Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 7 julho 2009

     # 1

    Qual é o factor determinante que permite a alguém vender uma casa usada mais depressa do que a concorrência (as outras casas usadas na vizinhança)?
    Apenas o preço ou existem outros factores habituais que possam levar um comprador a decidir-se por aquela casa em particular?

    Entre alguns que me lembro, algum dos seguintes faz o "clic" que leva à compra?
    - disposição da casa (arquitectura da planta)
    - luz e orientação solar
    - equipamentos (ar condicionado, aquecimento, banheiras xpto, electrodomésticos, som ambiente, etc.)
    - acabamentos (azulejos, mosaicos, chão, madeiras, casas de banho, cozinha)
    - decoração (conjugação e modernidade dos materiais)
    - estacionamento
    - localização
    - piso
    - vista
    - outros? Quais?

    Imaginemos uma zona em que existem 100 casas usadas à venda. Qual delas é que é a que se vende melhor e mais depressa, se se puder esquecer o factor preço pois estarão todas ao mesmo preço?
  1.  # 2

    Boa pergunta...eu tenho a minha opinião para mim a mais importante é a arquitectura disposição de espaços, deitar paredes a baixo custa colocar um ou outro acabamento não custa. Depois acho que vem a localização e garagem. a minha opinião :)
  2.  # 3

    Eu penso que seja um pouco de todos, mas o que pesa sempre mais é o preço, porque a malta quer a técnica dos três B's

    BOM BONITO BARATO
  3.  # 4

    FD

    O que pesa mesmo é a cabeça do comprador, não há uma igual.

    Agora se pudermos estratificar certas mentes, podemos aferir que para algumas o 1º de todos os factores é a localização diga-se envolvente, pois "dentro" de casa podemos sempre vir a fazer alguma alteração, já não podemos é mudar o espaço público.
  4.  # 5

    ops
    desvie-me um pouco do exemplo referido mas assim sendo para mim, a exposição solar.
  5.  # 6

    Na minha opinião é entrarmos numa casa e fazer-se o tal "clic". Podemos correr muitas casas, e não se dar o tal "click" e serem casas boas, bonitas e até acharmos baratas, mas quando entramos numa e o sentimos, ou somos muitissimo práticos e racionais, ou não há volta a dar e "tem que ser aquela".
    E o click não se dá por razões iguais para todos, não há uma teoria mainstream que a possa explicar, apenas que aquela casa se encaixa no nosso sonho e o sonho é individual.
  6.  # 7

    Já agora o click para mim dá-se quando vejo a minha casa de sonho - antiga recuperada, arquitectura "contorcida" (nada linear) chão em madeira, azulejo manual, janelinhas pequenas com cruzetas, portas pesadas e maciças, aquele cheiro característico das casas antigas, a localização só há uma - Cascais (porque já vivi noutros sítios e não me senti "em casa"), de preferência perto da praia, e uma ribeira a passar por perto (gosto de passear à beira do rio), e vegetação, que seja uma zona com muita vegetação, que se oiça o sino da igreja, o galo, que se vejam ovelhas e o pastor, e que seja ali mesmo, uma casa na aldeia no meio da civilização, mas nós entramos em casa e o stress fica lá fora, na cidade, a 1 km de distância para quando precisarmos dele irmos meter-nos no meio do "barulho".
    Se a base for tão boa como esta, o restante - tecnologia, appliances, decoração - serão acrescentos nossos.
  7.  # 8

    Boas

    Um conhecido meu que tem numa imobiliária afirma que quando um casal quer comprar casa, se esta agradar à mulher é negócio praticamente fechado. Para isso, diz ele, tudo conta mas os acabamentos em geral e a cozinha em particular são fundamentais. Quanto à localização, afirma ele, se vão ver uma casa é porque a localização agrada. Orientação solar raros são os que questionam, notando-se uma maior preocupação com o isolamento térmico desde que a certificação energética começou a ser mais falada na imprensa.

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 9

    o que pesa mesmo é a carteira do comprador e o resto é conversa :))
  9.  # 10

    O que foi falado de agradar a mulher e se ela gosta da cozinha é meio caminho andado, no geral é mas há excepções já vi há minha frente em que a mulher queria uma coisa e o homem outra e ele é que mandava"" isto dito de uma forma muito rude, no meu caso eu nem deixo escolherem o serviço de jantar sem a minha opiniao :)
    atenção este comentario é puramente testemunhal não quer levantar guerras de sexo :)
  10.  # 11

    Todos os factores referidos no início desta discussão terão o seu peso na escolha, mas vou ordená-los segundo o seu grau de importância de acordo com a minha experiência:
    1º - a localização e a envolvente. Para levar alguém a visitar a casa o local desta não pode desagradar ao eventual comprador, porque se for assim, já nem quererá visitar o interior.
    2º - o aspecto e grau de conservação exteriores do prédio / moradia
    3º - a área da casa, principalmente as áreas da sala e cozinha.
    4º - a exposição solar e a luz natural que a casa recebe.
    5º - os revestimentos de pavimento e paredes
  11.  # 12

    Satisfaçam meus caros, nunca esqueçam, Satisfaçam! Para desejarmos algo devemos sentir a sua necessidade. Tratando-se de uma habitação vários factores deverão interligar-se, afim de que a satisfaçam seja sempre superior ao preço á pagar pelo imóvel que decidimos adquirir.

    Caso contrário, frustração na certa!

    Giba
  12.  # 13

    Satisfaçam ou satisfação?
  13.  # 14

    Colocado por: J.FernandesSatisfaçam ou satisfação?


    Favor para sua melhor compreensão conjulgar o verbo satisfazer.

    cumprimentos;

    Giba
  14.  # 15

    Bom tópico!

    Eu que andei muitos meses a ver casa, e sou esquisitinha, cá vai.

    - Preço - pode ser fantastica a casa, mas se tiver 100 000 euros acima das possibilidades nao vale a pena nem visitar
    - Localização, envolvente, e facilidade de acessos (exº eu nunca compraria uma casa, por mais fantastica que fosse, que me fizesse atravessar o IC19 todos os dias)(..tendo em conta que nao tenho outros interesses por lá: familia, amigos, trabalho...)
    - Piso -> Janelas sempre acima dos candeiros de Rua e das copas das arvores - LUZ, LUZ
    - Exposição solar - SUL - LUZ LUZ e temperatura ambiente sem aquecimentos nem AC
    - Areas - de que me interessa mais um quarto se cada um tem 11 m2?
    - Arquitetura, tenho visto com cada aberração, ui...
    - Acabamentos -> menos importante, se a casa tiver tudo de bom e uns acabamentos manhosos, podemos semre equacionar a hipotese de efectuar umas melhorias, acrescendo esse valor ao preço da Casa.

    No fundo antes de tudo isto, é a possibilidade de Investimento, saber que se está a comprar, para daqui a 10 anos ganharmos dinheiro. E isso só acontecerá se for uma casa BOA. (a menos que haja mais procura que oferta - coisa que ja ninguem se lembra de como é)
  15.  # 16

    Colocado por: Giba
    Favor para sua melhor compreensão conjulgar o verbo satisfazer.
    Giba

    Conjulgar o que é? É ser co-autor dum julgamento?
  16.  # 17

    Bom tópico!

    Eu que andei muitos meses a ver casa, e sou esquisitinha, cá vai.

    - Preço - pode ser fantastica a casa, mas se tiver 100 000 euros acima das possibilidades nao vale a pena nem visitar
    - Localização, envolvente, e facilidade de acessos (exº eu nunca compraria uma casa, por mais fantastica que fosse, que me fizesse atravessar o IC19 todos os dias)(..tendo em conta que nao tenho outros interesses por lá: familia, amigos, trabalho...)
    - Piso -> Janelas sempre acima dos candeiros de Rua e das copas das arvores - LUZ, LUZ
    - Exposição solar - SUL - LUZ LUZ e temperatura ambiente sem aquecimentos nem AC
    - Areas - de que me interessa mais um quarto se cada um tem 11 m2?
    - Arquitetura, tenho visto com cada aberração, ui...
    - Acabamentos -> menos importante, se a casa tiver tudo de bom e uns acabamentos manhosos, podemos semre equacionar a hipotese de efectuar umas melhorias, acrescendo esse valor ao preço da Casa.

    No fundo antes de tudo isto, é a possibilidade de Investimento, saber que se está a comprar, para daqui a 10 anos ganharmos dinheiro. E isso só acontecerá se for uma casa BOA. (a menos que haja mais procura que oferta - coisa que ja ninguem se lembra de como é)


    Gostaria ainda acrescentar três critérios que, para nós, foram essenciais:
    - ter elevador
    - ter varanda ou terraço (sendo que só procuramos apartamentos)
    - não ser r/c

    Tivemos também em conta um aspecto dificil de medir... quão fácil será um dia vendê-la.

    Procuramos durante quase 1 ano, vimos dezenas de apartamentos e só gostamos de 2.

    Hoje temos a nossa casinha, na qual entramos e dizemos... "ahhh, como é bom estar em casa"
  17.  # 18

    A mim nunca me passou pela cabeça o pensamento sobre como um dia seria mais ou menos fácil vender a casa, porque ao comprar a casa dos meus sonhos, nunca seria (e continua a não ser) minha intenção vendê-la.
    Também nunca liguei muito à cozinha, a minha prioridade antes da cozinha foram a sala, os quartos, um espaço aberto (os pátios ou jardim) e só depois a cozinha.
  18.  # 19

    J.Fernandes a letra “L” encontra-se alocada no interior da palavra, de forma propositada, para certificar se o leitor, no seu caso concretamente, corresponde aqueles que estão permanentemente a procura de defeitos na mensagem ao invés de concentrarem-se no essencial.
    Seria muito mais interessante de sua parte discutir, abordar ou tentar interpretar o que foi escrito, caso você tenha conseguido entender, do que promover insignificantes comentários sobre gramática. Em minha modesta interpretação concernente a sua observação, verifico uma perseguição pouco ou nada valorativa ao tópico.
    Estou participando neste fórum a fim de encontrar pessoas inteligentes, que saibam dar opiniões, e ao mesmo tempo discutir o assunto de forma leve e descontraída. Dou sempre mais valor as discussões, e pessoas, que preocupam-se na generalidade do todo ao contrário da insignificância “do detalhe “ que não altera o sentido.
    Neste contexto gostaria, e muito, que alguém pronuncia-se sobre está minha abordagem, pelo simples facto de conseguir saber se todos os que aqui vem expressar suas ideias estão interessados no essencial, que é muito mais difícil discutir, ou estão mais interessados em contornar o assunto, pelo facto de faltar argumento, ou apenas tentar corrigir a gramática.

    Ou será melhor eu ir procurar a minha turma?

    Giba o inorante.
  19.  # 20

    Boas

    Também nunca liguei muito à cozinha, a minha prioridade antes da cozinha foram a sala, os quartos, um espaço aberto (os pátios ou jardim) e só depois a cozinha.

    Já não há mulheres como antigamente; a prioridade delas devia ser:

    1º - Cozinha
    2º - Lavandaria
    3º - Despensa
    :-)

    cumps
    José Cardoso
 
0.0184 seg. NEW