Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rui20andreboas...
    Não havendo agora inspecções, que documentos são necessários para efectuar um contrato definitivo de luz??

    A ver se não me escapa nada:
    Dirija-se a uma Loja EDP com certificado do electricista, cópia da escritura de aquisição do imóvel, ou cópia da caderneta predial, e planta de localização do imóvel. Nesta fase, já terá consigo o NIP (número de identificação do prédio) e o CPE definitivo (Código do ponto de entrega) e, inevitavelmente, algumas centenas de euros no bolso...!!
  2.  # 22

    Colocado por: skyptAté 41,4 kVA não é necessário certificação de ninguém, basta uma declaração de responsabilidade do técnico projectista e do técnico instalador.

    Até 41,4 KVA TB não obriga a projeto aprovado ou certificado.

    Pode indicar qual a legislação onde isso vem escrito?
  3.  # 23

    Tanto quanto sei é até 10,35KVA que está isento de inspeção, tendo que se fazer acompanhar de um ficha eletrotécnica e de um termo de responsabilidade.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira, maria rodrigues
  4.  # 24

    https://dre.pt/home/-/dre/107987277/details/maximized

    c) Tipo C - Instalações que sejam alimentadas pela RESP em baixa tensão.

    Artigo 4.º

    Ligação à Rede Elétrica de Serviço Público e entrada em exploração

    1 - A instalação elétrica só pode ser ligada à RESP ou entrar em exploração após obtenção de uma das seguintes declarações ou certificados, consoante o tipo de instalação a que respeitam:

    a) Certificado de exploração emitido pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no caso de instalações elétricas do tipo A com potência superior a 100 kVA, e de instalações do tipo B;

    b) Declaração de conformidade da execução ou termo de responsabilidade pela execução, subscritos por uma EI ou técnico responsável pela execução, nos seguintes casos:

    i) Instalações elétricas de tipo A com potência igual ou inferior a 100 kVA, desde que estejam equipadas com dispositivos sensíveis à corrente residual diferencial de alta sensibilidade e integrados nos grupos geradores;

    ii) Instalações elétricas do tipo C, quando de caracter temporário, ou em locais residenciais, neste caso desde que a potência da instalação seja igual ou inferior a 10,35 kVA;
  5.  # 25

    Então mas 10,35 não é a mesma coisa do que 41,4, ou estou a ver mal?
  6.  # 26

    ii) Instalações elétricas do tipo C, quando de caracter temporário, ou em locais residenciais, neste caso desde que a potência da instalação seja igual ou inferior a 10,35 kVA;

    c) Declaração de inspeção, emitido por uma EIIEL, nos termos do artigo 8.º, no caso de instalações elétricas de tipo A e do tipo C, não abrangidas pelas alíneas anteriores.
  7.  # 27

    EIIEL...

    Em português o que é isso?
  8.  # 28

    Entidade Inspetora de Instalações Elétricas de serviço particular (EIIEL)
  9.  # 29

    Colocado por: ricardo33020Entidade Inspetora de Instalações Elétricas de serviço particular (EIIEL)
    na pratica é o ISQ que já fazia as inspeções para a Certiel.
    Concordam com este comentário: ricardo33020
  10.  # 30

    De referir que o que conta é a potência que foi solicitada para o ramal...

    Eu pedi 27,60Kva para o ramal e mesmo que agora solicite potência para o quadro de 10,35Kva estou lixado (F*****) porque tenho de pedir inspecção!
  11.  # 31

    Como assim? Pedir potência inferior à que está certificada obriga a inspeção? Por que carga de água? Ou será por essa potência já não ser normalmente para utilização doméstica?
  12.  # 32

    e afinal quanto custa uma nova ligação ? ( da parte da EDP )
  13.  # 33

    Colocado por: paulo_pereirae afinal quanto custa uma nova ligação ? ( da parte da EDP )


    Eu paguei 200 e qq coisa euros só pelas taxas de 10,35kVA.
    O ramal é por minha conta, cumprindo o projecto deles.
    Foram mais quase 1000€ por 30m.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
  14.  # 34

    Obg por essa partilha
    Acabei por dar uma vista de olhos no documento
    - https://www.edpdistribuicao.pt/sites/edd/files/2019-02/EDPDistribui%C3%A7%C3%A3o_Manual_Ligacoes_Rede_2018_9%C2%AA_edi%C3%A7%C3%A3o.pdf -
    e realmente o preçário é efectuado caso a caso em função de vários fatores.
    Ainda estou a ver onde mando fazer a ficha electrotécnica que me pedem e o termo de responsabilidade aqui no Porto.
 
0.0180 seg. NEW