Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Estou a fazer uma remodelação de uma moradia antiga onde quero deixar pré-instalação para AC.
    No 1º andar vou optar por deixar um mural em cada quarto, mas no RC dada a disposição das divisões estava a pensar colocar um sistema de condutas.
    O espaço do RC é composto por um escritório/quarto, salas e cozinha em open space, uma instalação sanitária e por um vão de escadas para o 1º andar.
    O tecto da cozinha e do quarto é mais baixo que o da sala.
    A ideia era colocar um equipamento de condutas na cozinha com as condutas a "apontarem" para as salas e eventualmente uma com grelha de regulação (para fechar quando assim se entendesse) para o tal escritório.
    Pensei em colocar a máquina interior por cima do Frigorífico de modo a ser acessível por dentro do móvel da cozinha.
    As áreas são as da foto anexa.

    O pé direito na zona da sala será de cerca de 2,75m e na cozinha uns 2,50m.

    Pergunto: é viável? Que máquina necessito para estas áreas?

    Agradeço a vossa ajuda uma vez que as empresas que contactei aqui na zona, e já foram umas 5, ou nem sequer retornam chamadas, ou marcam e não aparecem, ou apontam sempre para a solução do mural apenas porque sim sem darem uma justificação.

    Obrigado.
      Screenshot_20180104-193559__01.jpg
  2.  # 2

    Ninguém quer dar uma ajudinha? =)
  3.  # 3

    Colocado por: PedroBorgaé viável?
    sim

    Colocado por: PedroBorgaQue máquina necessito para estas áreas?
    uma maquina com alta pressão estactica com 10Kw de potencia termica,

    isso ainda precisa de calculos aeraulicos complexos e poucos tecnicos os conseguem fazer correctamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroBorga
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesisso ainda precisa de calculos aeraulicos complexos e poucos tecnicos os conseguem fazer correctamente.


    Como disse pedi a diversas empresas alguns com fama de muita experiência. E até hoje... Não entendo.

    Muito obrigado.

    Acho que é melhor solução para esta situação. Mata vários coelhos com uma cajadada só e é esteticamente agradável.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealves


    Do ponto de vista de pré-instalação o sistema de condutas é exequível?

    Pelo que andei a pesquisar no site da Daikin, Mitsubishi e outros as máquinas são de uma dimensão considerável para as potências que me recomendou, mas parece-me que se o "buraco" no tecto falso for pensado para isso que é "fácil" colocar a máquina depois.
    Por outro lado, as ligações das condutas pré-instaladas não sei se será assim tão fácil. Digo isto porque pelo que já me pareceu cada maquina/marca necessita sempre de uma espécie de "funil" (lol) para fazer a ligação das diversas condutas à máquina. Logo essa ligação de condutas-"funil"-máquina calculo que não seja muito fácil de executar, se é que se consegue, num espaço pouco maior que as dimensões da máquina.

    Por outro lado, numa pré-instalação não sabendo qual será a máquina a colocar, onde se deixa o retorno para a máquina? Vem do chão? Ou de uma zona do tecto afastada das de saída de ar?

    Pergunto diretamente a si porque sei que tem muita experiência. E agradeço desde já pela sua paciência :)
  6.  # 6

    A minha opinião é que as máquina de conduta não! Fazem barulho, não se consegue controlar o fluxo e depois não há meio termo. Ou funciona para todas as divisões ou não. Tenho uma em casa é é a prior coisa. EU optaria por colocar pré-instalação em cobre etc para máquina individuais ou multi.

    Deixar tubagem para máquina de 18 000 - 24 000 btus na sala e nos quartos para máximo 12 000 btu.

    O que queres dizer por retorno? Muito basicamente leva dois tubos de cobre e um negativo para electricidade e os comandos. A máquina interior é alimentada pela máquina exterior normalmente. Não esquecer a drenagem da condensação da máquina interior.

    Acho estranho que nenhuma empresa de ac o contacte para dar orçamento ...
  7.  # 7

    Colocado por: J. Henrique AlmeidaAcho estranho que nenhuma empresa de ac o contacte para dar orçamento ...


    Acha? O que direi eu. Chego há conclusão que das duas, uma. Ou andam cheios de trabalhos grandes e este por ser mais pequeno não lhes interessa. Ou, lamentavelmente, não querem fazer nada. É triste, mas é assim.
    Andei há espera de uma das empresas mais de 3 meses. Liguei, ora era dia X, ora não dava e era dia Y, ou... Até que deixaram de dizer o que quer que seja, e eu de lhes ligar.
    Outra, liguei, combinámos, desmarcaram. Fui à empresa, ficaram de ligar... Enfim...

    Quando disse retorno, era a entrada de ar do aparelho.
  8.  # 8

    Sim acho estranho que ninguém o contacte!

    Entrada de ar ? Os ar condicionados multi split etc não tem entra de ar, usam o ar dentro da casa (fazem a circulação do ar dentro da divisão)

    cumprimentos
  9.  # 9

    Colocado por: PedroBorgaDo ponto de vista de pré-instalação o sistema de condutas é exequível?
    eu considero que não é possível fazer pré-instalação para um sistema de condutas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroBorga
  10.  # 10

    Colocado por: J. Henrique AlmeidaSim acho estranho que ninguém o contacte!

    Entrada de ar ? Os ar condicionados multi split etc não tem entra de ar, usam o ar dentro da casa (fazem a circulação do ar dentro da divisão)

    cumprimentos


    É a essa recirculação que me referia.

    Quanto à falta de contactos, é o que é. Já contactei com mais 2 empresas esta semana. Vou esperar.
  11.  # 11

    Você é de que zona?
  12.  # 12

    Colocado por: PedroGomesVocê é de que zona?


    Distrito de Santarém.
  13.  # 13

    Em lisboa conheco algumas empresas mas vou ver s conheco alguem dai que possa dar umas luzes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroBorga
  14.  # 14

    Passadas algumas semanas lá apareceram empresas dispostas a trabalhar e dar um orçamento.

    1 propõe tubagem metálica e 2 em tubo flexível insonorizado.
    Pelo que li aqui no fórum não é conveniente o tubo flexível por causar mais ruído. No entanto ambas as empresas dizem que o tubo que usam já vem esticado, isolado e insonorizado de fábrica. Razão pela qual por dentro é liso e que as distâncias são curtas (<5m). No entanto, não tinham amostras com eles.

    Andei a pesquisar e encontrei isto. Que julgo que seja semelhante ao que propõem. Isto é como eles dizem ou nem por isso??
  15.  # 15

    Colocado por: PedroBorgapor causar mais ruído
    por provocar uma enorme perda de carga e não deixar circular adequadamente o caudal necessário.

    PS: não existem condutas flexíveis com o interior liso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroBorga
  16.  # 16

    No meu caso as condutas foram elaboradas num material parecido com roofmate, mas revestido com película metálica. Em vez de tubular, as condutas do meu ar condicionado são de secção retangular. E atendendo ao material, são lisas por dentro.
  17.  # 17

    Sistema PIR—ALU
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  18.  # 18

    Colocado por: jorgealvesPS: não existem condutas flexíveis com o interior liso.

    Pois e pela foto (pesquisa minha) não me parece que seja liso.
    Como não tinham amostra... Fiquei sem saber.

    Então, na sua opinião de profissional, mesmo para estas distâncias (a maior é de 5m praí) não é viável certo?
    Não sendo devo pedir que orçamentem o que? Tubo metálico redondo, retangular, o tal sistema PIR-ALU...? Obrigado. Isto quem não sabe é como quem não vê...
  19.  # 19

    Colocado por: jorgealvesSistema PIR—ALU
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nortenho


    Já agora, onde é que posso encontrar estas placas à venda? E existe alguma designação comercial mais comum do que PIR-ALU?
  20.  # 20

    Colocado por: NortenhoJá agora, onde é que posso encontrar estas placas à venda? E existe alguma designação comercial mais comum do que PIR-ALU?


    Não percebendo nada disto, correndo o risco de estar errado, calculo que seja isto (aviso que foi googlado).

    http://www.ventilnorte.com/europan/paineis-europan.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
 
0.0215 seg. NEW