Iniciar sessão ou registar-se
    • VCAC
    • 6 janeiro 2018

     # 21

    Colocado por: filjoa
    sei que a função base da VMC é renovar o ar, o que estou a pensar fazer é um upgrade... para que para alem de renovar o ar também o aqueça...


    Se o seu objectivo é apenas aquecer o ar que a VMC transporta... ok...
    Se pretende com esse upgrade promover o aquecimento (climatizar) da sua habitacao... desengane-se...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  1.  # 22

    então se aquecer o ar que é enviado para as condutas com algo, não vou estar a "climatizar" a habitação?

    se eu tenho uma temperatura por exemplo de 15ºC e se lhe colocar algo que incremente esse mesmo ar, em 10ºC, a temperatura irá certamente subir, não para 25ºC mas talvez para uns 18 ou 19, suponho eu...

    VCAC, alguma razão especial para achares que não vai aquecer alguma coisa o ambiente?
  2.  # 23

    Aumentar em dez graus aquele volume de ar a entrar ainda
    deve gastar muita energia...
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • VCAC
    • 6 janeiro 2018 editado

     # 24

    Colocado por: filjoa
    VCAC, alguma razão especial para achares que não vai aquecer alguma coisa o ambiente?


    Porque o caudal de ar envolvido num equipamento de VMC doméstico é muito reduzido... nao chega para conseguir aquecer/arrefecer o volume da sua habitação.
    Se nao estou em erro a sua maquina debita cerca de 300m3/h.... com essa quantidade de ar é dificil climatizar uma moradia....
    se fosse uma divisão ainda vá.... agora uma casa inteira.... difícil...
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • Skinkx
    • 7 janeiro 2018 editado

     # 25

    Colocado por: Sergio Rodriguesa função desse elemento aquecedor é aquecer o ar que vem do exterior com temperaturas muito baixas de modo a não congelar a humidade que vem do ar interior, não para climatizar o que quer que seja
    Concordam com este comentário:Pedro Azevedo78,VCAC


    Você, na minha terra, é o que chamamos um "maço"

    "Combi 302 Polar combines two heat recovery techniques, where the unit first recovers 85-90 % of the heat via the highly efficient counter flow exchanger. The residual energy is recovered via the unit’s heat pump, which is able to both heat and cool the supply air."


    http://www.nilan.dk/Files/Billeder/Ecom/Product%20pictures/Residential/Combi%20300%20Polar/Combi%20300%20Polar%20-%20COP.png
  3.  # 26

    Colocado por: Sergio RodriguesCombi 302 Polar is delivered with a built-in pre-heating element, which protect the counterflow heat exchanger against icing. This ensures continuous operation at low outdoor temperatures.


    E é óbvio que a capacidade de aquecimento/arrefecimento está limitada a alguns cenários, aquilo tem uma potência equivalente a 1 ou 2 splits, no máximo. Para uma casa inteira de 200 m2 ou mais, claro que tem que estar muito bem isolada, mas nalguns cenários pode ser o bastante.
  4.  # 27

  5.  # 28

    Colocado por: SkinkxVocê, na minha terra, é o que chamamos um "maço"

    Você na minha terra é um "cagão"
    • VCAC
    • 7 janeiro 2018 editado

     # 29

    Skinks...
    Ate podia ter a potência de 3 ou de 4 splits..
    O problema é que nem sequer debita o caudal de 1 split....
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 30

    Colocado por: Picareta
    Você na minha terra é um "cagão"


    Eu estava a ser irónico com o Sérgio, até porque nunca tive qualquer problema com ele, em momento algum neste fórum. Chamar-lhe "maço" foi só uma maneira de lhe chamar teimoso em jeito de brincadeira, porque onde ele foi ler uma coisa, podia ter lido tudo.

    Dito isto, quando eu quiser falar consigo, eu dirijo-lhe a palavra, ok? Até lá, se fizer o favor, abstenha-se de exaltar os ânimos, pois não havia qualquer maldade naquilo que disse ao Sérgio.
  7.  # 31

    Colocado por: VCACSkinks...
    Ate podia ter a potência de 3 ou de 4 splits..
    O problema é que nem sequer debita o caudal de 1 split....


    Tem lá gráficos de potência, é uma questão de analisar a potência debitada, em quente ou em frio. Se calhar é capaz de resolver muitos apartamentos, por exemplo...
  8.  # 32

    Colocado por: Skinkxpois não havia qualquer maldade naquilo que disse ao Sérgio.

    Tal como não havia qualquer maldade naquilo que eu disse, você é apenas um "cagão", mas sem qualquer maldade :-))
  9.  # 33

    Colocado por: Picareta
    Tal como não havia qualquer maldade naquilo que eu disse, você é apenas um "cagão", mas sem qualquer maldade :-))


    Claro, mas ficarei lembrado disso quando voltarmos a falar.
  10.  # 34

    Colocado por: Skinkx

    Você, na minha terra, é o que chamamos um "maço"

    "Combi 302 Polar combines two heat recovery techniques, where the unit first recovers 85-90 % of the heat via the highly efficient counter flow exchanger. The residual energy is recovered via the unit’sheat pump, which is able to both heat and cool the supply air."


    http://www.nilan.dk/Files/Billeder/Ecom/Product%20pictures/Residential/Combi%20300%20Polar/Combi%20300%20Polar%20-%20COP.png
    eu até nem vi que isso tinha BC, vi a parte do elemento eléctrico anti congelação
  11.  # 35

    Colocado por: Skinkx

    Eu estava a ser irónico com o Sérgio, até porque nunca tive qualquer problema com ele, em momento algum neste fórum. Chamar-lhe "maço" foi só uma maneira de lhe chamar teimoso em jeito de brincadeira, porque onde ele foi ler uma coisa, podia ter lido tudo.

    Dito isto, quando eu quiser falar consigo, eu dirijo-lhe a palavra, ok? Até lá, se fizer o favor, abstenha-se de exaltar os ânimos, pois não havia qualquer maldade naquilo que disse ao Sérgio.
    até sou pior que isso
  12.  # 36

    Colocado por: Sergio Rodrigueseu até nem vi que isso tinha BC, vi a parte do elemento eléctrico anti congelação


    Isso sei eu...

    Resumindo, é uma VMC com uma BC de baixa potência, mas ela está lá... numa casa passiva ou numa habitação de dimensões mais reduzidas é capaz de ser quanto baste para controlar o frio e o calor... e acho que é certificado pela passive house, por exemplo.
  13.  # 37

    segundo analisei, esta maquina da NILAN é bem mais completa, segundo me parece...

    mesmo comparativamente ao upgrade que eu pretendo fazer, esta faz o quente e o frio, eu neste momento até estou só a falar do quente, pois com a configuração da maquina nem estou a ver possibilidade nenhuma de fazer as duas situações...
 
0.0235 seg. NEW