico.
    Pelo que relata, do serviço que lhe prestaram deviam ter pedido antecipadamente orçamento “chave na mão” e aí não teria de pagar nada mais, fossem as deslocações 2, 3 ou 4!
    Uma vez que não acautelou, ou se desconhece como negociou o fornecimento e aplicação da Bomba, a questão que coloca tem de ser gerida no mesmo contexto.
 
0.0216 seg. NEW