Iniciar sessão ou registar-se
    • VPAMED
    • 5 janeiro 2018 editado

# 1

Boa Tarde,
    Tenho vindo a acompanhar o fórum e é o seguinte: vivo numa casa arrendada em Vila Real de Santo António no Algarve. Como é uma zona turística a renda não é barata e não tem grandes áreas.
    Tenho um orçamento total de 130 000,00€ para comprar ou construir. Com um menino de 18 meses gostaria de uma casa para ter espaço para correr e brincar, coisa que num apartamento é impossível. O preço de moradias na zona ronda os 200 000,00€ e os apartamentos também não são muito mais baratos. Daí andar a analisar a opção de construir.
    Antes de gastar 3 000€ ou 4 000€ num projeto de arquitetura e depois pedir orçamentos a construtores que fiquem totalmente fora do que posso despender, gostaria de ter uma ideia de quanto poderia custar uma moradia de 2 pisos com +/- 100m2. Os aspetos a considerar são o isolamento térmico devido ao facto de o menino sofrer muito com o frio, chão flutuante por ser mais económico e para o menino puder andar à vontade a brincar no chão, 3 roupeiros embutidos e acabamentos médios.
    Encontrei um terreno plano com 189m2 de área total e 115m2 de construção a 40 000,00€ que para esta zona é muito bom. Ou seja tinha 90 000,00€ para casa + licenças + taxas. Por alto 10 000,00€ para estes custos de licenciamento daria 800€ m2. Acham possível?
    O modelo da casa seria simples:
    RÉS DO CHÃO: sala de estar e jantar juntas, cozinha e WC
    1º Piso: 3 quartos com roupeiros embutidos e 1 WC com banheira
    Na cozinha já tenho todos os electrodomésticos, faltando só o exaustor e esquentador.
    Anexei um modelo de planta de uma imobiliária que tem mais ou menos o que eu queria para ser mais fácil terem uma ideia. Os círculos vermelhos nas plantas correspondem a escadas para a cave e sótão, coisa que a minha "futura" casa não teria dando para aproveitar esse espaço.
    Acham que é possível?
    Como estou fora deste assunto gostaria de ter a vossa opinião de pessoas da área.
    Desde já obrigado a todos.
      Rés do Chão.jpg
      1º Piso.jpg
    • RCF
    • 5 janeiro 2018

# 2

Tem por aqui muitos tópicos sobre o assunto - custo de construção. Basta uma breve pesquisa.
    No entanto, eu direi que é apertado, tanto o valor como a área, isto é, fazer uma moradia de 3 quartos com dois pisos em 100m2.
    Se tem 2 pisos (R/Ch e 1.º andar) terá de ter escada entre esses pisos e a escada e os espaços de circulação para essa escada ocupam espaço, daí ser mais difícil colocar a moradia de 3 quartos em 100m2 distribuídos por dois pisos, já que a escada ocupa espaço nos dois pisos. Aumentando a área de 100 para 120/130m2 (ou mesmo apenas para os tais 115 que o terreno admite) já não fica com o tal rácio de €800/m2.

0.0081 seg. NEW