Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Instalei em casa aquecimento central
    Proteu
    Recuperador
    Sena 910
    Deposito AQS Atlântico Aço Inox 300 L DUPLEX LDX2101
    Depósito Inércia Inox V/S 150 Lts
    80 elementos radiadores Douro 600 / 80
    3 radiador seca-toalhas Ave Branco
    2 painel solar CPC ML 1840

[url=https://postimg.org/image/6pv9n3amr/][img]https://s5.postimg.org/6pv9n3amr/Recuperador.jpg[/img][/url]
    RECUPERADOR
    1-agua vinda vaso expansão aberto
    2-saída para vaso expansão
    3-termostato
    5-saída agua recuperador
    6-retorno agua recuperador
    7-circuito radiadores
    [url=https://postimg.org/image/dt352p8cj/][img]https://s5.postimg.org/dt352p8cj/Depositos.jpg[/img][/url]
    1-ligação painéis solares
    2- saída AQS
    3- entrada agua fria
    4-retorno recuperador
    6-radiadores
    7- agua vinda recuperador
    8-válvula misturadora

O aquecimento esta a funcionar bem, mas suja muito o vidro do recuperador e as paredes interiores estão a ficar com muito lixo pegado.
    Uso lenha de eucalipto seca.
  2.  # 2

3.  # 3

Custos disso tudo p.f.
    Mão de obra e materiais se conseguires separar.
  4.  # 4

O vidro sujar acho que é normal e não me faz confusão nenhuma. No fim do inverno limpa-se e fica novo. Podia colocar umas fotos do lixo nas paredes?
  5.  # 5

Creosoto agarrado as patedes do recuperador é sinonimo de combustão incompleta e a baixa temperatura com rendimento baixo,

seja normal para uma instalação sem valvula anti condensação e vaso aberto.
    Concordam com este comentário: braga.pm
  6.  # 6

Custo 9500 euros incluindo toda a instalação em tubo inox
    O vidro suja mesmo muito tenho de limpar todos os dias...Depois tento por foto do interior
    O que poderei fazer para melhorar.
    Tenho o termostato do recuperador a ligar a 50 graus e o da circulação a 45
    • J
    • 5 janeiro 2018

# 7

Pois eu na minha caldeira noto que se trabalhar a uma temperatura de 65/66 graus, ficam as paredes com um aspeto vidrado sem resíduos. Se trabalhar a 72/73 graus fico com os tais resíduos agarrados às paredes.
    Normalmente no dia seguinte raspo com uma espátula.
  7.  # 8

o bomba circuladora deve começar a trabalhar algures pelos 65/70º.
  8.  # 9

Colocado por: Ivo F.o bomba circuladora deve começar a trabalhar algures pelos 65/70º.
    e deveria de garantir uma temp de retorno a rondar os 60ºC
    • Ivo F.
    • 5 janeiro 2018 editado

# 10

sim, não referi isso porque já tinhas colocado esse ponto la atras, quando referiu a valvula anti condensação
  9.  # 11

10.  # 12

Porque há recuperadores que têm placas refractárias e outros não?
    • r.v
    • 5 janeiro 2018

# 13

9500€ por o que?
  11.  # 14

Instalação na cave onde esta o recuperador ligação aos radiadores da cave, rés do chão e 1°andar
  12.  # 15

Sim é bicone isolado, mas nem todos eu nao quis que isolamento em alguns
    • J
    • 6 janeiro 2018

# 16

Colocado por: Ivo F.o bomba circuladora deve começar a trabalhar algures pelos 65/70º.

A bomba circuladora começa aos 56, mas tem um kit anti condensação que está regulado na posição 5, ou seja a temperatura de entrada na caldeira é no mínimo 60.

O que eu reparo, é que se a temperatura for mais baixa as paredes ficam tipo vidradas. Se a temperatura for mais elevada ficam incrustações que dão para raspar, parcialmente.

Também poderá haver relação entre estas duas situações e o tipo de lenha queimada. Mas como estou a queimar mistura, não consigo estabelecer qualquer tipo de relação.
    • J
    • 6 janeiro 2018

# 17

Colocado por: MurtaghInterior do recuperador
    https://s5.postimg.org/ontrw2o7r/20180105_220130.jpg

Hoje experimentei queimar os resíduos que estão na parede da caldeira, com um pequeno maçarico.

Ainda tirei um bocado. Dá algum trabalho, mas consegue-se tirar quase totalmente.

Não tirei mais, porque tive receio de estragar alguma coisa.

Já alguém fez isso? Sabem se poderá ter algum problema para a caldeira? Existe algum cuidado que seja preciso ter?
  13.  # 18

Os acessórios nao são isolados, os tubos é qua alguns são e outos não os que andam no teto da cave foram todos isolados os sobem para as divisões é que depende por onde passaram, mas a maioria foi isolada e poucos estão visiveis.
    Depois vou por fotos para verem.
    Sobre a válvula anticondesação a minha duvida é que eu queria que a circulação funciona-se enquanto tiver água quente no depósito de inércia e nao sei se posso ter a válvula pois ela vai abrir se o recuperador ja nao tiver temperatura.
  14.  # 19

Colocado por: J

Hoje experimentei queimar os resíduos que estão na parede da caldeira, com um pequeno maçarico.

Ainda tirei um bocado. Dá algum trabalho, mas consegue-se tirar quase totalmente.

Não tirei mais, porque tive receio de estragar alguma coisa.

Já alguém fez isso? Sabem se poderá ter algum problema para a caldeira? Existe algum cuidado que seja preciso ter?
    deixe estar os resíduos, com o tempo formam uma espécie de barreira que protege o metal da câmara de combustão, quanto ao recuperador ganhar isso também, é feitio da máquina mesmo com a válvula anti condensação vai sempre ganhar algum nas paredes no interior no início da queima principalmente se na zona da combustão for onde está a caldeira da água, na minha opinião os recuperadores que tem bloco refratário têm menos probabilidade de ganhar isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Murtagh
    • J
    • 6 janeiro 2018

# 20

Sérgio, por acaso quando estava a queimar os resíduos tb fiquei com a dúvida se o deveria fazer. Porque pareceu-me que ao raspar até às chapa, está parecia intacta.
    Eu pensava que estes resíduos provocavam com o tempo a corrosão da chapa, e ser esse o problema da condensação. Mas agora já não sei o que pensar.
    Então o que é a condensação?
    Como se consegue ver se está ou não a haver condensação?

0.0200 seg. NEW