Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Há cerca de 3 anos reformulei um apartamento com cerca de 60m2 num prédio com mais de 60 anos e que conta com mais três apartamentos. Quando fiz a intervenção, todos os proprietários concordaram em mudar todo o telhar e colocar capoto em todo o prédio por fora. O apartamento é no ultimo andar. Um ano depois os tetos (pladur) dos quartos e casa de banho começaram a ganhar bolor e ficarem pretos assim como algumas paredes. Seguem abaixo alguma fotos de um dos quartos. A minha dúvida é perceber se isto é causado por humidade por condensação ou se há algum tipo de infiltração. No último Inverno houve uma altura que com o vento forte algumas telhas sairam do sitio e chegou a escorrer alguma água no canto da parede onde está por fora a caleira. O sotão não tem qualquer tipo de isolamento assim como por cima do pladur. Com base nas fotos em anexo (posso enviar mais) e na vossa experiência o que acham que pode ser e como aconselham a resolver?
    Realço que só tenho este problema em 3 das 6 divisões do apartamento. Acrescento também que não há qualquer isolamento por cima do pladur e que a zona que envolve as janelas também estão bastantes danificadas. Quero voltar a fazer obras mas quero saber o que fazer para não voltar a ter problemas e sobretudo para não ter que investir mais.
    Muito obrigado!
      IMG_20180104_192436.jpg
      IMG_20180104_192425.jpg
      IMG_20180104_192413.jpg
    • eu
    • 4 janeiro 2018

     # 2

    Colocado por: pqr1980IMG_20180104_192413.jpg

    Isto aqui parece ser uma infiltração a partir do exterior... essa parede tem isolamento pelo exterior?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pqr1980
  2.  # 3

    Todo o exterior tem capoto. Tirei a caixa de estore para tentar ver se há alguma infiltração de água por aí mas não encontro nada.
  3.  # 4

    Parece/me demasiado para ser condensação.
    Se exterior e telhado foram novos e assumindo que foram trabalhos bem executados resta caleiras, muros e vedação no topo do muro que assumo seja chapéu ou perfil no caso de ter o muro impermeabilizado(telas) ate a face de fora do muro.
    As divisões em que tem humidade estão directamente ligadas a estas zonas, ou a alguma zona de em que encoste um edifício vizinho ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pqr1980
  4.  # 5

    O telhado e o exterior têm cerca de três anos. Já tivemos um problema nas caleiras que fez com que entrasse alguma água no canto da 1.ª fotografia. Esse problema foi resolvido e pensava eu que os problemas com a humidade teriam acabado. Contudo este Inverno estas manchas voltaram em força. Isto é um 2º andar e estas paredes não estão encostadas a nenhum edifício vizinho. Isso dos muros e vedação do que se trata mesmo? Não percebo muito disto.
  5.  # 6

    Calculo que tenha um muro a volta no edifício, digamos 1m acima do nível da caleira, assumindo que telhado e exterior não será O problema, os seus pontos fracos agora serão a caleira(verificar emendas e saída de água), a ligação dessa caleira ao muro, normalmente um perfil inserido no reboco ou coberto por uma tela asfaltica e a parte superior desse muro que no caso de existir tela asfaltica será um perfil de remate que estaria a sobrepor o "capoto" ou então um chapéu a cobrir a totalidade da parte superior do muro com rebordo de 3/4cm para lado de dentro e fora(também aqui verificar emendas), caso o muro não esteja impermeabilizado e bastante danificado também por ter infiltrações por aí
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pqr1980
  6.  # 7

    Sergio KYO
    de facto existe um pequeno muro em volta do edifício tanto é que a caleira só se vê subindo ao telhado. Então acha que o problema pode estar aí? Como deveriam fazer para impermeabilizar bem essa zona? Muito obrigado!
  7.  # 8

    Apesar de ser um problema bastante comum pode não ser essa a solução, pelas as imagens parece/me bastante humidade para ser condensação, mas deficiências térmicas e o nível que podem atingir os problemas que daí vêm não é bem a minha área, por isso é de ter em conta o que pessoas mais entendidas na área tem a dizer
    Em relação a infiltrações... Pode ser uma situação em que uma avaliação(por um técnico) no local possa ser suficiente para determinar ou não se é o caso, antes de correr a gastar dinheiro em telas
 
0.0125 seg. NEW