Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou prestes a contrair um crédito habitação para uma primeira compra.
    Como nem eu, nem o meu namorado somos efetivos, o banco está a pedir-nos um fiador.

Sabendo que em novembro deste ano, irei passar a ter um contrato efectivo, há possibilidade de retirar o fiador do crédito?

Obrigado :)
  2.  # 2

Colocado por: JFonseca19há possibilidade de retirar o fiador do crédito?

Depois de entrar, nunca mais sai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JFonseca19
  3.  # 3

Colocado por: Picareta
    Depois de entrar, nunca mais sai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JFonseca19
    Não há então possibilidade de pedir uma reavaliação da parte do banco?
  4.  # 4

Colocado por: JFonseca19Não há então possibilidade de pedir uma reavaliação da parte do banco?

Possibilidade há, eles é que não vão aceitar.
  5.  # 5

Colocado por: JFonseca19Não há então possibilidade de pedir uma reavaliação da parte do banco?

pedir não custa... no entanto os bancos costumam é aceitar a substituição de fiadores por outros na mesma situação ou em melhor situação.

retirar um fiador é sempre retirar uma garantia ao banco e ele não costumam ir na conversa

o que é possível é "mudar" o crédito de instituição, digo "mudar" porque na prática é fazer outro crédito, que irá amortizar o crédito existente. se outro banco aceitar em dar-lhe o crédito sem fiadores, na prática está a retirar o fiador.

qual é a sua taxa de esforço, apenas com o ordenado? se conseguir suportar o crédito apenas com o seu ordenado, pode ser que algum banco lhe faça o crédito sem fiadores, agora se ficar com uma taxa de esforço alta, apenas com o o seu ordenado, os bancos iram sempre pedir um fiador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JFonseca19
  6.  # 6

A mim aconteceu me assim, em 2010 contrai emprestimo com obrigatoriedade de fiador, em 2015 contrai outro emprestimo no mesmo banco e já nao solicitaram fiadores , em 2016 terminei o primeiro emprestimo e fiquei sem fiadores ...
  7.  # 7

Colocado por: larkheterminei o primeiro emprestimo e fiquei sem
    Para ter a certeza que compreendi correctamente, pediu um primeiro empréstimo (2010) e em 2015 contraiu outro diferente ou pediu para mudar?
    É que no meu caso será um crédito habitação em 40 anos. Como o problema vem de não sermos efetivos, ao passar efetiva, queria saber se eles poderiam retirar os fiadores.
  8.  # 8

Na minha opinião a figura do fiador devia ser proibida. Na prática o fiador apenas assume responsabilidades, sem que disso tire qualquer proveito.Já vi muito boa gente a ficar com grandes problemas na vida por terem sido fiadores.

Os bancos deviam conceder crédito a quem tem possibilidades para o adquirir. Se não houver capacidade suficiente para contrair o empréstimo que seja uma seguradora a assumir o papel de fiador, cobrando por isso.
    Concordam com este comentário: Picareta
  9.  # 9

Colocado por: JFonseca19Para ter a certeza que compreendi correctamente, pediu um primeiro empréstimo (2010) e em 2015 contraiu outro diferente ou pediu para mudar?
    É que no meu caso será um crédito habitação em 40 anos. Como o problema vem de não sermos efetivos, ao passar efetiva, queria saber se eles poderiam retirar os fiadores.

em 2015 contrai outro ..... o primeiro era a 40 anos e o segundo a 25 ....

Só a pedir ao banco eles não retiram os fiadores até porque os fiadores vão assinar a escritura de hipoteca .

Só mudando o credito para outro banco que não lhe exija fiadores.
  10.  # 10

Colocado por: simplesNa minha opinião a figura do fiador devia ser proibida. Na prática o fiador apenas assume responsabilidades, sem que disso tire qualquer proveito.Já vi muito boa gente a ficar com grandes problemas na vida por terem sido fiadores.

Os bancos deviam conceder crédito a quem tem possibilidades para o adquirir. Se não houver capacidade suficiente para contrair o empréstimo que seja uma seguradora a assuma o papel de fiador, cobrando por isso.

Também não entendo o porquê de ser necessário fiador. No meu caso, tenho um bom salário, muito acima do salário mínimo. Estou a trabalhar numa empresa privada desde 2015 e o meu namorado desde 2014.
    Mas por não sermos efetivos temos que pedir aos nossos pais para serem fiadores.
    Como podem os jovens sair de casa nestas condições? Alugar algo em Lisboa é impossível e para comprar os bancos impõem muitas condições.
  11.  # 11

Colocado por: JFonseca19

Também não entendo o porquê de ser necessário fiador. No meu caso, tenho um bom salário, muito acima do salário mínimo. Estou a trabalhar numa empresa privada desde 2015 e o meu namorado desde 2014.
    Mas por não sermos efetivos temos que pedir aos nossos pais para serem fiadores.
    Como podem os jovens sair de casa nestas condições? Alugar algo em Lisboa é impossível e para comprar os bancos impõem muitas condições.

Vcs não apresentam garantias suficientes ...e eles querem mais.

Não conhecendo o seu caso mas estando o mercado de trabalho como esta e as leis de trabalho como são tenho a ideia que hj em dia eles não valorizam assim tanto o facto de ser efetiva. os motivos devem ser outros :)
  12.  # 12

Colocado por: JFonseca19Como podem os jovens sair de casa nestas condições?

Arrendam
    Concordam com este comentário: simples, jorgferr
  13.  # 13

Colocado por: JFonseca19Também não entendo o porquê de ser necessário fiador. No meu caso, tenho um bom salário, muito acima do salário mínimo. Estou a trabalhar numa empresa privada desde 2015 e o meu namorado desde 2014.

Antes de mais quero sublinhar que obviamente não me referia ao seu caso em concreto mas à figura do fiador no geral.

Quanto ao seu caso, sem conhecer ao certo as razões que levaram o banco a pedir mais garantias, sugiro que peça simulações a outros bancos. Há bancos que facilitam mais que outros.

EDIT: como referiu ainda é jovem e namora. Arrendar antes de comprar neste momento talvez seja a melhor opção para si e para o seu namorado. Quando tiverem a vida profissional estabilizada e depois de viverem algum tempo juntos, poderão avançar para a compra de uma forma mais segura e conscienciosa.
  14.  # 14

Se o imóvel for do vosso agrado, poderão sempre propor ao dono do mesmo o arrendamento com opção de compra. Cão ele aceitei procure fazer o emprestimo só após estar efectiva
  15.  # 15

Este tipo de arrendamento às permite garantir a possibilidade de aquisição do mesmo a um valor ligeiramente inferior, visto parte das rendas servirem para abater uma eventual aquisição. Caso a sua vida mude não fica agarrada a um emprestimo
  16.  # 16

Colocado por: JFonseca19Para ter a certeza que compreendi correctamente, pediu um primeiro empréstimo (2010) e em 2015 contraiu outro diferente ou pediu para mudar?
    Se ganha bem proponha fazer o crédito só em seu nome e o namorado como fiador. Não deve resultar mas pronto pode sempre tentar
  17.  # 17

Ou espera até ficar efectiva ou pede a entidade patronal que lhe passe um papel a dizer que está efectiva. Foi o que eu fiz e eles foram solidários passaram. Quando fechei o negócio já estava efectivo
  18.  # 18

Colocado por: JFonseca19Sabendo que em novembro deste ano, irei passar a ter um contrato efectivo, há possibilidade de retirar o fiador do crédito?

Se sabe que em Novembro vai passar a efetiva, peça à empresa para adiantar essa passagem, se tiverem dinheiro para a entrada, estando(pelo menos) um a ganhar bem, vai depender do historial no banco(dinheiro que foram poupando).. Se o banco vir que é uma pessoa que "tudo o que ganha gasta" mais dificilmente vai facilitar.
    No meu caso sou solteiro, trabalhador efetivo desde 2015 numa multinacional, tinha dinheiro para a entrada(meu), e o banco facilitou, não pediu fiador, e comprei sozinho.. Se tiver alguém conhecido no banco também pode ajudar.

0.0210 seg. NEW