Iniciar sessão ou registar-se
    • Azet
    • 7 julho 2009 editado

# 1

Olá, mt se tem falado do A/C para o bem e para o mal, no meu caso vai ser a minha opção de aquecimento e arrefecimento da minha casa.
    Queria saber a vossa opinião sobre qual será a melhor opção a tomar em relação ao tipo e á relação preço/qualidade/eficiência.
    Estou a pensar em colocar sistema Inverte,classe A.
    Dúvidas;
    -Split Mural ou condutas (custo/Beneficio)??
    -Marcas; Mitsubishi/Panasonic/Samsung/outras??
    Zonas a usar; 2 zonas comuns com 34m2 total + 1 de 12m2 + 1 de 9m2
    Agradeço ideias e sugestões.
    Obrigado
    Abraço
  1.  # 2

Colocado por: AzetekaQueria saber a vossa opinião sobre qual será a melhor opção a tomar em relação ao tipo á relação preço/qualidade/eficiência.

A melhor opção? Relativamente a quê? Qualidade ou preço?
    Qualidade: deve escolher o aparelho com o melhor rendimento possivel... É claro que esse vai ser tb o mais caro! :)
    Colocado por: AzetekaEstou a pensar em colocar sistema Inverte,classe A.

E faz muito bem!
    Colocado por: Azeteka-Split Mural ou condutas (custo/Beneficio)??

Condutas costuma ficar mais caro. Os split murais têm a vantagem de não precisar de colocar de imediato todos os aparelhos...
    Estéticamente os de conduta são de LONGE "melhores"...
    Colocado por: AzetekaMarcas; Mitsubishi/Panasonic/Samsung/outras??

Juntava a essas a Daikin.
  2.  # 3

Obrigado Pedro, em relação ao melhor rendimento, e deve estar a referir-se ao COP e EER, será que valerá a pena pagar mais por ter um Cop ou/e EEr mais elevado, é compensatório pagar mais 100 ou 200€ ??

E aqueles modelos que tem filtros de polens mais ions mais xpto, etç e que custam mais não sei quanto tb compensa em qualidade de ar??

Quanto ás condutas fiz uma simulação e efectivamente o valor fica quase no dobro e acho que vou optar pelos splits, mas estou a aguardar orçamentos!!

Daikin- sim eu tb já vi mas acho demasiado caros(ou não??)
    Vi os novos da Samsung e gostei muito, os Mitsubishi/Panasonic tb me falaram bem principalmente Mitsubishi.
    Ainda não sei...
    abraço
  3.  # 4

Penso que os 100 ou 200€ serão rapidamente recuperados no consumo. Agora lá quanto aos pólens...
  4.  # 5

Um bom AC com boa manutenção, ao contrário de muitos "mitos" melhoram a qualidade do ar. É aí que entram esses tais filtros e mais isto e mais aquilo.
    É claro que como em quase tudo na vida, não podemos ir para o TOP... :) É preciso avaliar e dentro do nosso orçamento tentar escolher o mais adequado.
    Colocado por: Azetekaserá que valerá a pena pagar mais por ter um Cop ou/e EEr mais elevado, é compensatório pagar mais 100 ou 200€ ??

Primeiro deve equacionar se vai utilizar mais o AC para aquecimento ou para arrefecimento. Em função disso escolhe o melhor COP ou o melhor EER. Isto porque alguns aparelhos têm COPs bons e EERs já não tão interessantes... Assim como o contrário.
    Mas sim, vale a pena comprar com bons rendimentos, sem dúvida.
  5.  # 6

No meu apartamento, onde vivo há 34 anos - último andar, placa sem isolamento térmico, paredes alvenaria simples, ou seja, toda a envolvente exterior é uma ponte térmica - tenho instaladas 2 máquinas exteriores Mitsubishi inverter 12 000 btu cada, para 4 interiores 9000 btu (1 exterior para 2 interiores) e só posso dizer maravilhas qt à qualidade, ao ruído e à capacidade de aquecimento/arrefecimento. Mesmo estando a funcionar em pleno (12 000 btu exterior repartidos por 2 divisões), no pico do Verão, as interiores dão conta do recado, mas à vontade!
    Dou-lhe as seguintes dicas com base na minha experiência:

- Apesar de lhe quererem impingir potências de 12 000 btu e superiores alegando que a divisão tem x m2, acredite que 7000 ou 9000 btu vão ser suficientes. O período de tempo que a máquina leva a atingir a temperatura desejada é muito inferior ao período em que trabalhará em baixa carga (sistema inverter), apenas para manter a temperatura. Se em vez de demorar 30m, demorar 45m a climatizar a divisão, qual é o problema? Depois bastará estar a fornecer 1/10 da potência para manter a divisão na temperatura desejada e entretanto já poupou na aquisição de uma potência inferior.

- As máquinas menos potentes (7000/9000 btu) são por norma mais eficientes que as de maior potÊncia - Já vi COP e EER superiores a 5,0. Consulte as especificações técnicas para confirmar este facto. Além de ter gasto menos na aquisição, vai gastar menos na utilização, maior eficiência » menor custo por btu. Como tal, quando é esteticamente possível, também pode ser preferível instalar uma máquina exterior para cada interior.

- Atenção à zona de colocação das máquinas exteriores. Com o passar dos anos, quando do funcionamento, vão começando cada vez mais a produzir vibrações, fontes de ruído, que à noite são perfeitamente audíveis. Mande instalar algum tipo de amortecimento ou afaste-as dos quartos de dormir. O ruído produzido pelas máquinas é para mim um factor importante na escolha das mesmas.

Boa sorte com o instalador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Azet
  6.  # 7

Vou colocar AC inverter e estou indeciso entre samsung ou Daikin. Podem ajudar-me?
    •  
      FD
    • 13 julho 2009

# 8

Colocado por: luispachecoVou colocar AC inverter e estou indeciso entre samsung ou Daikin. Podem ajudar-me?

O preço é o mesmo?
  7.  # 9

Colocado por: luispachecoVou colocar AC inverter e estou indeciso entre samsung ou Daikin. Podem ajudar-me?

Isso dito assim, ninguem o vai ajudar, porque não conseguem...
    Que aparelhos são, com que caracteristicas a que preço... sem isso qualquer opinião é completamente não fundamentada.
    • zeus
    • 13 julho 2009

# 10

a que distancia estao colocadas as vossas unidades exteriores das unidades interiores? eu pretendo colocar as minhas a cerca de 10-15metros da unidade interior. perderei muito em rendimento?
  8.  # 11

Será que alguem me sabe dizer se os A/C da Midea são bons?

É uma marca um bocado desconhecida, pelo menos para mim. E tambem já me disseram que a Midea pertence á Sanyo confirmam?
    • MJR
    • 9 agosto 2010

# 12

Já tive um Midea. A fazer ar frio era espectacular. Uma única unidade (mono) arrefecia o quarto e as divisões em volta. Só o ligava durante o dia, e apenas nos meses de pico (tanto do frio como do calor).
    Mas apesar de não ter muito serviço, ao fim de 5 anos o compressor avariou gravemente. Disseram-me que a reparação não compensava. Talvez me quisessem vender um aparelho novo, mas como entretanto mudei de casa, não quis saber mais daquilo.
    Agora estou com o problema de procurar sistemas Multi-Split (tenho pré-instalação) mas os preços que me apresentam são todos de arrepiar. Até LG e Samsung, para os quais esperava uma melhor relação de preço, me estão a supreender pela negativa. Já para não falar de Mitsubishi, que são absurdamente caros.

Quanto ao Midea, apenas posso relatar que não estou satisfeito com a fiabilidade, embora a capacidade de arrefecimento fosse muito boa (aparelho de 12.000 BTU).

0.0167 seg. NEW